Esta atividade pedagógica convida alunos do 1º ano do Ensino Médio a explorarem e compreenderem o conceito de ideologia e sua manifestação nos meios de comunicação. Iniciará com uma discussão sobre o que é ideologia, seguindo-se uma atividade prática onde os estudantes selecionarão recortes de jornais, revistas ou prints de redes sociais que, segundo eles, representam uma ideologia específica. Cada recorte será adicionado a um 'Mural de Ideologias', que servirá de base para categorização e posterior discussão. Este processo visa a promover um entendimento crítico das diferentes visões de mundo presentes na sociedade, usando os meios de comunicação como reflexo dessas ideologias. A ênfase estará em identificar, analisar e dialogar sobre as diversas ideologias, estimulando uma reflexão crítica e ampliando a compreensão dos alunos sobre a pluralidade cultural e ideológica.
O objetivo desta atividade é promover entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre o papel das ideologias nos diversos meios de comunicação. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e analisar criticamente como diferentes ideologias são representadas nos meios de comunicação, reconhecer a pluralidade de visões de mundo e desenvolver um pensamento crítico sobre o impacto dessas ideologias na formação de opiniões e atitudes. Este aprendizado propicia uma base sólida para a compreensão dos mecanismos de influência midiática e fomenta uma postura reflexiva e analítica perante a informação.
O conteúdo programático desta atividade engloba a definição e características de ideologia, a representação de ideologias nos diferentes meios de comunicação, e a análise crítica de mensagens midiáticas. Por meio do diálogo e da prática, os alunos explorarão como as ideologias influenciam a percepção do mundo e a construção de opiniões, promovendo um olhar crítico sobre a mídia e suas mensagens.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a participarem ativamente da construção do conhecimento. A atividade será iniciada com uma discussão orientada sobre ideologia, seguida pela pesquisa e seleção de recortes midiáticos representativos de diferentes ideologias. Na montagem do 'Mural de Ideologias', os alunos aplicarão o conhecimento adquirido, categorizando os recortes e preparando-se para a discussão coletiva, um momento de reflexão e análise crítica das visões de mundo apresentadas.
A atividade será realizada em duas partes, totalizando 2 horas distribuídas em duas aulas. Na primeira aula, haverá a discussão inicial sobre ideologia e a seleção de recortes, preparando o terreno para a prática. Na segunda aula, os alunos montarão o mural e participarão da discussão crítica, compartilhando suas perspectivas e conclusões.
A avaliação desta atividade será formativa, considerando a participação ativa do aluno durante todo o processo, a qualidade da análise crítica apresentada e a contribuição individual para a discussão coletiva. Os alunos serão incentivados a refletir sobre os diferentes pontos de vista e a argumentar com base no conhecimento adquirido. A avaliação levará em conta a habilidade de identificar e analisar as ideologias, bem como a capacidade de trabalhar em equipe durante a montagem do mural.
Para a execução desta atividade, utilizaremos materiais como jornais, revistas e acesso à internet para prints de redes sociais. Além disso, cartolinas, canetas e fita adesiva serão necessários para a montagem do mural. O espaço de aula deve ser adequado para permitir a discussão em grupo e a exposição do mural, promovendo uma dinâmica envolvente e colaborativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula