Expressões de Poder: Identificando Modalizadores em Debates Virtuais

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Modalizadores linguísticos e cyberbullying

A atividade propõe um mergulho no universo dos modalizadores linguísticos, elementos cruciais para a modulação da força argumentativa em qualquer tipo de enunciação. Através do estudo prévio e da simulação de debates em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de explorar como as escolhas linguísticas, em particular o uso de modalizadores, podem afetar a percepção do receptor sobre o conteúdo discutido. A problemática do cyberbullying será o eixo central dos debates, proporcionando um contexto atual e relevante para a aplicação dos conceitos estudados. Ao se engajarem na análise de artigos de opinião e na produção argumentativa, os estudantes praticarão a argumentação crítica e fundamentada, além de desenvolverem uma compreensão mais aprofundada sobre as complexas dimensões do cyberbullying. Esta atividade não apenas fortalecerá habilidades linguísticas e argumentativas, mas também contribuirá para a formação ética e cidadã dos alunos, ao colocá-los para refletir e discutir sobre um tema de grande impacto social.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade dos alunos em identificar e utilizar modalizadores linguísticos de forma contextualizada, aprimorando suas capacidades argumentativas e de persuasão. Adicionalmente, visa promover uma compreensão crítica sobre o impacto do cyberbullying na sociedade, estimulando o pensamento crítico e a empatia. A finalidade é que os estudantes se tornem mais conscientes das implicações éticas de suas escolhas comunicativas e do poder das palavras no ambiente online. Ao situar a discussão dentro de um contexto social urgente e pertinente, espera-se que esta atividade também contribua para a formação de cidadãos mais responsáveis e atuantes frente aos desafios da convivência digital.

  • Identificar modalizadores linguísticos em textos diversos
  • Utilizar modalizadores para modulação da argumentação em debates
  • Analisar os efeitos dos modalizadores na percepção do interlocutor
  • Compreender e debater as implicações sociais do cyberbullying
  • Desenvolver habilidades de argumentação crítica e reflexiva

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar, em textos de diferentes gêneros e campos de atuação, as marcas linguísticas que constroem a posição do sujeito e manifestam juízos de valor, visões de mundo e ideologias.
  • EM13LGG703 - Utilizar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso a informações e culturas e na construção de conhecimentos e intervir no mundo, com base em princípios éticos.

Conteúdo Programático

A atividade será centrada no estudo dos modalizadores linguísticos, explorando sua importância e funcionalidade dentro da linguagem como ferramentas de modulação de argumentos e expressão de atitudes e opiniões. Será dada atenção especial à aplicação desses conhecimentos na análise e produção de discursos argumentativos, em particular em um contexto de debate sobre cyberbullying. Os alunos explorarão como a escolha de modalizadores específicos pode influenciar a recepção do discurso pelos interlocutores, e como isso pode ser estrategicamente utilizado para fortalecer seus argumentos em discussões.

  • Definição e classificação dos modalizadores linguísticos
  • Análise de textos com aplicação de modalizadores
  • Produção de argumentos utilizando modalizadores
  • Estudo de caso: Cyberbullying e suas implicações
  • Estratégias para debates: escolha e uso de modalizadores

Metodologia

Esta atividade será realizada segundo a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Os alunos terão acesso a materiais didáticos e artigos de opinião sobre os temas de modalizadores linguísticos e cyberbullying antes da aula para preparação. Em sala, serão divididos em grupos para discutir e debater, com base nos materiais estudados, sob orientação direta do professor. Esta abordagem permite que os alunos sejam os protagonistas do processo de aprendizagem, estimulando a autonomia, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos previamente.

  • Estudo dirigido: análise de materiais e artigos pré-aula
  • Debates em grupo com rotação de papéis
  • Exercícios de aplicação de modalizadores em argumentação
  • Feedback coletivo e discussão de casos de cyberbullying

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos debaterão em grupos sobre cyberbullying, utilizando os modalizadores linguísticos estudados. A segunda aula será destinada à reflexão coletiva sobre os debates, análise dos argumentos apresentados, e discussão sobre a importância dos modalizadores na modulação da argumentação.

  • Aula 1: Preparação e realização dos debates em grupos
  • Aula 2: Análise dos debates e feedback coletivo

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nos debates e na capacidade de utilizar modalizadores linguísticos de forma apropriada e estratégica. Observará-se também a qualidade da análise realizada sobre o tema do cyberbullying, a construção dos argumentos e a capacidade de reflexão crítica. Será estimulada a autoavaliação e a avaliação entre pares como parte do processo, visando o desenvolvimento da metacognição e da capacidade de oferecer e receber feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa prévia, materiais impressos ou digitais sobre modalizadores linguísticos e artigos de opinião relacionados ao cyberbullying. Além disso, um ambiente que favoreça a formação de grupos para os debates, como sala de aula com disposição de cadeiras facilitando o diálogo, será essencial. Recursos multimídia, como projetor ou televisão, podem ser úteis para a apresentação de exemplos e discussões.

  • Materiais didáticos sobre modalizadores linguísticos
  • Artigos de opinião sobre cyberbullying
  • Acesso à internet para pesquisa adicional
  • Ambiente propício para debates em grupo
  • Recursos audiovisuais para apoio didático

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