Gírias e Expressões: Da Rua para a Sala de Aula

Desenvolvida por: Sonia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Linguagem e Sociedade

A atividade proposta tem como objetivo explorar o universo das gírias e expressões utilizadas pelos alunos em seu cotidiano. Através da apresentação e análise dessas expressões, busca-se compreender de que maneira a língua é moldada por diversos fatores sociais, culturais e tecnológicos. Este exercício promoverá uma reflexão sobre a fluidez e a evolução da linguagem, permitindo que os alunos reconheçam a diversidade linguística como um fenômeno legítimo e dinâmico. Inicialmente, os alunos serão convidados a trazer para a sala gírias e expressões que costumam usar em suas interações diárias. Durante a apresentação, o contexto de uso e origem de cada expressão serão discutidos, proporcionando um enriquecimento cultural e social. Esse processo estimula a análise crítica, permitindo aos alunos perceber a língua como um organismo vivo, adaptável às novas realidades e contextos. Além disso, será promovida uma integração entre os saberes, evidenciando como a linguagem reflete as transformações na sociedade e está diretamente ligada às identidades culturais. Esta atividade não só aprofunda o conhecimento linguístico dos alunos, mas também fortalece competências argumentativas e comunicativas, essenciais para sua formação integral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem promover o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística, incentivando os alunos a compreenderem as gírias e expressões como partes integrantes da língua portuguesa viva e mutável. Visa-se desenvolver a habilidade crítica dos alunos de analisar expressões linguísticas sob uma perspectiva histórica e sociocultural. A atividade também tem como finalidade estimular a capacidade dos alunos de refletirem sobre o uso da linguagem em diferentes contextos, fortalecendo sua competência comunicativa e argumentativa.

  • Compreender a diversidade linguística por meio da análise de gírias e expressões.
  • Desenvolver a habilidade crítica de análise linguística em contextos socioculturais.
  • Estimular a reflexão sobre a evolução e adaptabilidade da língua.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Analisar, interpretar e empenhar-se na reflexão sobre textos verbais e não verbais, de diferentes gêneros e mídias.
  • EM13LP18: Analisar o papel das variedades linguísticas na organização do mundo da vida e das identidades sociais e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda a compreensão e análise de gírias e expressões populares que fazem parte do repertório cotidiano dos alunos. Será discutido como essas expressões refletem as relações sociais, culturais e as inovações tecnológicas. Os alunos serão convidados a investigar a origem e o contexto de uso das gírias, promovendo uma análise crítica dos fatores que influenciam a linguagem ao longo do tempo. Dessa forma, espera-se que os alunos ampliem seu entendimento sobre a funcionalidade e relevância das variações linguísticas.

  • Análise de gírias e expressões cotidianas.
  • Relação entre linguagem, cultura e sociedade.
  • Impacto das inovações tecnológicas na linguagem.

Metodologia

Para a condução desta atividade, será utilizada uma metodologia participativa e investigativa, incentivando os alunos a se tornarem agentes ativos no processo de aprendizagem. Iniciando com a coleta colaborativa de gírias e expressões, a atividade se desenvolverá por meio de discussões guiadas, nas quais os alunos poderão apresentar suas percepções e contextualizações. Serão utilizadas ferramentas para pesquisa etimológica das expressões, promovendo debates de análise e interpretação crítica. Além disso, estímulos visuais, como vídeos e imagens que ilustrem o uso das gírias, complementarão o aprendizado.

  • Coleta colaborativa de gírias e expressões.
  • Discussões guiadas e debates sobre contexto e origem.
  • Utilização de ferramentas de pesquisa etimológica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será organizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando um tempo de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e convidados a compartilhar as gírias e expressões coletadas, enquanto discutem o contexto de uso. Na segunda aula, o foco será aprofundar na análise das expressões, utilizando recursos e tecnologias diversas para explorar suas origens e implicações culturais. Essa estrutura permite uma aprendizagem gradual e interativa, estimulando a participação ativa dos alunos durante todo o processo.

  • Aula 1: Introdução ao tema e compartilhamento das gírias e expressões com discussão de contexto.
  • Aula 2: Análise aprofundada das expressões, recursos de pesquisa e discussão de implicações culturais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação ativa durante as discussões e na qualidade das análises apresentadas sobre as expressões linguísticas. Serão observadas a clareza, relevância e profundidade dos argumentos levantados, bem como a capacidade de contextualizar adequadamente as gírias discutidas. Exemplos de critérios incluem a habilidade de relacionar expressões com aspectos culturais e sociais, a iniciativa em propor investigações mais detalhadas sobre certas gírias e a colaboração em grupo. Além disso, será avaliada a capacidade dos alunos de apresentar suas ideias de forma coesa e correta, tanto oralmente quanto por escrito, ao final da atividade, por meio de um pequeno ensaio ou apresentação oral.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem materiais digitais e físicos para apoiar o ensino e proporcionar uma experiência mais rica aos alunos. Será feito uso de projetores para exibição de vídeos e imagens contextuais, além de quadros para mapeamento de ideias durante as discussões. Ferramentas online serão disponibilizadas para pesquisa etimológica das gírias analisadas. Esses recursos são fundamentais para fomentar o engajamento dos alunos e ampliar a compreensão dos conceitos abordados.

  • Projetor para exibir vídeos e imagens.
  • Quadros e marcadores para organização de ideias.
  • Acesso a ferramentas online de pesquisa etimológica.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo