Nesta atividade pedagógica inovadora, intitulada 'Viagem no Tempo: Uma Expedição Pelas Escolas Literárias', os alunos do 1º ano do Ensino Médio embarcam numa jornada de descoberta e análise crítica das diversas escolas literárias que marcaram a história do Brasil. Divididos em grupos, cada um representando uma escola literária específica, os estudantes são desafiados a conduzir pesquisas profundas para desvendar as peculiaridades, autores de destaque, obras emblemáticas e o contexto histórico que moldou cada escola literária. A fase inicial da pesquisa culmina na criação de apresentações multimídia ricas em conteúdo, que serão compartilhadas com toda a turma. Essas apresentações servem como ponto de partida para uma Roda de Debate estimulante, onde os alunos explorarão como as escolas literárias influenciaram umas às outras e continue impactando nossa sociedade atual. Esta atividade promove colaboração entre alunos, desenvolve habilidades de pesquisa crítica e fomenta a prática da argumentação, preparando os estudantes para uma compreensão mais ampla e profunda da literatura e seu papel na sociedade.
O objetivo dessa atividade é capacitar os alunos a compreender as características definidoras de diferentes escolas literárias brasileiras, reconhecendo os autores principais e suas obras marcantes, além do contexto histórico em que se inserem. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação efetiva por meio da criação de apresentações multimídia e participação em debates. Além disso, encoraja uma análise crítica sobre o impacto e as influências das escolas literárias tanto entre si quanto na sociedade contemporânea, promovendo assim um pensamento reflexivo sobre cultura e identidade.
O conteúdo programático abrange o estudo das principais escolas literárias brasileiras, passando por seus contextos históricos, autores principais, e obras marcantes. Aprofunda-se na análise das características que definem cada escola e explora as conexões entre elas. Adicionalmente, foca no desenvolvimento de competências como pesquisa, análise crítica, criação de conteúdo e comunicação efetiva.
A metodologia proposta é baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos, encorajando os alunos a assumirem controle da própria aprendizagem através da pesquisa e criação de apresentações. A Roda de Debate, como parte integral da atividade, serve para aprimorar habilidades de argumentação e promover a troca de ideias. Esta abordagem prática visa tornar o aprendizado mais significativo, engajante e aplicável.
A atividade será realizada ao longo de 20 horas letivas, divididas em 24 aulas de 50 minutos. Este cronograma contempla desde a introdução do projeto e divisão de grupos, passando pela fase de pesquisa, preparação das apresentações multimídia, até a realização da Roda de Debate e avaliação final.
A avaliação será contínua e multifacetada, incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a criatividade e clareza das apresentações multimídia, e a participação ativa e construtiva na Roda de Debate. Critérios específicos como coesão de grupo, uso eficaz de recursos multimídia, capacidade de argumentação e reflexão crítica também serão considerados. O feedback ser dado após cada apresentação e debate, enfocando não apenas o resultado final, mas também o processo de aprendizagem colaborativa.
Os recursos incluem acesso à biblioteca e materiais online para pesquisa, softwares ou plataformas de criação de multimídia para as apresentações, e espaço apropriado para as Rodas de Debate. Adicionalmente, serão fornecidos guias de pesquisa e critérios de avaliação para orientar os grupos na preparação de suas apresentações.
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