Genero textual notícia: conhecer o conceito, as caracterísitcas e a estrutura do genero textual noticia

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Evolução do Jornalismo

A atividade 'Notícia em Transformação' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão prática da evolução da linguagem jornalística e as mudanças contextuais ao longo do tempo. Os alunos serão divididos em grupos para selecionar uma notícia histórica, pesquisar contextos e fontes adicionais e, em seguida, adaptá-la para os dias atuais usando uma linguagem contemporânea. Inicialmente, eles farão uma análise detalhada das condições sociais, políticas e tecnológicas da época da notícia original. Posteriormente, cada grupo irá recriar a notícia considerando o panorama atual, o que exigirá adaptações na linguagem, formato e possível alteração na maneira de abordagem do tema. A culminância do projeto ocorrerá com apresentações orais, onde os grupos irão discutir suas descobertas, destacar as mudanças ocorridas e refletir sobre o impacto dessas transformações na percepção das notícias. Ao final, espera-se que os alunos desenvolvam uma visão crítica sobre o jornalismo e aprimorem suas habilidades de pesquisa, síntese de informações e comunicação oral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade concentram-se na formação de leitores e comunicadores críticos, capacitando os alunos a identificar e analisar diferenças históricas na linguagem e no contexto jornalístico. Ao refazer uma notícia histórica para os tempos modernos, os alunos expandirão suas habilidades analíticas e sintetizadoras, promovendo um maior entendimento das mudanças socioculturais e tecnológicas que influenciam a comunicação.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa histórica
  • Promover a capacidade de síntese de informações
  • Aprimorar a compreensão crítica do jornalismo

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP45: Analisar criticamente como questões de gênero, sexualidade, etnia/raça, religião, faixa geracional ou socioeconômica são historicamente naturalizadas nos meios de comunicação e buscar formas de intervir nessa problemática, de modo a promover o respeito, a solidariedade, o diálogo e modos de vida sustentáveis.
  • EM13LP16: Analisar diferentes formas de registro textual, inclusive barramentos de produções contemporâneas do jornalismo, tais como campanhas, campanhas virais, linha de tempo de notícias e seus novos elementos, multimodais e multissemióticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange principalmente aspectos da evolução histórica e tecnológica do jornalismo, além do estudo de contextos sociais relevantes. Envolve uma análise crítica de como as notícias eram produzidas no passado em comparação com o presente, ajudando os alunos a entender as dinâmicas linguísticas envolvidas nas práticas jornalísticas ao longo do tempo.

  • História do jornalismo e suas linguagens
  • Transformações tecnológicas no jornalismo
  • Análise crítica de contexto social e político

Metodologia

A metodologia adotada promove o aprendizado colaborativo, incentivando a pesquisa ativa e a criatividade. O uso de grupos visa estimular a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. A pesquisa orientada e a apresentação oral final reforçam o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de síntese de informações.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa orientada
  • Apresentação oral

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi adaptado para garantir a máxima eficácia do processo de aprendizado dentro das duas horas disponíveis. Na primeira aula, há uma introdução teórica e divisão dos grupos. Na segunda aula, os grupos apresentam suas versões atualizadas das notícias, permitindo troca de feedback.

  • Aula 1: Introdução, Formação de Grupos e Pesquisa (60 minutos)
  • Aula 2: Apresentações e Discussões (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual, considerando a participação de cada aluno na pesquisa e nas discussões em grupo, bem como a criatividade e fidelidade histórica na nova versão da notícia. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo. Exemplos de critérios incluem capacidade de articulação de ideias durante apresentações, coerência na adaptação da notícia e contribuição para a pesquisa coletiva do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados apoiam tanto a pesquisa quanto a apresentação dos alunos, fornecendo meios adequados para realizar a atividade proposta de forma dinâmica e integrada. Equipamentos audiovisuais facilitam a visualização de conteúdos complementares e o suporte técnico necessário para as apresentações.

  • Computadores com acesso à internet para pesquisa
  • Biblioteca de jornalismo histórico
  • Projetor multimídia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo