Jogo das Funções da Linguagem

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Comunicação e funções da linguagem
Temática: Linguagem e suas funções

O Jogo das Funções da Linguagem propõe aos alunos uma atividade prática e interativa que visa explorar as funções da linguagem em contextos reais. Alocados em pequenos grupos, os alunos receberão frases ou pequenos textos que exemplificam diferentes funções da linguagem, como a referencial, emotiva, conativa, dentre outras. O objetivo principal é promover o reconhecimento das funções em diferentes textos, encorajando a análise crítica e a colaboração entre pares. Ao final, cada grupo apresentará suas interpretações para a turma, permitindo uma discussão rica sobre as diversas formas de comunicação verbal. A atividade é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica, tão necessárias no ensino médio, e contribui para a compreensão mais aprofundada dos elementos comunicativos presentes na nossa língua. Além disso, o diálogo entre os grupos estimula a empatia, a busca por consensos e a reflexão sobre diferentes perspectivas, promovendo um ambiente escolar inclusivo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade são projetados para promover uma compreensão aprofundada das funções da linguagem, integrando-as nas práticas comunicativas cotidianas dos alunos. Ao participar do jogo interativo, os alunos desenvolvem competências-chave como leitura crítica e análise textual, necessárias para interpretar e refletir sobre mensagens em contextos variados. Além disso, essa atividade incentiva a colaboração e a discussão em grupos, habilidades fundamentais para a vida acadêmica e pessoal. A exploração das funções de linguagem em textos diversos permite que os alunos se tornem comunicadores mais eficazes e críticos, preparados para aplicar seus conhecimentos em situações do mundo real.

  • Reconhecer e classificar as funções da linguagem em diferentes contextos textuais.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise textual.
  • Fomentar a colaboração e a troca de ideias em grupo.
  • Promover a reflexão sobre diferentes perspectivas comunicativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP15: Analisar, interpretar e usar recursos linguísticos, multissemióticos e multimodais em diferentes gêneros textuais.
  • EM13LP02: Produzir textos, considerando o tema, a situação de produção e as características do gênero.
  • EM13LP23: Analisar efeitos de sentido, categorias gramaticais e funções da linguagem de acordo com o contexto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se na análise das funções da linguagem e sua aplicação em textos diversificados. Abordar as funções da linguagem permite que os alunos compreendam como a comunicação varia em contextos diferentes e, por sua vez, melhorem suas próprias competências comunicativas. Através dessa atividade, os alunos conhecerão as nuances de cada função da linguagem e como elas são utilizadas para atingir objetivos específicos em comunicação. Isso proporcionará a eles a capacidade de interpretar e produzir textos de maneira mais eficaz e crítica, competências essenciais para processos de argumentação e expressão escrita e oral.

  • Função referencial da linguagem.
  • Função emotiva da linguagem.
  • Função conativa da linguagem.
  • Função metalinguística da linguagem.
  • Função fática da linguagem.
  • Função poética da linguagem.

Metodologia

A metodologia proposta para essa atividade é centrada na interação e no diálogo, aproveitando o potencial do aprendizado colaborativo. Dividir a turma em grupos permite que os alunos trabalhem em equipes para analisar textos, promovendo a trocas de ideias e o desenvolvimento da empatia e do respeito pelas visões alheias. O jogo como metodologia ativa favorece o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado algo dinâmico e significativo. A etapa final de apresentação e discussão das análises realizadas por cada grupo visa fomentar a participação ativa e a reflexão crítica, promovendo um ambiente de aprendizado participativo.

  • Aprendizagem baseada em jogos.
  • Trabalho em grupo colaborativo.
  • Apresentação oral e discussão em sala.
  • Análise crítica de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é conciso e intensivo, organizado em um único bloco de 60 minutos. Como se trata de um jogo e análise de textos, o tempo é bem delimitado para caber no período padrão de uma aula. É importante manter a dinâmica para garantir que todos os grupos tenham tempo para participar e apresentar suas conclusões. A primeira etapa será a introdução da atividade e a divisão dos grupos. Na sequência, os alunos receberão o material e terão um determinado período para discussão e análise. A aula culminará com a apresentação das interpretações e a mediação do debate pela professora, possibilitando que as diferentes análises sejam compartilhadas e debatidas, enriquecendo o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos, seguida pela análise dos textos e culminando em apresentações e discussões.
  • Momento 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução sobre as funções da linguagem, explicando sua importância no desenvolvimento da comunicação eficaz. Utilize uma apresentação visual rápida, como slides ou um cartaz, para ilustrar os diferentes tipos de funções da linguagem. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco. Instrua os alunos a escolherem um representante para registrar as discussões e um porta-voz para a apresentação final. Certifique-se de que os grupos estejam equilibrados em termos de habilidades e interesses.

    Momento 2: Análise dos textos em grupo (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua as frases ou pequenos textos que exemplificam as funções da linguagem aos grupos. Informe que cada grupo deve ler e discutir o material recebido, identificando as funções de linguagem presentes. Peça que redijam suas percepções, destacando as justificativas para a identificação de cada função no texto. Circule entre os grupos para auxiliar nas dúvidas e oferecer feedback imediato. Estimule os alunos a trabalhar colaborativamente, escutando diferentes pontos de vista, e oriente as discussões para garantir que todos participem.

    Momento 3: Apresentação dos grupos e discussão na sala (Estimativa: 20 minutos)
    Convoque os grupos a apresentarem suas conclusões aos colegas. Cada representante deve expor a função da linguagem identificada e explicar suas razões. Após cada apresentação, incentive a turma a fazer perguntas e propor discussões sobre as interpretações dadas, promovendo um debate construtivo. Destaque argumentos bem fundamentados e instigue a reflexão sobre diferentes perspectivas. Avalie as apresentações considerando a clareza, coerência dos argumentos e a participação de todos os integrantes do grupo.

    Momento 4: Conclusão e feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula resumindo os principais pontos discutidos e destacando a importância das funções da linguagem no cotidiano. Dê um feedback geral às apresentações, elogiando as boas práticas e sugerindo melhorias quando necessário. Reforce a habilidade de leitura crítica desenvolvida e como ela pode ser aplicada em outras situações. Finalize motivando os alunos a reconhecerem essas funções nos textos que encontrarem fora da sala de aula.

Avaliação

A avaliação visa compreender o nível de entendimento dos alunos das funções linguísticas e sua capacidade de aplicar esse conhecimento. Serão utilizados métodos tanto formativos quanto somativos. A avaliação formativa ocorrerá durante as discussões e interações dos grupos, onde o professor observará a participação ativa e a qualidade das contribuições dos alunos. A somativa se dará na forma de apresentação das respostas, considerando a clareza, a coerência dos argumentos e a capacidade de identificar corretamente as funções da linguagem. Além disso, o feedback será um componente crucial, fornecendo observações construtivas que incentivem o aprimoramento contínuo. Tais avaliações flexíveis garantem que sejam consideradas as diversas formas de expressar o conhecimento e, se necessário, adaptações poderão ser realizadas para alunos que apresentarem dificuldades.

  • Avaliação formativa através da observação de discussões de grupo.
  • Avaliação somativa das apresentações e discussões em sala.
  • Feedback construtivo para crescimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados na atividade serão simples e acessíveis, garantindo que possam ser implementados sem onerar custos e que sejam fáceis de integrar ao ambiente escolar. O principal recurso será uma seleção de textos curtos ou frases que exemplifiquem diferentes funções da linguagem. Isso pode ser impresso ou mesmo mostrado em um projetor, se disponível. Recursos adicionais como papel para anotar pontos importantes, e se possível, equipamentos de gravação para que os alunos registrem suas apresentações podem aumentar a eficácia. Esses materiais permitem um nível adequado de interação e mantêm o foco na prática analítica e discursiva dos alunos.

  • Textos curtos/fra" + ses exemplificando funções da linguagem.
  • Projetor ou impressões dos textos.
  • Materiais para anotação.
  • Equipamentos de gravação, caso disponíveis.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios no dia a dia, mas é vital garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo à educação. Apesar de não haver estudantes com deficiências identificadas nesta turma, o plano deve contemplar adaptações que promovam um ambiente inclusivo. As estratégias incluem uma linguagem acessível e clara nas explicações, garantindo que as informações sejam compreendidas facilmente por todos. A disposição das salas deve ser organizada para facilitar a interação. É essencial promover um ambiente que acolha opiniões diversas e que resista a estereótipos, discutindo temas que possam aparecer nos textos analisados. Essas ações garantem que a inclusão não seja apenas uma possibilidade, mas uma realidade em sala de aula, reforçando valores essenciais de respeitar a diversidade e estimular a participação ativa de todos.

  • Uso de linguagem clara e acessível.
  • Organização da sala para facilitar a interação.
  • Promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor.
  • Criação de oportunidades de expressão para todos os alunos.

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