A atividade 'Expressões Multimodais: Criando Zines' busca introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao conceito e prática de criação de zines - publicações independentes que oferecem um espaço de expressão pessoal e crítica. Os estudantes serão incentivados a explorar uma variedade de temas, sejam eles propostos em aula ou de interesse pessoal, e a expressar suas visões e críticas por meio da integração de textos, imagens e, se possível, outros tipos de linguagens semioses. O objetivo é desenvolver habilidades de comunicação e expressão, permitindo aos alunos articular visões de mundo complexas e diversas de maneira criativa e crítica. A culminância do projeto será uma 'Feira de Zines', realizada na escola, promovendo um espaço de compartilhamento, troca de ideias e discussões críticas sobre os temas abordados nos zines produzidos pelos alunos.
Esta atividade tem como objetivos principais ampliar as competências de comunicação dos alunos, promover a criatividade e a expressão crítica, além de desenvolver habilidades de leitura e interpretação de diferentes linguagens e semioses. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade de os alunos articularem suas visões pessoais sobre temas de variados interesses, permitindo a expressão de ideias complexas por meio da produção de zines. A expectativa é que, ao final, os estudantes tenham não só uma compreensão aprofundada do que são zines e como podem ser utilizados como ferramenta de expressão, mas também habilidades práticas em sua criação.
A programação contempla a introdução ao conceito de zines, exemplos históricos e contemporâneos como forma de expressão de grupos marginalizados e movimentos sociais, além de técnicas básicas de produção. Serão abordadas diferentes formas de combinar textos, imagens e outros elementos de design para criar narrativas visuais impactantes. O conteúdo programático visa também a explorar o papel dos zines na expressão de visões críticas sobre temas diversos, preparando os estudantes para a criação de seus próprios zines à luz desses conhecimentos.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos serão inicialmente orientados a pesquisar e estudar sobre zines como tarefa prévia. Nas aulas, serão realizadas discussões em grupo para aprofundar o entendimento sobre o tema, seguidas de workshops práticos de criação de zines. Esta abordagem incentiva o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a autoria, a colaboração e a experimentação no desenvolvimento de seus projetos. A 'Feira de Zines', ao final, servirá como uma apresentação pública dos trabalhos, estimulando a troca de ideias e o feedback crítico entre alunos e comunidade escolar.
A atividade será realizada ao longo de seis aulas de 40 minutos cada, abrangendo desde a introdução ao conceito de zines até a produção e apresentação dos mesmos na 'Feira de Zines'.
A avaliação será baseada em critérios como criatividade, coerência na expressão de ideias, qualidade técnica da produção (integração de texto e imagem, por exemplo) e engajamento nas etapas da atividade. A participação ativa nas discussões em grupo, o empenho na pesquisa e elaboração dos zines e a contribuição para a 'Feira de Zines' serão igualmente considerados. Exemplos específicos incluem avaliação do processo criativo, qualidade das reflexões e discussões geradas, e a capacidade de integrar feedbacks no projeto final.
Serão necessários materiais básicos de arte, como papel, canetas, lápis, tesouras e cola, além de acesso a computadores com softwares de edição de texto e imagem. Livros, artigos e exemplos de zines como referências também serão fundamentais para inspirar e orientar os alunos no processo de criação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula