A atividade 'Diário de Um Super-Herói' desenvolve a competência narrativa nos alunos do 1º ano do Ensino Médio, incentivando a criação de personagens próprios e a produção de diários em formatos escritos e multimodais. Os estudantes são desafiados a mesclar textos, imagens e sons para explorar dilemas e aventuras de seus heróis. Este projeto busca promover uma compreensão crítica de como diferentes formas de expressão influenciam a narrativa e a percepção do público. Através da análise das escolhas criativas, os alunos aprenderão a formular discursos que dialogam com interesses pessoais e coletivos, ampliando suas habilidades em compreender e utilizar diversos recursos textuais e expressivos.
O principal objetivo de aprendizagem é capacitar os alunos a explorar a narrativa multimodal e a percepção crítica dos seus impactos. A atividade visa intensificar a habilidade dos estudantes de interpretar e criar obras que utilizem variados recursos expressivos e linguagens. Os alunos deverão ser estimulados a refletir sobre as escolhas narrativas, entendendo como essas afetam a construção de sentido na sociedade contemporânea, além de desenvolverem a capacidade de utilizar tais recursos de forma crítica e criativa.
O conteúdo programático desta atividade inclui a introdução à narrativa ficcional e suas estruturas básicas, o papel dos super-heróis na cultura contemporânea, e como as multimodalidades podem ser empregadas para enriquecer a experiência narrativa. Enfatizará a importância da coesão e coerência textuais, além da seleção criteriosa de recursos multimodais para garantir que a narrativa atinja seu público-alvo de forma eficaz.
A metodologia aplicada é construída de modo a incentivar a autonomia e criatividade dos alunos, através de atividades práticas e colaborativas. Os alunos trabalharão em grupos para discutir suas ideias, criando personagens distintos e usando ferramentas digitais para desenvolver seus diários multimodais. O professor desempenhará o papel de orientador, auxiliando na descoberta de recursos expressivos e proporcionando feedback contínuo.
O cronograma da atividade está dividido em quatro aulas de 50 minutos. Cada aula é projetada para abordar uma etapa específica do processo de criação, começando com a introdução e brainstorm inicial, passando pela elaboração dos personagens e desenvolvimento das narrativas multimodais, até a apresentação final e reflexão crítica sobre os trabalhos produzidos.
Os alunos serão avaliados com base em seu envolvimento no processo criativo, originalidade dos personagens e narrativas, e habilidade em integrar diferentes linguagens na construção dos diários. A avaliação será contínua, com feedback durante todo o projeto, e somativa, ao final, por meio de uma autoavaliação e apresentação dos produtos finais. Critérios específicos incluem coesão narrativa, pertinência e criatividade no uso de recursos multimodais e capacidade de reflexão crítica sobre as escolhas feitas.
Os recursos disponíveis para esta atividade são diversos e visam estimular a criatividade e a exploração das diferentes linguagens, contemplando tanto materiais tradicionais quanto ferramentas modernas de edição digital. A intenção é proporcionar aos estudantes a liberdade de escolha na construção de suas narrativas heróicas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula