Linha do Tempo Literária: Conexões e Rupturas

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira

Esta atividade tem como propósito proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio um mergulho na literatura brasileira através de uma linha do tempo interativa, revelando a dinâmica da literatura como uma expressão viva da cultura e da sociedade brasileira ao longo dos séculos. Organizados em equipes, os alunos serão encarregados de explorar um movimento literário específico (Barroco, Romantismo, Modernismo, entre outros), destacando autores emblemáticos, suas principais obras e as características fundamentais desses movimentos. A pesquisa irá culminar em uma roda de debate, onde cada grupo apresentará as informações colhidas, enfatizando como cada movimento literário respondeu aos anseios de sua época e traçando linhas de conexão e pontos de ruptura entre eles. Este exercício não só fortalecerá a compreensão dos alunos sobre a literatura brasileira mas também desenvolverá habilidades de pesquisa, análise crítica e oratória.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover nos alunos a capacidade de reconhecer e analisar os diversos movimentos literários da literatura brasileira, identificando suas características principais, autores destaque e obras relevantes. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender a literatura como um reflexo das transformações sociais, culturais e políticas ao longo do tempo, além de desenvolver habilidades analíticas, críticas e de argumentação ao participarem da roda de debate.

  • Reconhecer e diferenciar os movimentos literários da literatura brasileira.
  • Identificar autores e obras principais de cada movimento literário.
  • Analisar a literatura como expressão das mudanças sociais e culturais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, crítica e argumentação.
  • Exercitar a oratória e o debate construtivo em grupo.

Conteúdo Programático

A atividade abordará os principais movimentos literários brasileiros, desde o Barroco até o Modernismo, destacando seus contextos históricos, principais autores e obras, e características literárias. Através da pesquisa e do debate, os alunos irão explorar a evolução da literatura em resposta às transformações sociais, econômicas e culturais do Brasil, fomentando uma compreensão mais profunda da literatura como um espelho da sociedade.

  • Movimentos literários brasileiros: Barroco, Romantismo, Realismo, Modernismo, entre outros.
  • Autores e obras representativas de cada movimento.
  • Contexto histórico e características de cada movimento literário.
  • Análise da influência das transformações sociais na literatura.
  • Relação entre os movimentos literários: continuidades e rupturas.

Metodologia

Para realizar a atividade, será adotada a metodologia ativa de aprendizagem através de pesquisa em grupo e roda de debate. Inicialmente, será feita uma explanação geral sobre os movimentos literários brasileiros. Em seguida, os alunos serão divididos em equipes e cada uma receberá um movimento literário para investigar. As equipes deverão buscar informações sobre o contexto histórico, autores, obras e as principais características de seus movimentos. Após a fase de pesquisa, os alunos participarão de uma roda de debate para apresentar suas descobertas, discutir sobre as conexões e rupturas entre os movimentos e refletir sobre a importância da literatura na construção da identidade cultural brasileira.

  • Introdução geral aos movimentos literários brasileiros.
  • Divisão dos alunos em equipes de pesquisa.
  • Pesquisa e análise crítica de cada movimento literário.
  • Roda de debate para apresentação e discussão dos resultados.
  • Reflexão coletiva sobre a literatura e a identidade cultural brasileira.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a introdução aos movimentos literários e a divisão dos grupos de pesquisa. A segunda aula será dedicada à roda de debate e à reflexão final sobre os aprendizados da atividade.

  • Aula 1: Introdução aos movimentos literários e formação dos grupos.
  • Aula 2: Roda de debate e reflexão final.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, incluindo a pesquisa, a qualidade das informações apresentadas no debate e a capacidade de estabelecer conexões entre os movimentos literários. Será considerada também a habilidade de trabalhar em equipe e a eficácia na comunicação das ideias durante a roda de debate. Critérios como coesão, coerência e relevância das argumentações apresentadas serão utilizados para mensuração do desempenho dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa dos grupos, materiais para anotação, um espaço adequado para a realização da roda de debate que favoreça a participação de todos. Artigos, livros e recursos multimídia sobre os movimentos literários brasileiros também serão recomendados para apoiar a pesquisa dos alunos.

  • Internet e materiais de pesquisa.
  • Materiais para anotação (cadernos, lápis, marcadores).
  • Espaço físico adequado para roda de debate.
  • Artigos e livros sobre literatura brasileira.
  • Recursos multimídia (vídeos, apresentações).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo