Diário de Um Super-Herói

Desenvolvida por: Robert… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação Multimodal e Narrativas de Super-Heróis

A atividade 'Diário de Um Super-Herói' desenvolve a competência narrativa nos alunos do 1º ano do Ensino Médio, incentivando a criação de personagens próprios e a produção de diários em formatos escritos e multimodais. Os estudantes são desafiados a mesclar textos, imagens e sons para explorar dilemas e aventuras de seus heróis. Este projeto busca promover uma compreensão crítica de como diferentes formas de expressão influenciam a narrativa e a percepção do público. Através da análise das escolhas criativas, os alunos aprenderão a formular discursos que dialogam com interesses pessoais e coletivos, ampliando suas habilidades em compreender e utilizar diversos recursos textuais e expressivos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é capacitar os alunos a explorar a narrativa multimodal e a percepção crítica dos seus impactos. A atividade visa intensificar a habilidade dos estudantes de interpretar e criar obras que utilizem variados recursos expressivos e linguagens. Os alunos deverão ser estimulados a refletir sobre as escolhas narrativas, entendendo como essas afetam a construção de sentido na sociedade contemporânea, além de desenvolverem a capacidade de utilizar tais recursos de forma crítica e criativa.

  • Desenvolver narrativas em diferentes formatos.
  • Explorar a integração de linguagens visual, sonora e textual.
  • Refletir sobre escolhas narrativas e seus impactos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP54: Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias - mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório artístico -, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a introdução à narrativa ficcional e suas estruturas básicas, o papel dos super-heróis na cultura contemporânea, e como as multimodalidades podem ser empregadas para enriquecer a experiência narrativa. Enfatizará a importância da coesão e coerência textuais, além da seleção criteriosa de recursos multimodais para garantir que a narrativa atinja seu público-alvo de forma eficaz.

  • Estruturas básicas da narrativa.
  • Cultura de super-heróis e seu impacto.
  • Utilização de multimodalidades na narrativa.

Metodologia

A metodologia aplicada é construída de modo a incentivar a autonomia e criatividade dos alunos, através de atividades práticas e colaborativas. Os alunos trabalharão em grupos para discutir suas ideias, criando personagens distintos e usando ferramentas digitais para desenvolver seus diários multimodais. O professor desempenhará o papel de orientador, auxiliando na descoberta de recursos expressivos e proporcionando feedback contínuo.

  • Atividades práticas e colaborativas.
  • Orientação e feedback contínuo.
  • Uso de ferramentas digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em quatro aulas de 50 minutos. Cada aula é projetada para abordar uma etapa específica do processo de criação, começando com a introdução e brainstorm inicial, passando pela elaboração dos personagens e desenvolvimento das narrativas multimodais, até a apresentação final e reflexão crítica sobre os trabalhos produzidos.

  • Aula 1: Introdução e brainstorm de ideias.
  • Aula 2: Criação dos personagens e esboço das histórias.
  • Aula 3: Desenvolvimento dos diários multimodais.
  • Aula 4: Apresentações e discussões finais.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em seu envolvimento no processo criativo, originalidade dos personagens e narrativas, e habilidade em integrar diferentes linguagens na construção dos diários. A avaliação será contínua, com feedback durante todo o projeto, e somativa, ao final, por meio de uma autoavaliação e apresentação dos produtos finais. Critérios específicos incluem coesão narrativa, pertinência e criatividade no uso de recursos multimodais e capacidade de reflexão crítica sobre as escolhas feitas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponíveis para esta atividade são diversos e visam estimular a criatividade e a exploração das diferentes linguagens, contemplando tanto materiais tradicionais quanto ferramentas modernas de edição digital. A intenção é proporcionar aos estudantes a liberdade de escolha na construção de suas narrativas heróicas.

  • Computadores e softwares de edição de imagem e som.
  • Materiais de papelaria, como papel, canetas e lápis de cor.
  • Biblioteca de imagens e sons para uso educativo.
  • Acesso à internet para pesquisa e busca de referências.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo