Labirinto das Funções da Linguagem

Desenvolvida por: Leire … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções da Linguagem

Esta atividade prática, desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, tem como objetivo explorar as funções da linguagem de maneira dinâmica e interativa. Antes da aula, os alunos precisarão assistir a vídeos curtos selecionados pelo professor, que introduzem as funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Em sala de aula, os estudantes serão organizados em grupos e receberão conjuntos de cartas contendo exemplos de textos, os quais eles deverão analisar e classificar conforme a função da linguagem predominante. Este exercício tem como meta promover um debate rico entre os alunos, permitindo que discutam e defendam suas perspectivas antes de chegarem a um consenso sobre a classificação das cartas. Após essa atividade, cada grupo apresentará suas conclusões, proporcionando uma oportunidade para aprofundar o entendimento das funcionalidades e a utilidade das diferentes funções da linguagem na comunicação. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada para estimular a autoaprendizagem e incentivar o pensamento crítico entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é capacitar os alunos a identificar e compreender as diversas funções da linguagem, reconhecendo como elas influenciam a maneira pela qual as informações são transmitidas e recebidas em diferentes contextos de comunicação. Visamos também fomentar habilidades de pensamento crítico e análise textual, encorajando os alunos a argumentar e discutir suas ideias de maneira construtiva. Através dessa interação, os estudantes devem desenvolver uma maior apreciação pelas nuances da linguagem e como sua funcionalidade se adapta ao propósito do comunicador, promovendo assim a construção de conhecimento colaborativo.

  • Identificar as diferentes funções da linguagem.
  • Analisar exemplos textuais classificando-os conforme a função da linguagem predominante.
  • Promover o debate e a discussão crítica sobre a importância e o uso das funções da linguagem.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e defesa de ideias.
  • Estimular a autoaprendizagem e o pensamento crítico através da metodologia de Sala de Aula Invertida.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Compreender e usar, nos campos da atuação social, as linguagens e suas tecnologias como ferramentas de construção de sentidos, de expressão e de (re)construção e transformação da realidade.
  • EM13LGG102 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e suas tecnologias para exercer com autonomia e de forma crítica e criativa seus direitos e responsabilidades em situações de comunicação, considerando suas práticas socioculturais.

Conteúdo Programático

As funções da linguagem são essenciais para o entendimento da comunicação e expressão humana. Através da classificação e análise de textos diversos, os alunos serão capazes de explorar a dimensão funcional da linguagem e reconhecer como as diferentes intenções comunicativas moldam o uso da linguagem em várias situações. Este conteúdo propicia o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os textos e a comunicação, alinhando-se estreitamente com os objetivos da BNCC para o Ensino Médio no que tange às capacidades de análise, interpretação e produção textual.

  • Função Referencial da Linguagem
  • Função Emotiva da Linguagem
  • Função Conativa da Linguagem
  • Função Fática da Linguagem
  • Função Metalinguística da Linguagem
  • Função Poética da Linguagem

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada, onde os alunos primeiro entram em contato com o material didático por meio de vídeos curtos como preparação antes da aula. Em sala, o trabalho em grupo será incentivado para classificar os textos segundo as funções da linguagem, promovendo uma aprendizagem colaborativa e dinâmica. Os debates guiados pelo professor buscarão estimular o pensamento crítico e a argumentação, fundamentais para a defesa das posições de cada grupo. Essa abordagem visa maximizar a participação do aluno no seu próprio aprendizado, tornando a experiência educacional mais significativa.

  • Preparação pré-aula com vídeos sobre funções da linguagem.
  • Classificação de exemplos de textos em grupos.
  • Discussão e apresentação das conclusões em plenário.
  • Análise e debate das funções da linguagem com base nos exemplos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a classificação das cartas e a discussão inicial nos grupos. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e ao debate sobre as funções da linguagem, com orientação e síntese feita pelo professor.

  • Aula 1: Classificação dos textos pelos grupos e discussão inicial.
  • Aula 2: Apresentação dos resultados dos grupos e debate geral.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades de grupo e nas apresentações, além da capacidade de argumentar e sustentar suas classificações com base nos exemplos de textos analisados. Será considerado o envolvimento dos alunos na discussão, demonstrando compreensão das funções da linguagem e habilidade de aplicar esses conceitos na análise dos textos. Exemplos de performances exemplares serão compartilhados para que todos possam visualizar diferentes abordagens para a aplicação dos conceitos aprendidos.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários cartões ou slides com exemplos de textos representando diferentes funções da linguagem, projetor e tela para vídeos e apresentações, além de acesso a internet para a visualização anterior dos vídeos selecionados pelo professor. A disposição da sala deve favorecer o trabalho em grupo, e os materiais devem ser preparados com antecedência para otimizar o tempo de aula.

  • Cartões ou slides com exemplos de textos
  • Acesso a vídeos curtos sobre funções da linguagem
  • Projetor e tela
  • Acesso à internet
  • Disposição da sala para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo