Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio são desafiados a melhorar suas habilidades de comunicação oral e não-verbal através da criação e apresentação de um produto inovador. Trabalhando em grupos, eles terão que usar sua criatividade para conceber um produto ou serviço, seja ele real ou fictício, e convencer a turma e os professores de sua viabilidade e necessidade no mercado. Esta simulação de um cenário de vendas estimula os estudantes a empregar técnicas eficazes de oratória e linguagem corporal, visando persuadir e engajar a audiência. O objetivo é preparar uma apresentação de venda convincente, detalhando as características, utilidades e o valor agregado do produto, incentivando o desenvolvimento de habilidades de argumentação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Este exercício se destina não apenas a aprimorar as técnicas de apresentação dos alunos, mas também a fomentar uma atmosfera de aprendizado dinâmica e interativa.
O propósito desta atividade é desenvolver nas turmas do 1º ano do Ensino Médio competências fundamentais no âmbito da comunicação eficaz. Os alunos serão incentivados a aprimorar suas habilidades de oratória, argumentação e linguagem corporal, fundamentais para situações de fala em público e persuasão. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade no processo de inovação e desenvolvimento de produtos, bem como promover o trabalho em equipe, essencial para o sucesso em ambientes colaborativos. Espera-se que, ao final da experiência, os estudantes adquiram maior confiança e desenvoltura ao expressarem suas ideias, persuadindo com eficiência e evidenciando uma maior capacidade de argumentação e influência.
Este plano de aula aborda conceitos de oratória, persuasão, linguagem corporal e trabalho em equipe, integrando-os através de uma atividade dinâmica de simulação de vendas. Serão explorados aspectos como a importância da comunicação eficaz, técnicas para o desenvolvimento de argumentos convincentes, e a utilização de gestos e expressões faciais para reforçar mensagens orais. A atividade permite que os alunos compreendam o processo de criação, promoção e argumentação a favor de um produto inovador, considerando a perspectiva de potenciais investidores ou consumidores.
Esta atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos se envolvam profundamente com o conteúdo através da criação de um produto inovador e sua subsequente apresentação. A Roda de Debate será utilizada como ferramenta de preparação e refinamento da apresentação final, propiciando oportunidades para prática, feedback entre pares e aprimoramento das técnicas de argumentação e oratória. Esta abordagem promove uma aprendizagem significativa, por meio da colaboração, criatividade e construção coletiva do conhecimento.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada, permitindo uma imersão adequada nos conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos. A divisão do tempo será feita de forma a balancear os momentos de aprendizado teórico, colaboração em equipe, preparação e execução da apresentação final.
A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e viabilidade do produto ou serviço apresentado, na eficácia da comunicação e persuasão, no uso da linguagem corporal e na capacidade de trabalhar em equipe. Será considerado tanto o conteúdo quanto a forma da apresentação, incluindo a clareza da argumentação, a fluidez do discurso e a interação com a audiência. Feedbacks específicos serão fornecidos para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Serão utilizados critérios claros e compartilhados previamente com a turma, garantindo uma avaliação justa e construtiva.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais de escritório para o desenvolvimento dos projetos, e equipamentos de projeção audiovisual para as apresentações. É recomendável também o uso de softwares de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, para que os alunos possam criar slides criativos e visuais que auxiliem na persuasão e na transmissão da mensagem. Materiais adicionais de leitura e vídeos sobre técnicas de oratória e vendas podem ser disponibilizados para inspiração e aprendizado adicional.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula