Mestres da Persuasão: A Arte de Vender Sonhos

Desenvolvida por: Vera L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Oratória e Persuasão

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio são desafiados a melhorar suas habilidades de comunicação oral e não-verbal através da criação e apresentação de um produto inovador. Trabalhando em grupos, eles terão que usar sua criatividade para conceber um produto ou serviço, seja ele real ou fictício, e convencer a turma e os professores de sua viabilidade e necessidade no mercado. Esta simulação de um cenário de vendas estimula os estudantes a empregar técnicas eficazes de oratória e linguagem corporal, visando persuadir e engajar a audiência. O objetivo é preparar uma apresentação de venda convincente, detalhando as características, utilidades e o valor agregado do produto, incentivando o desenvolvimento de habilidades de argumentação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Este exercício se destina não apenas a aprimorar as técnicas de apresentação dos alunos, mas também a fomentar uma atmosfera de aprendizado dinâmica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver nas turmas do 1º ano do Ensino Médio competências fundamentais no âmbito da comunicação eficaz. Os alunos serão incentivados a aprimorar suas habilidades de oratória, argumentação e linguagem corporal, fundamentais para situações de fala em público e persuasão. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade no processo de inovação e desenvolvimento de produtos, bem como promover o trabalho em equipe, essencial para o sucesso em ambientes colaborativos. Espera-se que, ao final da experiência, os estudantes adquiram maior confiança e desenvoltura ao expressarem suas ideias, persuadindo com eficiência e evidenciando uma maior capacidade de argumentação e influência.

  • Aprimoramento das habilidades de oratória e linguagem corporal
  • Desenvolvimento da capacidade de argumentação e persuasão
  • Estímulo à criatividade no processo de criação e inovação
  • Fomento ao trabalho em equipe e colaboração
  • Ganho de confiança e desenvoltura na exposição de ideias

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar e atuar na sociedade, produzir conhecimento, resolver problemas (incluindo aqueles relacionados à sua prática profissional) e desenvolver projetos autorais e coletivos.
  • EM13LGG102 - Compreender e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, a fim de comunicar-se, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos de oratória, persuasão, linguagem corporal e trabalho em equipe, integrando-os através de uma atividade dinâmica de simulação de vendas. Serão explorados aspectos como a importância da comunicação eficaz, técnicas para o desenvolvimento de argumentos convincentes, e a utilização de gestos e expressões faciais para reforçar mensagens orais. A atividade permite que os alunos compreendam o processo de criação, promoção e argumentação a favor de um produto inovador, considerando a perspectiva de potenciais investidores ou consumidores.

  • Técnicas de oratória e comunicação eficaz
  • Uso da linguagem corporal em apresentações
  • Métodos de argumentação e persuasão
  • Dinâmicas de trabalho em equipe e colaboração
  • Conceitos básicos de empreendedorismo e inovação

Metodologia

Esta atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos se envolvam profundamente com o conteúdo através da criação de um produto inovador e sua subsequente apresentação. A Roda de Debate será utilizada como ferramenta de preparação e refinamento da apresentação final, propiciando oportunidades para prática, feedback entre pares e aprimoramento das técnicas de argumentação e oratória. Esta abordagem promove uma aprendizagem significativa, por meio da colaboração, criatividade e construção coletiva do conhecimento.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos para desenvolvimento do produto
  • Roda de Debate para feedback e melhorias na apresentação
  • Apresentações em grupo para prática de oratória e persuasão
  • Análise de vídeos de apresentações eficazes como referência
  • Sessões de brainstorming para geração de ideias inovadoras

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada, permitindo uma imersão adequada nos conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos. A divisão do tempo será feita de forma a balancear os momentos de aprendizado teórico, colaboração em equipe, preparação e execução da apresentação final.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de oratória, persuasão e linguagem corporal.
  • Aula 2: Formação dos grupos e início do desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 3: Roda de Debate para prática e feedback sobre as apresentações.
  • Aula 4: Apresentações finais dos projetos para a turma e avaliação.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e viabilidade do produto ou serviço apresentado, na eficácia da comunicação e persuasão, no uso da linguagem corporal e na capacidade de trabalhar em equipe. Será considerado tanto o conteúdo quanto a forma da apresentação, incluindo a clareza da argumentação, a fluidez do discurso e a interação com a audiência. Feedbacks específicos serão fornecidos para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Serão utilizados critérios claros e compartilhados previamente com a turma, garantindo uma avaliação justa e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais de escritório para o desenvolvimento dos projetos, e equipamentos de projeção audiovisual para as apresentações. É recomendável também o uso de softwares de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, para que os alunos possam criar slides criativos e visuais que auxiliem na persuasão e na transmissão da mensagem. Materiais adicionais de leitura e vídeos sobre técnicas de oratória e vendas podem ser disponibilizados para inspiração e aprendizado adicional.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de escritório para desenvolvimento do projeto
  • Equipamento de projeção audiovisual
  • Software de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)
  • Materiais de leitura e vídeos sobre técnicas de oratória e vendas

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