Expressões Multimodais: Criando Zines

Desenvolvida por: Diogo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Zines

A atividade 'Expressões Multimodais: Criando Zines' busca introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao conceito e prática de criação de zines - publicações independentes que oferecem um espaço de expressão pessoal e crítica. Os estudantes serão incentivados a explorar uma variedade de temas, sejam eles propostos em aula ou de interesse pessoal, e a expressar suas visões e críticas por meio da integração de textos, imagens e, se possível, outros tipos de linguagens semioses. O objetivo é desenvolver habilidades de comunicação e expressão, permitindo aos alunos articular visões de mundo complexas e diversas de maneira criativa e crítica. A culminância do projeto será uma 'Feira de Zines', realizada na escola, promovendo um espaço de compartilhamento, troca de ideias e discussões críticas sobre os temas abordados nos zines produzidos pelos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais ampliar as competências de comunicação dos alunos, promover a criatividade e a expressão crítica, além de desenvolver habilidades de leitura e interpretação de diferentes linguagens e semioses. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade de os alunos articularem suas visões pessoais sobre temas de variados interesses, permitindo a expressão de ideias complexas por meio da produção de zines. A expectativa é que, ao final, os estudantes tenham não só uma compreensão aprofundada do que são zines e como podem ser utilizados como ferramenta de expressão, mas também habilidades práticas em sua criação.

  • Compreender o conceito e a história dos zines como meio de expressão
  • Desenvolver habilidades de comunicação multimodal, combinando texto, imagem e outras semioses
  • Expressar ideias e críticas pessoais por meio da criação de zines
  • Promover a habilidade de trabalhar temas de interesse pessoal ou sugerido, articulando visões de mundo

Conteúdo Programático

A programação contempla a introdução ao conceito de zines, exemplos históricos e contemporâneos como forma de expressão de grupos marginalizados e movimentos sociais, além de técnicas básicas de produção. Serão abordadas diferentes formas de combinar textos, imagens e outros elementos de design para criar narrativas visuais impactantes. O conteúdo programático visa também a explorar o papel dos zines na expressão de visões críticas sobre temas diversos, preparando os estudantes para a criação de seus próprios zines à luz desses conhecimentos.

  • Introdução ao conceito e história dos zines
  • Análise de exemplos de zines em diversos contextos
  • Técnicas de produção de zines: texto, imagem e layout
  • Desenvolvimento de tema e conteúdo para zines

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos serão inicialmente orientados a pesquisar e estudar sobre zines como tarefa prévia. Nas aulas, serão realizadas discussões em grupo para aprofundar o entendimento sobre o tema, seguidas de workshops práticos de criação de zines. Esta abordagem incentiva o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a autoria, a colaboração e a experimentação no desenvolvimento de seus projetos. A 'Feira de Zines', ao final, servirá como uma apresentação pública dos trabalhos, estimulando a troca de ideias e o feedback crítico entre alunos e comunidade escolar.

  • Estudo prévio e pesquisa sobre zines
  • Discussões em grupo para compartilhar conhecimentos e ideias
  • Workshops práticos sobre técnicas de produção de zines
  • Criação individual ou em pequenos grupos de zines
  • Organização e participação na 'Feira de Zines'

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de seis aulas de 40 minutos cada, abrangendo desde a introdução ao conceito de zines até a produção e apresentação dos mesmos na 'Feira de Zines'.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e história dos zines
  • Aula 2: Análise de exemplos e discussão em grupo
  • Aula 3: Introdução às técnicas de produção
  • Aula 4 e 5: Workshops práticos e desenvolvimento dos zines
  • Aula 6: Organização e realização da 'Feira de Zines'

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, coerência na expressão de ideias, qualidade técnica da produção (integração de texto e imagem, por exemplo) e engajamento nas etapas da atividade. A participação ativa nas discussões em grupo, o empenho na pesquisa e elaboração dos zines e a contribuição para a 'Feira de Zines' serão igualmente considerados. Exemplos específicos incluem avaliação do processo criativo, qualidade das reflexões e discussões geradas, e a capacidade de integrar feedbacks no projeto final.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários materiais básicos de arte, como papel, canetas, lápis, tesouras e cola, além de acesso a computadores com softwares de edição de texto e imagem. Livros, artigos e exemplos de zines como referências também serão fundamentais para inspirar e orientar os alunos no processo de criação.

  • Materiais básicos de arte (papel, canetas, lápis, etc.)
  • Computadores com softwares de edição (por exemplo, Adobe Photoshop)
  • Acesso a bibliografia e exemplos de zines para inspiração
  • Espaço dedicado para a realização da 'Feira de Zines'

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo