Debate Dinâmico: O Poder dos Discursos

Desenvolvida por: Valéri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Mídia e Ideologia

Esta atividade propõe mergulhar os alunos do 2º ano do Ensino Médio no universo dos discursos mediáticos, explorando como diferentes plataformas (jornais, televisão, internet) moldam não apenas a informação mas também as ideologias e visões de mundo inerentes. Inicialmente, os estudantes serão encarregados de investigar e analisar esses discursos sobre um tema controverso, identificando as nuances, as fontes e as intenções por trás de cada mensagem. Após essa fase de pesquisa e reflexão, os alunos serão divididos em grupos para debaterem suas descobertas e posições. Este debate será estruturado de modo a promover o embate de ideias, a defesa fundamentada de pontos de vista e a articulação de argumentos sólidos, sempre destacando a importância do pensamento crítico e da intervenção informada na realidade que os circunda.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os estudantes em um processo ativo de compreensão e análise crítica do papel dos meios de comunicação na construção de discursos e como esses influenciam as visões de mundo e ideologias. Os alunos aprenderão a identificar as diferentes perspectivas e interesses em jogo nos discursos mediáticos, a argumentar com base em evidências coletadas e a defender suas posições com convicção, aprimorando suas habilidades de comunicação, análise crítica e compreensão leitora.

  • Compreender o papel dos meios de comunicação na construção de discursos
  • Analisar criticamente como os discursos mediáticos refletem e moldam visões de mundo e ideologias
  • Desenvolver habilidades de argumentação e defesa de pontos de vista baseados em evidências
  • Aprimorar a capacidade de articulação de ideias e argumentos de forma coerente e convincente
  • Promover o pensamento crítico e a intervenção informada na realidade

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a análise de discursos em diversas mídias, enfatizando a identificação de argumentos, visões de mundo e ideologias subjacentes. Serão discutidos conceitos como ethos, pathos e logos, além de estratégias de persuasão e técnicas de argumentação. Os alunos também aprenderão a reconhecer vieses e falácias argumentativas, honrando a complexidade das questões contemporâneas.

  • Análise de discursos em diferentes mídias
  • Conceitos chave em retórica: ethos, pathos, logos
  • Estratégias de persuasão e técnicas de argumentação
  • Reconhecimento de vieses e falácias argumentativas
  • Discussão sobre questões contemporâneas e sua cobertura mediática

Metodologia

A metodologia ativa empregada visa fomentar a participação ativa dos alunos por meio de pesquisa, análise e debates. Inicialmente, um levantamento de conteúdo será feito individualmente, seguido de sessões de análise coletiva para identificar temas, argumentos e perspectivas. O ponto culminante será o debate em grupos, onde cada equipe defenderá suas conclusões, proporcionando uma rica troca de ideias e aprofundamento crítico.

  • Pesquisa individual em diferentes mídias
  • Análise coletiva e identificação de argumentos, visões de mundo e ideologias
  • Debate estruturado em grupos
  • Defesa fundamentada de pontos de vista
  • Reflexão crítica e síntese das discussões

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizado o levantamento e a análise dos discursos. A segunda aula será destinada ao debate em grupos, discussão das análises e reflexão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Pesquisa e análise de discursos
  • Aula 2: Debate em grupos e reflexão crítica

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando a participação individual e em grupo, a qualidade das análises críticas apresentadas, a habilidade de argumentação e a capacidade de articular e defender pontos de vista de maneira coerente. Serão valorizados o engajamento ativo no debate, a demonstração de pensamento crítico e a profundidade das reflexões e conexões estabelecidas. Exemplos de atividades avaliativas incluem um relatório de pesquisa, a apresentação de argumentos durante o debate e uma reflexão escrita sobre as aprendizagens da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão utilizados recursos digitais e impressos para a pesquisa de discursos em diferentes mídias. O acesso à internet, jornais, revistas e plataformas de notícias online será fundamental. Além disso, materiais de apoio como guias de análise de discurso e critérios de avaliação de argumentos serão fornecidos para auxiliar os alunos em suas análises e preparação para os debates.

  • Acesso à internet para pesquisa em diferentes mídias
  • Jornais, revistas e plataformas de notícias online
  • Guias de análise de discurso
  • Critérios de avaliação de argumentos
  • Espaço físico adequado para realização dos debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo