Esta atividade propõe uma imersão dinâmica e criativa dos alunos do 1º ano do Ensino Médio na literatura afro-brasileira, por meio da leitura de fragmentos de obras literárias de autores afro-brasileiros ou que retratam a cultura africana. Após esta leitura, os estudantes trabalharão em pequenos grupos para criar mosaicos visuais que simbolizem os temas, estilos e influências culturais evidenciados nos textos. Materiais diversos serão utilizados para a composição desses mosaicos, como recortes de revistas, tecidos e desenhos. O ponto alto da atividade será uma exposição, onde cada grupo apresentará seu mosaico e realizará uma explicação oral sobre como a cultura africana se faz presente e enriquece a literatura brasileira. Essa apresentação buscará ainda ressaltar a importância da Lei 11.645/2008, enfatizando a necessidade da diversidade no currículo escolar.
O objetivo desta atividade é promover um profundo entendimento sobre a contribuição da cultura africana para a formação da literatura brasileira. Através da análise crítica de fragmentos literários, associada à expressão visual em forma de mosaicos, os alunos desenvolverão habilidades de interpretação, crítica literária e apreciação cultural. A apresentação oral visa incentivar a articulação do pensamento e a capacidade de argumentação, fundamentais para a expressão clara de ideias. Espera-se, com isso, uma maior conscientização e valorização da diversidade cultural e artística presente na literatura nacional.
O conteúdo abordado atravessa a história e a evolução da literatura afro-brasileira, seus principais autores e obras, além de discutir sobre o importante papel da cultura africana na construção da identidade literária brasileira. Explora-se, através de exemplos concretos, como essas influências moldam estilos, temas, e narrativas, promovendo um ambiente rico e diversificado de aprendizado.
A metodologia Atividade Mão-na-massa será empregada, encorajando os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizado por meio da criação de mosaicos. Esta metodologia favorece a aprendizagem experimental e a reflexão crítica ao convidar os alunos a explorar os conteúdos literários de forma visual e tátil. Trabalho em pequenos grupos fomentará a colaboração e a comunicação efetiva entre os alunos.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a leitura e discussão dos textos, começando a criação dos mosaicos. Na segunda aula, os alunos finalizarão os mosaicos e prepararão suas apresentações orais, culminando na exposição e debate.
A avaliação será processual e considerará a participação individual e em grupo, a capacidade de análise e síntese dos conteúdos literários, a criatividade e a estética na construção dos mosaicos, bem como a clareza e profundidade nas apresentações orais. Os critérios específicos incluirão a adequação ao tema proposto, a originalidade, o uso de materiais diversos, a capacidade de conectar elementos literários com expressões artísticas, e a habilidade de argumentar e contextualizar a obra no cenário cultural brasileiro.
Os recursos para esta atividade incluem uma seleção cuidadosa de fragmentos literários, materiais para criação dos mosaicos (papel, tecidos, revistas, cola, tesoura) e espaço adequado para exposição. O acesso à internet poderá enriquecer a pesquisa e a apresentação dos grupos. Os educadores também devem dispor de um guia com referências bibliográficas sobre autores e obras da literatura afro-brasileira.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula