Expressões na Boca do Povo

Desenvolvida por: Isador… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variedades linguísticas

A atividade tem como objetivo explorar as variedades linguísticas do português em diversas regiões do Brasil. Os alunos iniciarão a aula com uma discussão sobre expressões regionais, estimulando a troca de experiências culturais e linguísticas entre os colegas. Em seguida, participarão de um exercício em que terão que identificar e interpretar gírias e expressões provenientes de vídeos e músicas de diferentes regiões do país. Isso incentivará o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística como um aspecto cultural significativo do Brasil. A aula culminará na criação colaborativa de um dicionário de expressões regionais, em que cada aluno contribuirá com ao menos uma expressão, completando com seu significado e uso em contexto. Este processo não apenas reforça o aprendizado linguístico, mas também promove o respeito e a apreciação da pluralidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento de uma compreensão crítica da diversidade linguística presente no Brasil e na habilidade de aplicar esse conhecimento em contextos práticos. Almeja-se que os alunos aprimorem suas competências de análise crítica e de interpretação de textos, usando expressões regionais como base para discussões mais amplas sobre identidade cultural e social. Além disso, o exercício de criação de um dicionário colaborativo proporcionará aos alunos uma oportunidade prática de pesquisa, síntese de informações e defesa de suas escolhas, promovendo autonomia no aprendizado.

  • Compreender as variedades linguísticas no Brasil.
  • Valorizar a diversidade cultural expressa na língua.
  • Desenvolver habilidades de interpretação crítica de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se nas diferentes variedades linguísticas do português brasileiro, com foco nas gírias e expressões regionais. Este programa inclui o estudo das influências históricas e culturais sobre a evolução da língua, visando proporcionar aos alunos uma visão abrangente sobre como a língua é uma manifestação viva da cultura e identidade de uma comunidade. A abordagem pedagógica é interativa e inclui análise de diversos materiais midiáticos que refletem essas variedades, o que favorece uma articulação prática entre teoria e realidade cotidiana. Tais conteúdos têm o potencial de despertar o interesse dos alunos ao torná-los protagonistas de sua aprendizagem, enquanto desenvolvem uma consciência crítica sobre as questões identitárias e sociais implicadas no uso da linguagem.

  • Estudo das variedades linguísticas do português brasileiro.
  • Análise de gírias e expressões regionais.
  • Influências culturais e históricas na linguagem.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada nesta atividade visa estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos. Iniciando-se com uma sessão de discussão que encoraja o compartilhamento de conhecimentos pré-existentes, os alunos são desafiados a buscar expressões e gírias em vídeos e músicas, o que ativa habilidades de pesquisa e análise crítica. A atividade culmina na produção de um dicionário de expressões regionais, promovendo a capacidade de síntese e a colaboração. Este método não apenas contextualiza o estudo da língua em situações práticas e relevantes, mas também fortalece competências sociais, como empatia e respeito às diversidades culturais, alinhando-se com os princípios de ensino interativo e inclusivo.

  • Discussão em grupo sobre expressões regionais.
  • Exercício de análise de vídeos e músicas com expressões locais.
  • Criação colaborativa de dicionário de expressões.

Aulas e Sequências Didáticas

Considerando que se pretende proporcionar uma experiência de aprendizagem profunda em um tempo reduzido, foi planejada uma única aula de 60 minutos. Esta decisão metodológica objetiva otimizar o tempo disponível enquanto garante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Na ausência de metodologias ativas pré-definidas, a aula será estruturada para maximizar o engajamento dos alunos em discussões participativas e em atividades práticas de criação, promovendo um rico ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

  • Aula 1: Introdução às variedades linguísticas e atividade prática de criação do dicionário.
  • Momento 1: Introdução às variedades linguísticas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de variedades linguísticas no Brasil. Explique a importância de entender e respeitar as diferentes formas de expressão encontradas em diferentes regiões do país. Utilize exemplos práticos de gírias ou expressões locais que possam ser familiares para os alunos. É importante que os alunos sintam-se à vontade para contribuir com suas próprias experiências e exemplos. Avalie a participação dos alunos na discussão inicial, observando se eles conseguem identificar expressões regionais que conhecem.

