Nesta atividade, com o nome de 'Detetives da Linguagem: Desvendando Ideologias', os estudantes do 1º ano do Ensino Médio assumirão o papel de detetives linguísticos para investigar e analisar diferentes tipos de textos - incluindo notícias, artigos de opinião e propagandas. A missão deles é identificar as ideologias subjacentes, os interesses em jogo e as estruturas de poder implícitas. Eles trabalharão em grupos para dissecar os textos fornecidos, utilizando ferramentas online de curadoria de conteúdo, a fim de coletar informações adicionais que podem lançar nova luz sobre os temas em discussão. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda de como as escolhas linguísticas e temáticas podem influenciar a percepção do leitor, promovendo uma leitura crítica e questionadora. A culminância do projeto será a realização de apresentações onde cada grupo discutirá suas descobertas, focando nas estratégias discursivas identificadas e na criticidade desenvolvida durante a análise.
O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de realizar leituras críticas sobre variados tipos de textos, entendendo suas nuances, os interesses em jogo e as relações de poder que permeiam os discursos. Pretende-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e compreender como os textos são construídos para influenciar, persuadir ou informar, reconhecendo a importância da análise crítica na formação de cidadãos conscientes e questionadores. Este trabalho de detetive linguístico visa aprimorar não apenas a compreensão leitora, mas também estimular a curiosidade, o pensamento crítico e o debate produtivo entre os alunos.
O conteúdo programático da atividade incluirá uma visão geral sobre os diferentes tipos de textos (notícias, artigos de opinião, propagandas) e suas características. Abordaremos conceitos fundamentais relacionados à análise crítica de textos, como ideologia, interesses, relações de poder e estratégias discursivas. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar a prática da curadoria de conteúdo online, aprimorando suas habilidades de pesquisa na internet de maneira crítica e seletiva.
A metodologia ativa será centrada no aluno, que assumirá um papel ativo em seu aprendizado por meio da análise crítica de textos. Os estudantes serão divididos em grupos para incentivar a colaboração e o debate. O uso de ferramentas digitais para curadoria de conteúdo promoverá uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, permitindo aos alunos investigarem além do material fornecido em sala de aula. As apresentações finais permitirão não apenas a demonstração do aprendizado, mas também a prática de habilidades de comunicação e argumentação.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e os grupos formados para a análise dos textos. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e aos debates sobre as descobertas feitas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na qualidade da análise crítica dos textos realizada, na utilização eficaz das ferramentas online de curadoria de conteúdo e na apresentação final. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de identificar as estratégias discursivas, assim como as ideologias e relações de poder presentes nos textos. A habilidade de articular essas descobertas de maneira coesa e crítica durante a apresentação também será crucial.
Para a realização desta atividade, será necessário o uso de computadores com acesso à internet para a pesquisa e curadoria de conteúdos online. Também serão utilizados projetor e tela para as apresentações finais dos grupos. Materiais de apoio, como artigos, notícias e propagandas previamente selecionados pelo professor, servirão como ponto de partida para as análises.
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