A atividade 'Laboratório de Palavras: Construtores de Sentidos' é uma proposta inovadora que utiliza a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar alunos do 2º ano do Ensino Médio na exploração criativa da língua. Nesta atividade, os estudantes trabalharão em duplas para criar um laboratório de palavras, onde experimentarão com a manipulação e combinação de palavras e expressões para construir textos com significados diversificados e explorar os efeitos de sentido da linguagem. Através dessa prática, os alunos serão incentivados a refletir sobre os processos de produção discursiva, a relação entre palavra e significado e como diferentes configurações podem alterar radicalmente a interpretação de um texto. Essa experiência visa não apenas aprofundar o conhecimento linguístico e literário dos alunos, mas também desenvolver habilidades críticas, criativas e colaborativas, fundamentais para o exercício cidadão consciente e ativo na sociedade contemporânea.
O principal objetivo dessa atividade é ampliar a compreensão dos estudantes sobre os diversos aspectos que envolvem a produção e interpretação textual através de uma abordagem lúdica e colaborativa. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de analisar criticamente como as escolhas linguísticas e de formato impactam os efeitos de sentidos em um texto, reconhecer a importância da seleção vocabular na construção de narrativas e discursos e valorizar a experimentação linguística como ferramenta de expressão e criação. Além disso, a atividade visa estimular o desenvolvimento de habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.
O Conteúdo Programático aborda desde a análise de textos literários e não literários, explorando as nuances da linguagem e sua capacidade de construir sentidos, até a produção textual fundamentada na experimentação com palavras e expressões. A atividade estimula a reflexão sobre as escolhas linguísticas e seus impactos nos efeitos de sentido, promovendo uma compreensão mais aprofundada dos elementos que compõem a textualidade e da linguagem como fenômeno social e cultural.
A metodologia adotada neste plano é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que será aplicada através da criação de um 'laboratório de palavras' pelas duplas. Esta abordagem permite uma imersão direta no processo criativo e analítico da linguagem, favorecendo o engajamento e a aprendizagem ativa. Durante as atividades, os estudantes serão desafiados a experimentar com palavras e estruturas, refletir sobre suas escolhas e discutir suas criações, promovendo uma rica troca de conhecimentos e perspectivas.
A carga horária total é de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao laboratório de palavras e discussão sobre linguagem e sentido. Na segunda aula, os alunos realizarão a experimentação prática e compartilharão suas criações.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos, na profundidade e originalidade das análises realizadas, e na criatividade e coerência das criações textuais desenvolvidas. Serão considerados também os aspectos colaborativos, observando-se como as duplas trabalham juntas na elaboração e discussão das produções. Exemplos de textos produzidos e análises realizadas poderão ser utilizados como base para feedback construtivo e para a reflexão coletiva sobre os aprendizados alcançados.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos didáticos que incluem textos literários e não literários para análise, cartões ou tiras de papel com palavras variadas para a experimentação no laboratório, acesso à internet para pesquisas adicionais e compartilhamento de criações, além de um espaço colaborativo virtual ou físico para as discussões e trabalhos em duplas.
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