Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão conduzidos a explorar e aprofundar o conhecimento sobre a literatura afro-brasileira, mapeando a influência da herança africana no contexto literário nacional. Através de uma pesquisa sobre autores negros brasileiros e suas obras, os estudantes irão identificar como estas refletem a cultura, as lutas e as experiências afro-brasileiras, relacionando-as com características e temas do naturalismo. A atividade culminará na criação de um mapa literário, que ilustrará as conexões entre os autores e obras estudadas, destacando influências, temas comuns e divergências. Este mapa será a base para discussões em sala de aula sobre o papel da herança africana na moldura da literatura brasileira, evidenciando como essa influência transcende os limites do naturalismo e se insere de maneira complexa e diversificada no panorama literário do país.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de reconhecer e valorizar a riqueza da literatura afro-brasileira e sua essencial contribuição para a cultura e identidade nacionais. Espera-se que, através da pesquisa e análise de obras e autores negros brasileiros, os estudantes possam estabelecer conexões com os temas e estilos do naturalismo, além de desenvolver uma compreensão ampliada sobre como as narrativas afro-brasileiras dialogam com questões sociais, históricas e culturais da nossa sociedade. Ao construir o mapa literário, os alunos também irão exercitar habilidades de síntese, análise crítica e representação gráfica de informações, promovendo uma aprendizagem significativa e integradora.
O conteúdo programático desta atividade girará em torno da literatura afro-brasileira, explorando autores, obras e movimentos literários que destacaram as narrativas, culturas e experiências afro-brasileiras. Os estudantes mergulharão no estudo de como essas produções literárias entrelaçam-se com os temas do naturalismo, além de compreenderem a complexidade e riqueza dessa intersecção. O mapeamento literário será um exercício de análise intertextual, estimulando os alunos a identificar diálogos entre obras e autores, além de reconhecer a evolução da representação da herança africana na literatura brasileira.
A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, com foco no protagonismo dos alunos durante o processo de aprendizagem. Inicialmente, uma introdução teórica sobre literatura afro-brasileira e naturalismo será apresentada pelo professor, seguida pela orientação para a pesquisa independente dos alunos sobre autores e obras selecionadas. Em grupos, eles irão compilar suas descobertas, criando um mapa literário que represente visualmente as relações e temas identificados. Esses mapas serão posteriormente utilizados como pontos de partida para discussões em sala, permitindo a troca de ideias, interpretações e análises críticas entre os alunos e o professor.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, após a apresentação do tema e orientação para pesquisa, os alunos iniciarão o levantamento de informações sobre autores e obras. Na segunda aula, os grupos concluirão e apresentarão seus mapas literários, seguidos por uma discussão guiada pelo professor, visando aprofundar o entendimento sobre a influência afro-brasileira na literatura.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de pesquisa e na qualidade do mapa literário criado, considerando a clareza, a precisão das informações e a criatividade na representação das conexões entre autores e obras. Comentários críticos e reflexivos durante a discussão em sala também serão valorizados. Será adotado um sistema de pontuação que considera tanto o produto final (o mapa literário) quanto o processo (pesquisa, colaboração em grupo, contribuição para a discussão) para assegurar uma avaliação holística e justa do engajamento e aprendizado dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para pesquisa online (computadores com acesso à internet), ferramentas para criação dos mapas literários (papel grande, marcadores, post-its) e acesso a bibliotecas ou acervos digitais com obras dos autores estudados. O professor pode complementar os recursos com vídeos, documentários e artigos relacionados ao tema, que possam estimular e enriquecer as discussões em sala.
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