Crítica na Tela: Análise de Episódios

Desenvolvida por: Carlos (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Representação Social

Na atividade 'Crítica na Tela: Análise de Episódios', os estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar no mundo das novelas de uma maneira crítica e reflexiva. A atividade foi desenhada para que os alunos atuem como críticos de televisão, escolhendo e analisando episódios completos ou trechos de novelas, com o objetivo de identificar, discutir as visões de mundo e os valores que são transmitidos através destas. Eles deverão focar em análises detalhadas das escolhas linguísticas e visuais feitas pelos criadores das obras, interpretando como essas escolhas afetam a percepção dos espectadores e o impacto que podem ter na sociedade. A culminância do projeto se dá com a criação de um vídeo crítico ou podcast por cada grupo, onde apresentarão suas análises, enfatizando a reflexão crítica sobre as narrativas e representações sociais veiculadas, e discutindo seu potencial influenciador sobre o público. Esta atividade busca não somente desenvolver habilidades de interpretação e crítica, mas também estimular a consciência social e a capacidade de expressão dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular uma compreensão crítica dos media, especificamente através da análise de novelas. Os alunos aprenderão a identificar os diferentes elementos que compõem as narrativas televisivas, como as escolhas linguísticas e visuais, e a interpretar seus significados e intenções. Ainda, visa-se desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudantes, encorajando-os a refletir sobre as visões de mundo, valores e representações sociais incorporadas nas histórias veiculadas pela televisão e outros meios de comunicação. Além disso, pretende-se aprimorar habilidades de comunicação e expressão, através da produção de críticas em formato de vídeo ou podcast, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de conteúdos televisivos.
  • Interpretar escolhas linguísticas e visuais em narrativas de novelas.
  • Refletir sobre representações sociais e valores transmitidos pelas novelas.
  • Produzir críticas reflexivas em formato multimídia (vídeo ou podcast).
  • Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará inicialmente a introdução ao estudo de mídias e representações sociais, oferecendo aos estudantes um panorama sobre como as narrativas são construídas e veiculadas na televisão. Serão discutidas as funções da linguagem nas narrativas, bem como as escolhas visuais e sua importância na construção de significados. Também será abordada a análise crítica de episódios e trechos de novelas, focando em como identificar e interpretar os valores, ideologias, e visões de mundo presentes. Por fim, a unidade incluirá técnicas de produção de conteúdos críticos, guiando os estudantes na criação de seu próprio material de crítica (vídeo ou podcast).

  • Introdução a mídias e representações sociais.
  • Funções da linguagem e escolhas visuais em narrativas de novelas.
  • Análise crítica de conteúdos televisivos.
  • Produção de materiais críticos: vídeo ou podcast.

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e convidados a selecionar episódios ou trechos específicos de novelas para sua análise. Eles discutirão em grupo as suas observações, aplicando conceitos aprendidos em aula. Serão incentivados a usar jogos de roles play para explorar diferentes perspectivas dentro das narrativas analisadas. A produção dos vídeos ou podcasts será guiada por workshops sobre técnicas de produção de mídia para ajudá-los a expressar suas análises de maneira criativa e profissional.

  • Divisão de alunos em grupos para análises colaborativas.
  • Discussão em grupo sobre escolhas linguísticas e visuais nas novelas.
  • Uso de role play para explorar perspectivas dentro das narrativas.
  • Workshops sobre técnicas de produção de mídia.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos introduções teóricas e formação dos grupos. Na segunda aula, os grupos trabalharão em suas análises e começarão a produção dos vídeos/podcasts. A atividade será concluída com a apresentação e discussão dos trabalhos na aula seguinte.

  • Aula 1: Introdução teórica e formação dos grupos.
  • Aula 2: Análise dos episódios e início da produção dos vídeos/podcasts.
  • Aula 3: Conclusão da produção e apresentação dos vídeos/podcasts.

Avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: qualidade e profundidade da análise crítica realizada pelo grupo; criatividade e clareza na apresentação das ideias no vídeo ou podcast; colaboração e engajamento de todos os membros do grupo no processo de análise e produção. A avaliação almeja ser formativa, oferecendo feedbacks que incentivem o aprimoramento contínuo dos alunos. Exemplos específicos serão utilizados em feedbacks para guiar os estudantes em direção a uma compreensão mais profunda dos conceitos trabalhados e das habilidades desenvolvidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, utilizaremos recursos como acesso à internet para pesquisa de episódios de novelas, softwares de edição de vídeo ou plataformas de criação de podcast, além de material de apoio didático sobre análise crítica de mídia e produção de conteúdo crítico. O uso de laptops ou tablets pode ser necessário para a produção dos vídeos ou podcasts. Além disso, forneceremos aos alunos orientações e exemplos de análises críticas para guiá-los em seu processo de aprendizagem.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Softwares de edição de vídeo ou plataformas de podcast.
  • Material didático sobre análise de mídia.
  • Laptops ou tablets para produção dos trabalhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo