Do Livro à Tela: Desvendando Felicidade Clandestina

Desenvolvida por: Luan S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Intertextualidade: Literatura e Cinema

Esta atividade proporcionará aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão no mundo da literatura e do cinema por meio do conto 'Felicidade Clandestina' de Clarice Lispector e sua adaptação cinematográfica. Os estudantes participarão ativamente da leitura coletiva do conto, seguida pela visualização do filme correspondente. Formando grupos, eles serão desafiados a explorar as diferenças entre as linguagens literária e cinematográfica, identificando os mecanismos expressivos específicos de cada meio. A partir da metodologia ativa da Roda de Debate, os alunos discutirão como a mesma história é comunicada de maneiras distintas, fomentando uma análise crítica sobre as intertextualidades e expressões artísticas. Cada grupo deverá apontar e apresentar um aspecto único encontrado, estimulando a percepção e argumentação crítica entre seus pares.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de analisar criticamente e apreciar diferentes formas de expressão artística, entendendo as particularidades de cada meio na comunicação de uma mesma história. Além disso, espera-se que os estudantes ampliem suas habilidades de leitura e interpretação de textos, bem como de visualização crítica de filmes, aprimorando sua capacidade de expressar pensamentos e argumentos de maneira coesa e fundamentada.

  • Desenvolver a compreensão e apreciação de diferentes formas de arte e expressão.
  • Analizar as diferenças entre as linguagens literária e cinematográfica.
  • Estimular a capacidade crítica e analítica dos alunos.
  • Promover a habilidade de argumentação e expressão de ideias.
  • Explorar a intertextualidade entre literatura e cinema.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG602: Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
  • EM13LP46: Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
  • EM13LP50: Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará em intertextualidade, destacando as diferenças de mecanismos expressivos e linguagens entre literatura e cinema. Além disso, abordará a análise crítica de textos e obras cinematográficas, incentivando a apreciação artística.

  • Introdução à intertextualidade
  • Análise de linguagens: literária vs cinematográfica
  • Mecanismos expressivos na literatura e no cinema
  • Aprofundamento crítico e analítico de textos e filmes

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate para facilitar um ambiente colaborativo onde os alunos poderão expressar suas ideias, comparações e percepções sobre as obras estudadas. Esta abordagem promove uma participação mais ativa e engajada, permitindo a troca de perspectivas entre os estudantes.

  • Leitura coletiva do conto 'Felicidade Clandestina'
  • Visionamento da adaptação cinematográfica
  • Formação de grupos para análise comparativa
  • Roda de Debate para discussão e apresentação dos aspectos únicos identificados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos, abrangendo desde a leitura e visualização das obras até as análises e discussões em grupo.

  • Aula 1: Leitura conjunta do conto 'Felicidade Clandestina'.
  • Aula 2: Visionamento da adaptação cinematográfica.
  • Aula 3: Trabalho em grupo para análise e preparação para o debate.
  • Aula 4: Roda de Debate com apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante as discussões, na qualidade das análises comparativas entre as obras e na habilidade de argumentação e articulação de ideias durante a Roda de Debate. Serão valorizadas a originalidade e a profundidade das percepções apresentadas pelos grupos, assim como a capacidade de colaboração e respeito pelas ideias dos colegas. Exemplos de critérios de avaliação incluem clareza na comunicação, evidência de compreensão crítica das obras, e a habilidade de estabelecer conexões intertextuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, requer-se cópias do conto 'Felicidade Clandestina', acesso à sua adaptação cinematográfica, equipamento para a exibição do filme, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate.

  • Cópias do conto 'Felicidade Clandestina'
  • Adaptação cinematográfica de 'Felicidade Clandestina'
  • Projetor e tela para exibição do filme
  • Espaço apropriado para Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo