Esta atividade proporcionará aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão no mundo da literatura e do cinema por meio do conto 'Felicidade Clandestina' de Clarice Lispector e sua adaptação cinematográfica. Os estudantes participarão ativamente da leitura coletiva do conto, seguida pela visualização do filme correspondente. Formando grupos, eles serão desafiados a explorar as diferenças entre as linguagens literária e cinematográfica, identificando os mecanismos expressivos específicos de cada meio. A partir da metodologia ativa da Roda de Debate, os alunos discutirão como a mesma história é comunicada de maneiras distintas, fomentando uma análise crítica sobre as intertextualidades e expressões artísticas. Cada grupo deverá apontar e apresentar um aspecto único encontrado, estimulando a percepção e argumentação crítica entre seus pares.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de analisar criticamente e apreciar diferentes formas de expressão artística, entendendo as particularidades de cada meio na comunicação de uma mesma história. Além disso, espera-se que os estudantes ampliem suas habilidades de leitura e interpretação de textos, bem como de visualização crítica de filmes, aprimorando sua capacidade de expressar pensamentos e argumentos de maneira coesa e fundamentada.
O conteúdo programático focará em intertextualidade, destacando as diferenças de mecanismos expressivos e linguagens entre literatura e cinema. Além disso, abordará a análise crítica de textos e obras cinematográficas, incentivando a apreciação artística.
Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate para facilitar um ambiente colaborativo onde os alunos poderão expressar suas ideias, comparações e percepções sobre as obras estudadas. Esta abordagem promove uma participação mais ativa e engajada, permitindo a troca de perspectivas entre os estudantes.
A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos, abrangendo desde a leitura e visualização das obras até as análises e discussões em grupo.
A avaliação será baseada na participação ativa durante as discussões, na qualidade das análises comparativas entre as obras e na habilidade de argumentação e articulação de ideias durante a Roda de Debate. Serão valorizadas a originalidade e a profundidade das percepções apresentadas pelos grupos, assim como a capacidade de colaboração e respeito pelas ideias dos colegas. Exemplos de critérios de avaliação incluem clareza na comunicação, evidência de compreensão crítica das obras, e a habilidade de estabelecer conexões intertextuais.
Para a realização desta atividade, requer-se cópias do conto 'Felicidade Clandestina', acesso à sua adaptação cinematográfica, equipamento para a exibição do filme, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula