Palavras no Formato: Construindo Poemas Concretos

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poema Concreto

Nesta aula, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de poema concreto, uma forma de expressão literária que utiliza a disposição visual das palavras para compor figuras e formas no papel, enriquecendo o significado do texto. A atividade começará com uma discussão sobre a diferença entre poemas tradicionais e concretos, onde a turma analisará exemplos da literatura contemporânea. A partir dessa compreensão inicial, os alunos serão incentivados a criar seus próprios poemas concretos, equilibrando criatividade e habilidade de escrita para expressar emoções e conceitos visuais. Esta atividade visa desenvolver competências linguísticas e artísticas, promovendo uma leitura crítica e reflexiva ao engajar os alunos em um processo criativo e colaborativo, além de fortalecer habilidades socioemocionais, como a empatia e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade centram-se no desenvolvimento das habilidades literárias e criatividade dos alunos através da criação de poemas concretos. Espera-se que os alunos compreendam a estrutura e o propósito dos poemas concretos, discriminando-os de outros formatos poéticos. Além disso, o objetivo é aprimorar a habilidade de expressar sentimentos e ideias de maneira visual, o que exige um raciocínio altamente criativo e reflexivo. Outro objetivo é encorajar o trabalho em grupo, pois a troca de ideias e a colaboração são fundamentais para a realização de poemas visuais impactantes, estimulando também a empatia e a apreciação pela diversidade de expressões individuais.

  • Compreender a diferença entre poema tradicional e poema concreto.
  • Produzir poemas concretos que expressem ideias e emoções visualmente.
  • Desenvolver a criatividade e habilidade de expressão visual e escrita.
  • Promover a colaboração e troca de ideias em grupos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Desenvolver o protagonismo e a autonomia na produção de textos, em diferentes linguagens e mídias, para propor, participar, analisar e defender pontos de vista e produções.
  • EM13LP03: Selecionar e aplicar estratégias de leitura, de acordo com os objetivos e as características dos textos, para compreendê-los criticamente.
  • EM13LP05: Investigar a arquitetura textual de poemas, identificando recursos poéticos de diferentes gêneros e suportes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui um estudo aprofundado dos poemas concretos, abordando a história e evolução desse gênero literário que surgiu no movimento concretista. Os alunos explorarão a interseção entre texto e imagem, observando como a forma visual de um poema pode intensificar seu significado e impacto emocional. A prática de produção desses poemas será central, desafiando os alunos a transcenderem as barreiras convencionais da escrita e considerarem novas formas de comunicação literária que engajem o olhar e a interpretação visual do leitor.

  • História e características dos poemas concretos.
  • Análise de exemplos de poemas concretos.
  • Técnicas de criação de poemas visuais.
  • Integração do significado linguístico e visual.

Metodologia

A metodologia privilegiará o aprendizado ativo, onde os alunos atuam como participantes centrais em sua experiência educativa. Embora a primeira aula não contemple metodologias ativas específicas, o processo de observar, analisar e criar poemas concretos naturalmente incorpora práticas de aprendizagens baseadas em problemas e projetos. Este método favorece a autonomia, permitindo que os alunos explorem suas próprias ideias e colaborem em pequenos grupos para trocar feedbacks e aperfeiçoar suas produções, incentivando a reflexão crítica sobre as formas de expressão literária e visual.

  • Aprendizagem baseada em problemas e projetos.
  • Trabalho colaborativo em grupos para a criação dos poemas.
  • Discussões em sala de aula para trocas de ideias e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em uma única aula de 60 minutos, suficiente para introduzir o conceito de poemas concretos, discutir suas características, proporcionar uma análise de exemplos e desenvolver uma atividade prática de criação. Este tempo será utilizado de maneira a garantir que os alunos tenham tanto compreensão teórica quanto prática, culminando na produção de seus próprios poemas que poderão ser analisados e ajustados em pequenos grupos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos teóricos dos poemas concretos, análise de exemplos e atividade prática de criação de um poema concreto individual ou em grupo.
  • Momento 1: Introdução e Discussão sobre Poemas Concretos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de poemas concretos. Utilize exemplos visuais projetados na sala para ilustrar as características desta forma literária. Conduza uma discussão breve comparando poemas tradicionais e concretos. É importante que os alunos expressem suas compreensões e percepções. Sugira que observem as diferenças de estrutura e propósito entre os tipos de poema. Avalie a participação dos alunos através da observação atenta de suas contribuições.

    Momento 2: Análise de Exemplos de Poemas Concretos (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua exemplos de poemas concretos impressos ou em formato digital. Peça aos alunos que, individualmente, escolham um exemplo e identifiquem os elementos visuais relevantes. Incentive-os a pensar sobre como a forma impacta o significado do poema. Permita que compartilhem suas análises em pares por alguns minutos antes de abrir a discussão para o grupo todo. O professor deve circular entre os grupos, oferecendo feedback e esclarecendo dúvidas. A avaliação será feita por meio do envolvimento e das análises apresentadas pelos alunos.

    Momento 3: Criação de Poemas Concretos (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os alunos a formarem pequenos grupos para criar seus próprios poemas concretos utilizando papel, caneta ou editores gráficos digitais. Permita que discutam ideias, experimentem palavras e formas para construir seu poema. Durante a atividade, circule entre os grupos oferecendo apoio e incentivo. Observe se o grupo trabalha de maneira colaborativa e estimulando a criatividade. Ao final, organize uma breve apresentação onde cada grupo compartilhe seu poema com a turma. Reforce a avaliação com base na criatividade e colaboração.

    Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Dedique os minutos finais para uma reflexão sobre o processo de criação. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências, desafios e aprendizados. Solicite ainda que cada um faça uma autoavaliação do seu processo criativo e contribuição na atividade. Conclua a aula com um feedback geral, destacando o que foi bem realizado e sugerindo melhorias para atividades futuras.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que possam ter dificuldades visualizando as projeções, ofereça cópias impressas dos exemplos de poemas concretos. Permita o uso de tablets ou lupas eletrônicas para ampliação do texto. Incentive a criação de poemas concretos que incluam braille ou elementos táteis. Durante as discussões, assegure-se de que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas ideias. Para aqueles que possam ter dificuldades com trabalhos em grupo, atribua papéis específicos dentro da equipe para facilitar sua integração. Recomende que os grupos usem aplicativos de tradução em tempo real para apoiar alunos com dificuldades em linguagem e novos falantes de português. Mantenha o contato visual e uma linguagem corporal aberta para encorajar a participação de todos.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, contemplando tanto aspectos processuais quanto de produto final. O componente processual se dará por meio de observações e registros das discussões e colaborações em grupo, focando nas habilidades de comunicação e trabalho colaborativo. A avaliação do produto se concentrará nos poemas concretos criados pelos alunos, considerando criatividade, coerência visual e textual, e originalidade das produções. Exemplos práticos incluem a autoavaliação, onde os alunos refletem sobre suas criações, destacando desafios enfrentados e aspectos positivos. Feedbacks construtivos fornecidos pelo professor servirão como guia para futuros aprimoramentos.

  • Observação do trabalho em grupo e participação nas discussões.
  • Análise do poema concreto produzido quanto à criatividade e coerência.
  • Autoavaliação dos alunos sobre o processo criativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais acessíveis que apoiem a compreensão e produção criativa dos alunos. Utilizaremos exemplos variados de poemas concretos, que podem ser apresentados em suportes digitais ou físicos, além de materiais básicos para escrita e desenho, permitindo que os alunos expressem livremente suas ideias. O uso de editores gráficos digitais é encorajado, caso os alunos tenham acesso a eles, uma vez que amplia as possibilidades de criação e experimentação visual. Recursos adicionais, como projeções de imagens e discussões em sala de aula, também são previstos para enriquecer o aprendizado.

  • Exemplos de poemas concretos em formato digital e físico.
  • Materiais de papelaria, como papel, canetas e lápis de cor.
  • Editores gráficos digitais (opcional).
  • Projetor para apresentação dos exemplos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho de um professor é imensa, mas não podemos esquecer da importância de garantir a inclusão e acessibilidade em sala de aula. Em se tratando desta atividade, que não apresenta necessidades específicas dos alunos, as estratégias propostas focam em garantir o acesso equitativo ao aprendizado e à participação efetiva. Por exemplo, incentivar a escolha de temas e formas de linguagem que respeitem a diversidade cultural e social dos alunos, além de proporcionar flexibilidade na forma como produzem seus trabalhos, utilizando tanto meios digitais quanto tradicionais. Promover um ambiente acolhedor e inclusivo, onde cada aluno se sinta seguro para expressar suas ideias sem medo de julgamento, é essencial. A utilização de frases claras e diretas por parte do professor, revertendo possíveis ambiguidades nos critérios de avaliação, ajudará na compreensão e no engajamento dos alunos.

  • Proporcionar liberdade de escolha nos temas e formas de expressão.
  • Flexibilidade na utilização de recursos digitais ou tradicionais.
  • Criar um ambiente de respeito e acolhimento.
  • Uso de comunicação clara e acessível por parte do professor.

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