A atividade Expo-Linguagem: Galeria de Arte Interpretativa visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na identificação e análise de figuras de linguagem através de uma abordagem prática e criativa. Iniciando com uma pesquisa individual como tarefa de casa, os alunos serão convidados a identificar figuras de linguagem em músicas, poemas ou trechos de livros. Com base nesta pesquisa, cada aluno ou grupo criará uma obra de arte visual que representa a figura de linguagem escolhida, utilizando técnicas variadas como desenho, colagem ou escultura com materiais recicláveis. A atividade culmina na montagem de uma galeria de arte na sala de aula, onde as obras serão expostas e visitadas pelos alunos, propiciando um espaço de discussão, análise crítica e conexão das obras de arte com os exemplos de figuras de linguagem identificados na tarefa de casa. Esta abordagem não só estimula a criatividade e a expressão artística dos alunos, mas também fomenta uma compreensão mais profunda e engajada das figuras de linguagem e de sua aplicação tanto na literatura quanto no cotidiano.
O principal objetivo desta atividade é promover a compreensão das figuras de linguagem, por meio da identificação, análise e representação artística, incentivando uma aprendizagem mais profunda e interativa. Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e explicar diferentes figuras de linguagem em diversos contextos, aplicando esse conhecimento na criação de obras de arte que expressem visualmente suas interpretações. Além disso, objetiva-se fomentar habilidades de análise crítica, expressão criativa e trabalho em equipe, enquanto os alunos discutem e fazem conexões entre as obras de arte e os exemplos de figuras de linguagem coletados.
O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das figuras de linguagem, abordando tanto a teoria quanto a aplicação prática por meio da identificação e análise em textos literários e não literários. A atividade dá ênfase à representação visual criativa desses conceitos como ferramenta para aprofundar a compreensão destas estratégias linguísticas e suas funções expressivas e estilísticas.
Esta atividade segue a metodologia ativa, especialmente por meio da Atividade Mão-na-massa e da Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos realizarão uma tarefa de pesquisa em casa, seguida pela criação de obras de arte em sala que representem visualmente as figuras de linguagem identificadas. A exposição dessas obras numa 'galeria de arte' na sala permitirá uma experiência imersiva de aprendizado, onde os alunos, ao 'visitarem' as obras dos colegas, discutirão e farão conexões, estimulando a análise crítica e a criatividade.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão as figuras de linguagem selecionadas e começarão a criação das suas obras. Na segunda aula, realizarão a exposição das obras na 'galeria de arte' e participarão das discussões e análises.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, incluindo a pesquisa de casa, a criação e exposição das obras de arte, e a discussão e análise na galeria de arte. Serão considerados critérios como criatividade, compreensão e aplicação das figuras de linguagem, habilidades de análise crítica e a capacidade de trabalhar em equipe durante as discussões. Exemplos específicos de desempenho excelente podem incluir a criatividade excepcional na representação artística ou insights particularmente perspicazes durante as discussões.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para a criação das obras de arte, como papel, lápis, tintas, tesouras, cola, materiais recicláveis, entre outros. Além disso, será necessário acesso a textos literários e não literários diversos para a pesquisa inicial. A sala de aula deverá ser organizada de maneira a acomodar a 'galeria de arte' para a exposição das obras.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula