Projeto Fotodenúncia: Criando impacto através da lente

Desenvolvida por: Karla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Engajamento social através da fotografia

O projeto 'Fotodenúncia: Criando impacto através da lente' tem como propósito estimular a consciência crítica dos alunos sobre temas sociais relevantes, utilizando a fotografia como ferramenta de comunicação e expressão. Divididos em duplas, os alunos irão escolher um tema social que considerem relevante e, a partir disso, capturar imagens que retratem com profundidade e perspicácia as questões envolvidas. Na primeira aula, os alunos saem a campo para capturar fotos que expressem a sua visão sobre o tema escolhido e redigem um rascunho textual que descreva suas intenções e reflexões sobre o assunto. No segundo encontro, as duplas revisam seus textos e participam de uma roda de debate, onde apresentarão suas imagens e textos, discutindo os efeitos sociais que suas fotografias podem evocar e as possíveis mudanças que essas denúncias poderiam promover.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam o desenvolvimento de competências que vão além da sala de aula, promovendo habilidades de investigação visual e textual para abordar questões sociais. Os alunos serão incentivados a articular visualmente e textualmente suas percepções sobre um problema social, desenvolvendo habilidades de comunicação, argumentação e pensamento crítico. A atividade propõe uma interação entre a prática artística e a consciência cidadã, motivando os alunos a refletirem e discutirem sobre o impacto social de suas fotografias e textos.

  • Estimular a reflexão crítica sobre temas sociais.
  • Desenvolver habilidades de comunicação visual e textual.
  • Promover o trabalho colaborativo através das duplas.
  • Incentivar a prática de argumentação e defesa de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP15: Analisar, interpretar e aplicar diferentes linguagens e tecnologias para expressar, comunicar e compartilhar ideias e experiências significativas em diferentes contextos.
  • EM13LP18: Elaborar projeto que potencialize o diálogo e a compreensão a partir de práticas culturais e sociais, utilizando diferentes linguagens, mídias e tecnologias.
  • EM13LP24: Analisar questões socioculturais em projetos de pesquisa nos quais se utilizam ferramentas e fontes digitais buscando promover a reflexão crítica e a argumentação fundamentada.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste projeto abrange o uso da fotografia como instrumento de expressão social e a construção de textos que aprofundam a narrativa visual. Os alunos estudarão a fotografia como meio de denúncia, desenvolverão habilidades de redação para contextualizar e argumentar sobre o tema escolhido, promovendo um entendimento interdisciplinar que aborda questões sociais e culturais através da arte e da linguagem.

  • Conceito e história da fotografia como ferramenta social.
  • Técnicas de captação de imagem.
  • Estruturação de textos argumentativos e descritivos.
  • Discussão e socialização de projetos em roda de debate.

Metodologia

A metodologia é centrada na exploração prática e criativa da fotografia e da escrita. Os alunos trabalharão em duplas, promovendo o trabalho em equipe e a troca de ideias. A abordagem interdisciplinar integra conhecimentos de artes visuais e linguagem, facilitando uma aprendizagem holística e engajada. As atividades práticas são complementadas por discussões em grupo, onde os alunos podem expressar e defender suas percepções e interpretações sobre os temas sociais abordados.

  • Trabalho em duplas para criação de projetos fotográficos.
  • Captura de imagens em campo.
  • Redação de textos reflexivos e descritivos.
  • Apresentação e debate em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e sairão para capturar as imagens, seguida da elaboração de um rascunho textual. Na segunda aula, revisam seus textos e participam de uma apresentação dos projetos, com uma roda de debate.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e captura de imagens.
  • Aula 2: Revisão textual, apresentação e debate dos projetos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será processual e baseada em critérios qualitativos, observando a criatividade, a relevância do tema escolhido, a habilidade na captação de imagens e a coerência e consistência do texto elaborado. Será avaliado o envolvimento dos alunos nas discussões e a capacidade de argumentar e defender suas ideias durante a apresentação dos projetos. Exemplo: um aluno que demonstre um pensamento crítico ao escolher um tema relevante e crie uma narrativa visual convincente receberá uma avaliação positiva. A colaboração em duplas também será considerada, incentivando a aprendizagem cooperativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade garantem a prática efetiva dos objetivos propostos, incluindo equipamentos para captura de imagens e ferramentas para a elaboração dos textos. Estes materiais são essenciais para possibilitar a exploração criativa e expressiva que a atividade propõe.

  • Câmeras fotográficas ou smartphones com câmera.
  • Computadores ou tablets para digitação de textos.
  • Projetor ou tela para apresentação dos projetos.
  • Papéis e canetas para anotações e rascunhos.

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