Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão motivados a explorar sua criatividade e capacidade analítica ao preverem como será o mundo em 20 anos, com enfoque nas áreas de tecnologia, meio ambiente ou sociedade. Divididos em grupos, eles iniciarão com uma discussão brainstorming para compartilhar ideias e hipóteses sobre o futuro. Posteriormente, realizarão pesquisas para fundamentar suas previsões com base nas tendências atuais, investigando como estas podem evoluir. Com as informações coletadas, cada grupo produzirá uma reportagem, empregando os fundamentos jornalísticos básicos, como a criação de uma manchete cativante, a redação de um lead eficaz que resuma a essência da história, o desenvolvimento do corpo do texto com argumentos bem construídos e a citação de fontes confiáveis. As reportagens serão apresentadas para a classe, seguidas de discussões que enfatizarão a escolha da linguagem e como os meios de comunicação influenciam a percepção pública sobre futuros possíveis. Esta atividade não só desenvolve habilidades linguísticas e críticas, mas também fomenta a conscientização sobre a importância da mídia na formação da opinião pública.
O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências críticas relativas ao consumo e produção de mídia, com especial ênfase na construção de narrativas futuras. Os estudantes aprenderão a analisar tendências atuais e projetar possíveis desdobramentos nas áreas de tecnologia, meio ambiente e sociedade. Além disso, aprimorarão suas habilidades de pesquisa, escrita e debate, fundamentais para a criação de reportagens bem embasadas e persuasivas. A reflexão sobre a relevância da linguagem no jornalismo e o poder dos meios de comunicação em moldar a opinião pública sobre tópicos futuros é um ponto central da aprendizagem.
Este plano de aula engaja os alunos na exploração do jornalismo como uma ferramenta poderosa para investigar e narrar projeções futuras. Através da prática de prever e pesquisar possíveis desenvolvimentos em várias áreas da sociedade, eles aplicarão conceitos de jornalismo integral, como a construção de narrativas, a análise de trends e a verificação de fontes, cultivando assim uma compreensão profunda sobre como a mídia pode formatar o entendimento sobre o futuro.
Adotando a metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Através de brainstormings para a geração de ideias, pesquisas guiadas, e a produção colaborativa de reportagens, os estudantes vão aprofundar seu entendimento teórico através da prática. As apresentações e consequentes debates em sala fomentarão a troca de ideias e a defesa de pontos de vista, fortalecendo a capacidade de argumentação e o pensamento crítico.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de uma aula de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução ao tema e método de trabalho. Seguirá com a divisão dos alunos em grupos para brainstorming e pesquisa, evoluindo para a produção das reportagens. A aula conclui com as apresentações dos grupos e a discussão guiada pelo professor.
A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de integrarem conhecimentos adquiridos na produção de suas reportagens, evidenciando compreensão das tendências atuais e sua habilidade de projetá-las para o futuro. Será igualmente considerada a qualidade jornalística da reportagem, incluindo estrutura, argumentação e uso adequado de fontes. Participação, criatividade, e habilidades de apresentação também serão critérios avaliativos. Exemplos práticos de avaliação podem incluir checklists de elementos jornalísticos presentes, pontuação pela originalidade das ideias e feedback construtivo às apresentações.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso a internet para pesquisas, computadores ou tablets para a redação das reportagens, e um projetor para as apresentações. Materiais de apoio como artigos sobre jornalismo, tendências tecnológicas e sociais, e guias de estrutura de reportagem também serão úteis para orientar os alunos em suas criações.
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