Reescrevendo o Futuro

Desenvolvida por: Mirian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Visões sobre o futuro em diferentes áreas

A atividade 'Reescrevendo o Futuro' visa incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Médio a refletirem sobre o futuro em áreas diversas como tecnologia, meio ambiente e sociedade, a partir da perspectiva de eventos atuais. Os alunos serão motivados a elaborar textos dissertativos argumentativos, explorando suas visões pessoais. Posteriormente, haverá um espaço para debates em sala, onde defendem suas ideias e confrontam opiniões, proporcionando uma rica troca de perspectivas. Este formato de atividade utilizando a metodologia ativa estimula não apenas a habilidade de escrita e argumentação, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de falar em público e a capacidade de escuta ativa. Os alunos são encorajados a realizar pesquisas sobre tendências atuais e projeções futuras, aplicando o pensamento analítico para construir argumentos sólidos, os quais serão apresentados e debatidos em classe, promovendo assim uma aprendizagem colaborativa e dinâmica.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos serão capazes de ampliar sua capacidade de análise crítica a respeito dos possíveis futuros em diferentes áreas com base em tendências atuais. Objetiva-se desenvolver a habilidade de construir e estruturar argumentos de forma coesa e coerente em textos dissertativos. Será fomentada a prática de exposição de ideias de forma assertiva e respeitosa em ambientes de debate, estimulando a escuta ativa e a capacidade de argumentação com base em evidências. Os alunos aprenderão também a trabalhar em colaboração, valorizando diferentes perspectivas e usando-as para enriquecer suas próprias visões. Este conjunto de habilidades é crucial para a formação cidadã e profissional no século XXI, preparando-os para participar ativamente de discussões relevantes na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de escrita e argumentação em textos dissertativos.
  • Estimular o pensamento crítico sobre o futuro em diversas áreas.
  • Aprimorar habilidades de fala e debate em público.
  • Incentivar a prática de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Promover a colaboração e respeito por diferentes perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG601 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem como suas tecnologias, de forma criativa, crítica, ética e responsável nas diversas práticas sociais.
  • EM13LP19 - Analisar o poder das mídias na construção de verdades sobre fatos de natureza social, notadamente em situações de conflito, reconhecendo e posicinando-se em relação a esse poder.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos desta atividade abrangem a estrutura e elaboração de textos dissertativos argumentativos, com enfoque especial na construção de argumentos sólidos e uso de evidências para suportá-los. Será abordada a análise crítica de dados e projeções sobre o futuro em áreas como tecnologia, meio ambiente e sociedade, incentivando os alunos a relacionar tais conteúdos com eventos atuais. A habilidade de debates também será enfatizada, proporcionando aos alunos técnicas para expressarem suas opiniões de maneira eficaz, além de ouvirem e considerarem as visões dos outros.

  • Estrutura de textos dissertativos argumentativos
  • Técnicas de construção de argumentos e uso de evidências
  • Análise crítica de tendências atuais e futuras em diversas áreas
  • Técnicas de debate e diálogo respeitoso

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, fomentando a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizado. Inicialmente, os alunos realizarão pesquisas individuais sobre tendências atuais e futuras em áreas pré-selecionadas. Posteriormente, serão orientados na estruturação de seus argumentos para elaboração do texto dissertativo. A fase de debates será organizada de forma que todos tenham a oportunidade de apresentar suas ideias e responder às indagações, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa. Esse processo implica não apenas na absorção de informações, mas na capacidade de aplicá-las em situações de argumentação e debate.

  • Pesquisa individual sobre eventos atuais e tendências futuras
  • Elaboração de textos dissertativos com base em estrutura pré-estabelecida
  • Debates em grupo com a participação ativa de todos os alunos
  • Feedback construtivo entre pares e pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está programada para ser realizada em um total de 3.6 aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de três sessões. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados à atividade e iniciarão as pesquisas. Na segunda sessão, focarão na escrita dos textos dissertativos. Na terceira sessão, acontecerão os debates, permitindo a cada aluno defender suas ideias e participar das discussões. Esta estrutura permite um equilíbrio entre pesquisa, elaboração de texto e prática oral.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e início da escrita dos textos
  • Aula 3: Conclusão e revisão dos textos; Preparação para os debates
  • Aula 4: Realização dos debates em grupos

Avaliação

A avaliação desta atividade compreenderá a análise dos textos dissertativos argumentativos, considerando a clareza, coesão, coerência e profundidade da argumentação, assim como a qualidade da pesquisa realizada. A participação e desempenho nos debates também serão objetos de avaliação, observando-se a capacidade de argumentar, rebater pontos de vista contrários e a postura durante o debate. Será valorizado o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de escuta ativa. Os alunos receberão feedbacks individuais e grupais, contribuindo para o desenvolvimento de suas competências.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, materiais de apoio para a elaboração dos textos (como guias e exemplos de dissertações argumentativas), além de espaço adequado para a realização dos debates em sala. Recursos audiovisuais também poderão ser utilizados para apresentações durante os debates, enriquecendo a exposição das ideias.

  • Acesso à internet
  • Guias de elaboração de texto dissertativo
  • Modelos de dissertações argumentativas
  • Espaço físico adequado para debates
  • Recursos audiovisuais (data show, caixas de som, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo