Caça ao Tesouro dos Textos

Desenvolvida por: Milene… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise de Funcionalidades da Linguagem e Modalizadores

Esta atividade, chamada 'Caça ao Tesouro dos Textos', tem como propósito engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma aventura educativa onde a exploração de textos variados os conduz através de uma série de pistas. Cada pista é um texto construído em estilos diversos de comunicação que requer a identificação de funcionalidades de linguagem e modalizadores para que os alunos avancem para a próxima etapa. A experiência visa aprofundar a habilidade de compreensão discursiva dos alunos, fomentando a capacidade de utilizar escolhas linguísticas de forma eficaz. Estimula-se o raciocínio crítico e a habilidade de analisar textos em relação aos contextos de sua produção, a partir das habilidades específicas da BNCC EM13LGG101 e EM13LP07, que reforçam competências linguísticas fundamentais ao desenvolvimento do jovem leitor crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a análise crítica de textos. Através da exploração de diferentes gêneros textuais, os alunos serão capazes de identificar e interpretar funcionalidades da linguagem e modalizadores presentes nos textos. Isso os auxiliará a fazer escolhas linguísticas conscientes e fundamentadas, adequadas a contextos específicos de comunicação. A atividade contribui para um maior entendimento das práticas discursivas e dos processos envolvidos na produção e circulação de discursos, promovendo um aprendizado ativo e reflexivo.

  • Desenvolver a habilidade de identificar funcionalidades da linguagem em diferentes textos.
  • Aprimorar a capacidade de análise crítica ao interpretar modalizadores e contextos de comunicação.
  • Fomentar escolhas linguísticas baseadas em interesses pessoais e coletivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos da atividade incluem uma abordagem prática e teórica sobre a identificação e análise de funcionalidades linguísticas em diversos gêneros textuais. Serão exploradas categorias de modalizadores que influenciam a interpretação do texto e se analisarão as diferentes modalidades de comunicação sob a perspectiva do enunciador, promovendo a criticidade frente ao que é apresentado nos textos.

  • Identificação de funcionalidades da linguagem em textos variados.
  • Análise de modalizadores nos textos.
  • Exploração de diferentes gêneros textuais.
  • Discussão sobre a posição do enunciador e seus impactos nos textos.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade é centrada na participação ativa dos alunos, que trabalharão em grupos para fomentar a troca de ideias e a colaboração. A caça ao tesouro constitui uma estratégia inovadora para ajudar os alunos a se familiarizarem com conceitos teóricos através da prática. Ao trabalharem juntos para resolver os desafios apresentados pelos textos, os alunos desenvolvem tanto habilidades de compreensão quanto de cooperação e autonomia.

  • Atividades em grupo para resolver pistas textuais.
  • Trabalhos colaborativos para análise de textos.
  • Uso de estratégias lúdicas para facilitar o engajamento.
  • Debates e discussão em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e começarão a resolver as primeiras pistas em grupos. No segundo encontro, continuarão a decifrar as pistas restantes, com foco na análise mais aprofundada das funcionalidades da linguagem e dos recursos modalizadores.

  • Primeira aula: Introdução à atividade e resolução das primeiras pistas.
  • Segunda aula: Continuação e conclusão das atividades, incluindo reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos nas atividades, bem como na qualidade das análises realizadas nos textos. A participação ativa na resolução das pistas e a capacidade de aplicação das teorias de funcionalidade linguística e modalizadores aos textos serão critérios principais. Exemplo: um grupo deverá explicar como identificou o modalizador em um texto específico e justificar sua influência na compreensão geral do texto, destacando a colocação do enunciador. Adicionalmente, a capacidade de trabalhar em equipe será considerada, através da observação do trabalho colaborativo durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a condução desta atividade incluem materiais acessíveis aos alunos que estimulem a leitura crítica. Textos impressos ou digitais serão utilizados como pistas no caça ao tesouro, além de dispositivos tecnológicos para apresentação de conteúdos e suporte à aprendizagem. Materiais de escrita também são essenciais para anotações e registros feitos durante a atividade.

  • Textos variados para análise.
  • Dispositivos tecnológicos (computadores/tablets).
  • Materiais para escrita (papéis, canetas, etc.).
  • Quadro branco ou projetor para instruções gerais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo