A atividade 'Mapa das Línguas: Explorando o Brasil Linguístico' busca engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na exploração da diversidade linguística brasileira, um país multilíngue com uma vasta gama de línguas indígenas, variantes do português e idiomas trazidos por imigrantes. A partir da metodologia ativa, os estudantes serão motivados a se tornarem os protagonistas do aprendizado, realizando pesquisas, criando mapas interativos e desenvolvendo apresentações sobre as diferentes línguas faladas no Brasil e suas peculiaridades regionais. O objetivo é ampliar a compreensão sobre a formação sociocultural e linguística do país, promovendo o respeito à diversidade e conscientizando sobre a importância da preservação das línguas em risco de extinção.
O propósito dessa atividade é permitir que os alunos explorem a riqueza linguística do Brasil de forma ativa e participativa, reconhecendo a diversidade como um valor essencial para a identidade nacional. Os estudantes aprenderão sobre a história das línguas no Brasil, as influências culturais que moldaram o português falado no país, e a importância das línguas indígenas e de imigrantes. Também desenvolverão habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação em público, além de fomentar a criatividade ao criar mapas linguísticos digitais. Este projeto enfatizará a colaboração e o diálogo entre os alunos, essenciais para o aprendizado participativo.
A atividade explora a sociolinguística e a geolinguística para fornecer uma compreensão holística da diversidade linguística do Brasil. Os alunos investigarão a distribuição geográfica das línguas, as variantes do português faladas nas cinco regiões do país, e a inserção das línguas indígenas e de imigrantes no tecido social brasileiro. Esta abordagem multidisciplinar integra conhecimentos de história, cultura e tecnologia, proporcionando uma aprendizagem rica e contextualizada.
A metodologia ativa será implementada para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento. Iniciaremos com uma breve exposição sobre a diversidade linguística do Brasil, seguida de uma pesquisa orientada em pequenos grupos. Os estudantes utilizarão recursos digitais para criar mapas interativos das línguas faladas no Brasil, destacando suas peculiaridades e regiões. As aulas serão altamente interativas, com discussões em grupo e uso de ferramentas digitais para facilitar a colaboração e o compartilhamento de informações.
A atividade será realizada em 6 aulas de 40 minutos, distribuídas ao longo de duas semanas. Iniciará com uma introdução ao tema e distribuição dos grupos, seguido de sessões de pesquisa e desenvolvimento do projeto. As últimas aulas serão dedicadas à finalização dos mapas digitais e preparação das apresentações, culminando com a apresentação dos projetos pelos grupos.
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, levando em conta a participação e engajamento individual e em grupo, a profundidade da pesquisa realizada, a originalidade e a criatividade dos mapas linguísticos criados, e a qualidade das apresentações em grupo. A habilidade de trabalho em equipe, a clareza na comunicação das ideias e o uso eficaz de recursos digitais também serão critérios de avaliação. Exemplos de aspectos a serem avaliados incluem: qualidade da pesquisa, inovação no design do mapa, coerência e clareza na exposição oral, e eficiência na colaboração em grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa e criação dos mapas interativos, plataformas de mapas digitais, como o Google Maps ou software específico de GIS, além de material para apresentação em grupo. Aulas introdutórias sobre o uso das ferramentas digitais e plataformas de mapas serão essenciais para orientar os estudantes nesse processo criativo.
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