Esta atividade prática, desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, tem como objetivo explorar as funções da linguagem de maneira dinâmica e interativa. Antes da aula, os alunos precisarão assistir a vídeos curtos selecionados pelo professor, que introduzem as funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Em sala de aula, os estudantes serão organizados em grupos e receberão conjuntos de cartas contendo exemplos de textos, os quais eles deverão analisar e classificar conforme a função da linguagem predominante. Este exercício tem como meta promover um debate rico entre os alunos, permitindo que discutam e defendam suas perspectivas antes de chegarem a um consenso sobre a classificação das cartas. Após essa atividade, cada grupo apresentará suas conclusões, proporcionando uma oportunidade para aprofundar o entendimento das funcionalidades e a utilidade das diferentes funções da linguagem na comunicação. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada para estimular a autoaprendizagem e incentivar o pensamento crítico entre os alunos.
O propósito desta atividade é capacitar os alunos a identificar e compreender as diversas funções da linguagem, reconhecendo como elas influenciam a maneira pela qual as informações são transmitidas e recebidas em diferentes contextos de comunicação. Visamos também fomentar habilidades de pensamento crítico e análise textual, encorajando os alunos a argumentar e discutir suas ideias de maneira construtiva. Através dessa interação, os estudantes devem desenvolver uma maior apreciação pelas nuances da linguagem e como sua funcionalidade se adapta ao propósito do comunicador, promovendo assim a construção de conhecimento colaborativo.
As funções da linguagem são essenciais para o entendimento da comunicação e expressão humana. Através da classificação e análise de textos diversos, os alunos serão capazes de explorar a dimensão funcional da linguagem e reconhecer como as diferentes intenções comunicativas moldam o uso da linguagem em várias situações. Este conteúdo propicia o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os textos e a comunicação, alinhando-se estreitamente com os objetivos da BNCC para o Ensino Médio no que tange às capacidades de análise, interpretação e produção textual.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada, onde os alunos primeiro entram em contato com o material didático por meio de vídeos curtos como preparação antes da aula. Em sala, o trabalho em grupo será incentivado para classificar os textos segundo as funções da linguagem, promovendo uma aprendizagem colaborativa e dinâmica. Os debates guiados pelo professor buscarão estimular o pensamento crítico e a argumentação, fundamentais para a defesa das posições de cada grupo. Essa abordagem visa maximizar a participação do aluno no seu próprio aprendizado, tornando a experiência educacional mais significativa.
A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a classificação das cartas e a discussão inicial nos grupos. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e ao debate sobre as funções da linguagem, com orientação e síntese feita pelo professor.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades de grupo e nas apresentações, além da capacidade de argumentar e sustentar suas classificações com base nos exemplos de textos analisados. Será considerado o envolvimento dos alunos na discussão, demonstrando compreensão das funções da linguagem e habilidade de aplicar esses conceitos na análise dos textos. Exemplos de performances exemplares serão compartilhados para que todos possam visualizar diferentes abordagens para a aplicação dos conceitos aprendidos.
Para realizar esta atividade, serão necessários cartões ou slides com exemplos de textos representando diferentes funções da linguagem, projetor e tela para vídeos e apresentações, além de acesso a internet para a visualização anterior dos vídeos selecionados pelo professor. A disposição da sala deve favorecer o trabalho em grupo, e os materiais devem ser preparados com antecedência para otimizar o tempo de aula.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula