Detetives da Linguagem: Desvendando Ideologias

Desenvolvida por: Victor… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise crítica de textos

Nesta atividade, com o nome de 'Detetives da Linguagem: Desvendando Ideologias', os estudantes do 1º ano do Ensino Médio assumirão o papel de detetives linguísticos para investigar e analisar diferentes tipos de textos - incluindo notícias, artigos de opinião e propagandas. A missão deles é identificar as ideologias subjacentes, os interesses em jogo e as estruturas de poder implícitas. Eles trabalharão em grupos para dissecar os textos fornecidos, utilizando ferramentas online de curadoria de conteúdo, a fim de coletar informações adicionais que podem lançar nova luz sobre os temas em discussão. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda de como as escolhas linguísticas e temáticas podem influenciar a percepção do leitor, promovendo uma leitura crítica e questionadora. A culminância do projeto será a realização de apresentações onde cada grupo discutirá suas descobertas, focando nas estratégias discursivas identificadas e na criticidade desenvolvida durante a análise.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de realizar leituras críticas sobre variados tipos de textos, entendendo suas nuances, os interesses em jogo e as relações de poder que permeiam os discursos. Pretende-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e compreender como os textos são construídos para influenciar, persuadir ou informar, reconhecendo a importância da análise crítica na formação de cidadãos conscientes e questionadores. Este trabalho de detetive linguístico visa aprimorar não apenas a compreensão leitora, mas também estimular a curiosidade, o pensamento crítico e o debate produtivo entre os alunos.

  • Desenvolver habilidades críticas de leitura em diferentes formatos textuais.
  • Identificar ideologias e relações de poder em discursos diversos.
  • Utilizar ferramentas online de curadoria de conteúdo para pesquisa e análise.
  • Promover a compreensão dos mecanismos de influência em textos.
  • Estimular a capacidade de debate e apresentação de argumentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
  • EM13LGG203: Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
  • EM13LP42: Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante de acontecimentos e questões de relevância social, local e global, comparando diferentes enfoques e perspectivas, por meio do uso de ferramentas de curadoria (como agregadores de conteúdo) e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria de informação, de forma a aprofundar o entendimento sobre um determinado fato ou questão, identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade incluirá uma visão geral sobre os diferentes tipos de textos (notícias, artigos de opinião, propagandas) e suas características. Abordaremos conceitos fundamentais relacionados à análise crítica de textos, como ideologia, interesses, relações de poder e estratégias discursivas. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar a prática da curadoria de conteúdo online, aprimorando suas habilidades de pesquisa na internet de maneira crítica e seletiva.

  • Tipos de textos e suas funções
  • Conceitos de ideologia, interesses e relações de poder
  • Estratégias discursivas e influência no leitor
  • Ferramentas online de curadoria de conteúdo
  • Técnicas de análise e interpretação crítica de textos

Metodologia

A metodologia ativa será centrada no aluno, que assumirá um papel ativo em seu aprendizado por meio da análise crítica de textos. Os estudantes serão divididos em grupos para incentivar a colaboração e o debate. O uso de ferramentas digitais para curadoria de conteúdo promoverá uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, permitindo aos alunos investigarem além do material fornecido em sala de aula. As apresentações finais permitirão não apenas a demonstração do aprendizado, mas também a prática de habilidades de comunicação e argumentação.

  • Trabalho em grupo para análise de textos
  • Uso de ferramentas digitais para pesquisa e curadoria de conteúdo
  • Debate guiado em sala de aula
  • Apresentação dos grupos das análises realizadas
  • Feedback do professor e reflexão crítica coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e os grupos formados para a análise dos textos. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e aos debates sobre as descobertas feitas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação dos grupos de trabalho
  • Aula 2: Análise dos textos em grupo e pesquisa utilizando ferramentas online
  • Aula 3: Preparação das apresentações dos grupos
  • Aula 4: Apresentação dos grupos e reflexão crítica sobre as análises

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na qualidade da análise crítica dos textos realizada, na utilização eficaz das ferramentas online de curadoria de conteúdo e na apresentação final. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de identificar as estratégias discursivas, assim como as ideologias e relações de poder presentes nos textos. A habilidade de articular essas descobertas de maneira coesa e crítica durante a apresentação também será crucial.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de computadores com acesso à internet para a pesquisa e curadoria de conteúdos online. Também serão utilizados projetor e tela para as apresentações finais dos grupos. Materiais de apoio, como artigos, notícias e propagandas previamente selecionados pelo professor, servirão como ponto de partida para as análises.

  • Computadores com acesso à internet
  • Projetor e tela para apresentações
  • Materiais de texto (notícias, artigos, propagandas)
  • Ferramentas online de curadoria de conteúdo
  • Quadro-branco e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo