Na era digital, as mídias sociais têm se tornado ferramentas poderosas para mobilização social, expressão criativa e educação. Dentre elas, o Twitter se destaca pela sua capacidade de alcançar grandes audiências com mensagens curtas. Conscientes da necessidade de promover o uso ético e responsável dessas plataformas, propomos uma atividade onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar diferentes perfis no Twitter, identificando como essas ferramentas podem ser usadas para fins educativos e de mobilização social. A atividade se desenrolará em duas etapas principais: primeiramente, os alunos explorarão, fora da sala de aula, diversos perfis no Twitter, focando na identificação do uso criativo, educativo e de mobilização social da plataforma. Em seguida, em sala de aula, compartilharão suas observações e serão desafiados a criar tweets que promovam causas sociais, educação sobre o uso ético das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ou campanhas de conscientização. Este exercício visa desenvolver a habilidade de síntese e a capacidade de comunicação eficaz em ambientes digitais, além de promover uma reflexão crítica sobre o poder da linguagem e do discurso nas redes sociais.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no entendimento prático e teórico sobre o potencial das redes sociais, especificamente o Twitter, como plataformas de comunicação, educação e mobilização social. Pretende-se que os alunos aprendam a utilizar essas ferramentas digitais de maneira ética e responsável, desenvolvendo habilidades de síntese e comunicação eficaz, crítica e reflexiva. Espera-se também que, ao final da atividade, os estudantes possam compreender a importância do uso consciente das TDICs em suas próprias vidas e na sociedade em geral, além de reconhecerem o poder do discurso em ambientes digitais para promover mudanças sociais positivas.
A atividade abordará conceitos chave relacionados ao uso ético e responsável das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, com ênfase especial na plataforma Twitter. Os alunos aprenderão sobre o potencial educativo e de mobilização social dessas ferramentas, além de desenvolverem habilidades práticas na criação de mensagens concisas e impactantes. A atividade será uma oportunidade para discutir a importância do discurso nas redes sociais e como este pode ser utilizado para promover causas sociais, educação e conscientização.
A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Na primeira fase, os alunos realizarão uma tarefa exploratória fora da sala, onde investigarão perfis no Twitter que utilizem a plataforma para fins educativos, criativos e de mobilização social. Essa etapa prévia permitirá que os estudantes venham para a sala de aula com conhecimentos e observações prontas para serem discutidas. Na segunda fase, em sala, haverá um compartilhamento dessas descobertas, seguido por uma sessão de brainstorming e criação de tweets que reflitam o aprendizado adquirido. Essa abordagem permitirá que os alunos apliquem na prática os conceitos discutidos, fomentando uma aprendizagem ativa e engajada.
A atividade terá uma carga horária total de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos cada.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no engajamento dos alunos durante as discussões em sala quanto na qualidade e relevância dos tweets criados. Será valorizado o uso criativo da linguagem para sintetizar ideias, assim como a capacidade de reflexão crítica sobre o uso das redes sociais para fins educativos e de mobilização social. Um rubrica será utilizada para avaliar aspectos como: clareza da mensagem, relevância social, originalidade e aderência aos princípios éticos de comunicação nas TDICs. Além disso, a participação ativa nas discussões contribuirá para a nota final do aluno.
Para a execução da atividade, será necessário acesso à internet para a pesquisa de perfis no Twitter e para a criação de tweets. Recomenda-se o uso de computadores ou dispositivos móveis. Além disso, será útil dispor de um quadro branco ou digital para o compartilhamento das ideias durante as discussões em sala. Material de apoio, como artigos e vídeos sobre o uso ético das mídias sociais e técnicas de comunicação eficaz em ambientes digitais, também serão fornecidos aos alunos.
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