    Momento 2: Discussão em grupo sobre expressões regionais (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça aos alunos que compartilhem entre si expressões ou gírias de sua região ou de outras regiões que já ouviram. Circule entre os grupos para guiar a conversa e esclarecer dúvidas. Incentive os alunos a discutir como essas expressões refletem aspectos culturais e sociais. Observe se os alunos estão engajados e respeitando as contribuições dos colegas.

    Momento 3: Análise de vídeos e músicas com expressões locais (Estimativa: 15 minutos)
    Projete um breve vídeo ou áudio de uma música que contenha expressões regionais. Peça para que os alunos anotem as expressões que não conhecem e tentem interpretar o significado de acordo com o contexto. Permita que cada grupo compartilhe suas interpretações com a turma. Essa atividade reforça a habilidade de interpretação crítica de textos em diferentes formatos.

    Momento 4: Criação colaborativa do dicionário de expressões (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua entre os alunos papéis ou fichas para que anotem as expressões discutidas anteriormente, seu significado e contexto. Cada grupo deve contribuir com pelo menos uma entrada no dicionário colaborativo. Ao final, reúna as contribuições em um único documento que será compartilhado com toda a turma. Avalie tanto a contribuição individual quanto a coletiva dos grupos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, forneça materiais em formatos acessíveis, como letras maiores ou impressões em braille, se necessário. Crie um ambiente de apoio ao pedido de ajuda por alunos que possam ter dificuldades e promova o trabalho em pares entre alunos que possam se beneficiar de um apoio extra. Utilize vídeos com legendas e ofereça tempo adicional para as atividades, se necessário. Incentive todos os alunos a participarem das discussões, valorizando diferentes perspectivas e experiências.

Avaliação

A avaliação será centrada em métodos diversificados para capturar as aprendizagens efetivas dos alunos, alinhando-se aos objetivos estabelecidos. Primeiramente, uma avaliação formativa ocorrerá durante a discussão inicial, onde o professor poderá observar a participação e a expressão dos alunos sobre o tema. Em segundo lugar, uma avaliação somativa será realizada através do dicionário colaborativo finalizado, onde se avaliará a contribuição individual de cada aluno, considerando a coerência e criatividade na seleção e apresentação das expressões. Essa abordagem permite que o professor ofereça feedback contínuo, ajustando as estratégias de ensino conforme necessário. Exemplo prático: o professor pode utilizar rubricas claras que contemplem critérios como originalidade, clareza na explicação e adequação cultural das expressões selecionadas.

  • Participação na discussão inicial.
  • Contribuição no dicionário colaborativo.
  • Feedback contínuo e final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos a serem utilizados na atividade visam proporcionar um aprendizado significativo e engajador. Vídeos e músicas de diferentes regiões do Brasil serão as principais fontes de estudo, disponibilizados através de plataformas acessíveis gratuitamente. Além disso, serão utilizados materiais impressos para anotações e produção do dicionário, garantindo recursos diversos que atendem diferentes estilos de aprendizagem. Essas escolhas foram feitas de forma a integrar questões práticas e didáticas, promovendo uma experiência completa e vivencial dos conteúdos planejados, sem a necessidade de investimentos financeiros ou logísticos complexos.

  • Vídeos e músicas de diferentes regiões.
  • Materiais impressos para anotações.
  • Quadro branco e marcadores.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o processo de ensino pode ser desafiador, portanto, vale lembrar que, mesmo sem alunos com deficiências específicas, as estratégias para inclusão e equidade nunca são demais. O planejamento desta atividade já contempla a diversidade cultural e linguística típica da sociedade brasileira. Assim, sugere-se que o professor acolha as contribuições dos alunos, reconhecendo e apreciando as representações culturais únicas que cada um traz. Recomenda-se criar um ambiente de sala de aula que valorize cada manifestação cultural e promove a integração entre alunos. Para tal, incentivar o respeito mútuo e o debate saudável sobre qualquer diferença de opinião será fundamental, tarefa que não gera custo financeiro nem consumo significativo de tempo, mas que pode surtir um efeito multiplicador em termos de inclusão social e respeito à diversidade entre os alunos.

  • Valorização das contribuições culturais dos alunos.
  • Ambiente de respeito e debate saudável.
  • Integração entre alunos com diferentes origens.

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