O projeto 'Fotodenúncia: Criando impacto através da lente' tem como propósito estimular a consciência crítica dos alunos sobre temas sociais relevantes, utilizando a fotografia como ferramenta de comunicação e expressão. Divididos em duplas, os alunos irão escolher um tema social que considerem relevante e, a partir disso, capturar imagens que retratem com profundidade e perspicácia as questões envolvidas. Na primeira aula, os alunos saem a campo para capturar fotos que expressem a sua visão sobre o tema escolhido e redigem um rascunho textual que descreva suas intenções e reflexões sobre o assunto. No segundo encontro, as duplas revisam seus textos e participam de uma roda de debate, onde apresentarão suas imagens e textos, discutindo os efeitos sociais que suas fotografias podem evocar e as possíveis mudanças que essas denúncias poderiam promover.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam o desenvolvimento de competências que vão além da sala de aula, promovendo habilidades de investigação visual e textual para abordar questões sociais. Os alunos serão incentivados a articular visualmente e textualmente suas percepções sobre um problema social, desenvolvendo habilidades de comunicação, argumentação e pensamento crítico. A atividade propõe uma interação entre a prática artística e a consciência cidadã, motivando os alunos a refletirem e discutirem sobre o impacto social de suas fotografias e textos.
O conteúdo programático deste projeto abrange o uso da fotografia como instrumento de expressão social e a construção de textos que aprofundam a narrativa visual. Os alunos estudarão a fotografia como meio de denúncia, desenvolverão habilidades de redação para contextualizar e argumentar sobre o tema escolhido, promovendo um entendimento interdisciplinar que aborda questões sociais e culturais através da arte e da linguagem.
A metodologia é centrada na exploração prática e criativa da fotografia e da escrita. Os alunos trabalharão em duplas, promovendo o trabalho em equipe e a troca de ideias. A abordagem interdisciplinar integra conhecimentos de artes visuais e linguagem, facilitando uma aprendizagem holística e engajada. As atividades práticas são complementadas por discussões em grupo, onde os alunos podem expressar e defender suas percepções e interpretações sobre os temas sociais abordados.
O cronograma da atividade é dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e sairão para capturar as imagens, seguida da elaboração de um rascunho textual. Na segunda aula, revisam seus textos e participam de uma apresentação dos projetos, com uma roda de debate.
A avaliação dos alunos será processual e baseada em critérios qualitativos, observando a criatividade, a relevância do tema escolhido, a habilidade na captação de imagens e a coerência e consistência do texto elaborado. Será avaliado o envolvimento dos alunos nas discussões e a capacidade de argumentar e defender suas ideias durante a apresentação dos projetos. Exemplo: um aluno que demonstre um pensamento crítico ao escolher um tema relevante e crie uma narrativa visual convincente receberá uma avaliação positiva. A colaboração em duplas também será considerada, incentivando a aprendizagem cooperativa.
Os recursos necessários para a atividade garantem a prática efetiva dos objetivos propostos, incluindo equipamentos para captura de imagens e ferramentas para a elaboração dos textos. Estes materiais são essenciais para possibilitar a exploração criativa e expressiva que a atividade propõe.
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