A atividade propõe um mergulho no universo dos modalizadores linguísticos, elementos cruciais para a modulação da força argumentativa em qualquer tipo de enunciação. Através do estudo prévio e da simulação de debates em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de explorar como as escolhas linguísticas, em particular o uso de modalizadores, podem afetar a percepção do receptor sobre o conteúdo discutido. A problemática do cyberbullying será o eixo central dos debates, proporcionando um contexto atual e relevante para a aplicação dos conceitos estudados. Ao se engajarem na análise de artigos de opinião e na produção argumentativa, os estudantes praticarão a argumentação crítica e fundamentada, além de desenvolverem uma compreensão mais aprofundada sobre as complexas dimensões do cyberbullying. Esta atividade não apenas fortalecerá habilidades linguísticas e argumentativas, mas também contribuirá para a formação ética e cidadã dos alunos, ao colocá-los para refletir e discutir sobre um tema de grande impacto social.
Os principais objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade dos alunos em identificar e utilizar modalizadores linguísticos de forma contextualizada, aprimorando suas capacidades argumentativas e de persuasão. Adicionalmente, visa promover uma compreensão crítica sobre o impacto do cyberbullying na sociedade, estimulando o pensamento crítico e a empatia. A finalidade é que os estudantes se tornem mais conscientes das implicações éticas de suas escolhas comunicativas e do poder das palavras no ambiente online. Ao situar a discussão dentro de um contexto social urgente e pertinente, espera-se que esta atividade também contribua para a formação de cidadãos mais responsáveis e atuantes frente aos desafios da convivência digital.
A atividade será centrada no estudo dos modalizadores linguísticos, explorando sua importância e funcionalidade dentro da linguagem como ferramentas de modulação de argumentos e expressão de atitudes e opiniões. Será dada atenção especial à aplicação desses conhecimentos na análise e produção de discursos argumentativos, em particular em um contexto de debate sobre cyberbullying. Os alunos explorarão como a escolha de modalizadores específicos pode influenciar a recepção do discurso pelos interlocutores, e como isso pode ser estrategicamente utilizado para fortalecer seus argumentos em discussões.
Esta atividade será realizada segundo a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Os alunos terão acesso a materiais didáticos e artigos de opinião sobre os temas de modalizadores linguísticos e cyberbullying antes da aula para preparação. Em sala, serão divididos em grupos para discutir e debater, com base nos materiais estudados, sob orientação direta do professor. Esta abordagem permite que os alunos sejam os protagonistas do processo de aprendizagem, estimulando a autonomia, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos previamente.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos debaterão em grupos sobre cyberbullying, utilizando os modalizadores linguísticos estudados. A segunda aula será destinada à reflexão coletiva sobre os debates, análise dos argumentos apresentados, e discussão sobre a importância dos modalizadores na modulação da argumentação.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nos debates e na capacidade de utilizar modalizadores linguísticos de forma apropriada e estratégica. Observará-se também a qualidade da análise realizada sobre o tema do cyberbullying, a construção dos argumentos e a capacidade de reflexão crítica. Será estimulada a autoavaliação e a avaliação entre pares como parte do processo, visando o desenvolvimento da metacognição e da capacidade de oferecer e receber feedback construtivo.
Para a realização da atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa prévia, materiais impressos ou digitais sobre modalizadores linguísticos e artigos de opinião relacionados ao cyberbullying. Além disso, um ambiente que favoreça a formação de grupos para os debates, como sala de aula com disposição de cadeiras facilitando o diálogo, será essencial. Recursos multimídia, como projetor ou televisão, podem ser úteis para a apresentação de exemplos e discussões.
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