Na atividade 'Crítica na Tela: Análise de Episódios', os estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar no mundo das novelas de uma maneira crítica e reflexiva. A atividade foi desenhada para que os alunos atuem como críticos de televisão, escolhendo e analisando episódios completos ou trechos de novelas, com o objetivo de identificar, discutir as visões de mundo e os valores que são transmitidos através destas. Eles deverão focar em análises detalhadas das escolhas linguísticas e visuais feitas pelos criadores das obras, interpretando como essas escolhas afetam a percepção dos espectadores e o impacto que podem ter na sociedade. A culminância do projeto se dá com a criação de um vídeo crítico ou podcast por cada grupo, onde apresentarão suas análises, enfatizando a reflexão crítica sobre as narrativas e representações sociais veiculadas, e discutindo seu potencial influenciador sobre o público. Esta atividade busca não somente desenvolver habilidades de interpretação e crítica, mas também estimular a consciência social e a capacidade de expressão dos alunos.
O objetivo desta atividade é estimular uma compreensão crítica dos media, especificamente através da análise de novelas. Os alunos aprenderão a identificar os diferentes elementos que compõem as narrativas televisivas, como as escolhas linguísticas e visuais, e a interpretar seus significados e intenções. Ainda, visa-se desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudantes, encorajando-os a refletir sobre as visões de mundo, valores e representações sociais incorporadas nas histórias veiculadas pela televisão e outros meios de comunicação. Além disso, pretende-se aprimorar habilidades de comunicação e expressão, através da produção de críticas em formato de vídeo ou podcast, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe.
O conteúdo programático abordará inicialmente a introdução ao estudo de mídias e representações sociais, oferecendo aos estudantes um panorama sobre como as narrativas são construídas e veiculadas na televisão. Serão discutidas as funções da linguagem nas narrativas, bem como as escolhas visuais e sua importância na construção de significados. Também será abordada a análise crítica de episódios e trechos de novelas, focando em como identificar e interpretar os valores, ideologias, e visões de mundo presentes. Por fim, a unidade incluirá técnicas de produção de conteúdos críticos, guiando os estudantes na criação de seu próprio material de crítica (vídeo ou podcast).
Utilizaremos uma metodologia ativa com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e convidados a selecionar episódios ou trechos específicos de novelas para sua análise. Eles discutirão em grupo as suas observações, aplicando conceitos aprendidos em aula. Serão incentivados a usar jogos de roles play para explorar diferentes perspectivas dentro das narrativas analisadas. A produção dos vídeos ou podcasts será guiada por workshops sobre técnicas de produção de mídia para ajudá-los a expressar suas análises de maneira criativa e profissional.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos introduções teóricas e formação dos grupos. Na segunda aula, os grupos trabalharão em suas análises e começarão a produção dos vídeos/podcasts. A atividade será concluída com a apresentação e discussão dos trabalhos na aula seguinte.
A avaliação será baseada nos seguintes critérios: qualidade e profundidade da análise crítica realizada pelo grupo; criatividade e clareza na apresentação das ideias no vídeo ou podcast; colaboração e engajamento de todos os membros do grupo no processo de análise e produção. A avaliação almeja ser formativa, oferecendo feedbacks que incentivem o aprimoramento contínuo dos alunos. Exemplos específicos serão utilizados em feedbacks para guiar os estudantes em direção a uma compreensão mais profunda dos conceitos trabalhados e das habilidades desenvolvidas.
Para a realização da atividade, utilizaremos recursos como acesso à internet para pesquisa de episódios de novelas, softwares de edição de vídeo ou plataformas de criação de podcast, além de material de apoio didático sobre análise crítica de mídia e produção de conteúdo crítico. O uso de laptops ou tablets pode ser necessário para a produção dos vídeos ou podcasts. Além disso, forneceremos aos alunos orientações e exemplos de análises críticas para guiá-los em seu processo de aprendizagem.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula