A atividade 'Reescrevendo o Futuro' visa incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Médio a refletirem sobre o futuro em áreas diversas como tecnologia, meio ambiente e sociedade, a partir da perspectiva de eventos atuais. Os alunos serão motivados a elaborar textos dissertativos argumentativos, explorando suas visões pessoais. Posteriormente, haverá um espaço para debates em sala, onde defendem suas ideias e confrontam opiniões, proporcionando uma rica troca de perspectivas. Este formato de atividade utilizando a metodologia ativa estimula não apenas a habilidade de escrita e argumentação, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de falar em público e a capacidade de escuta ativa. Os alunos são encorajados a realizar pesquisas sobre tendências atuais e projeções futuras, aplicando o pensamento analítico para construir argumentos sólidos, os quais serão apresentados e debatidos em classe, promovendo assim uma aprendizagem colaborativa e dinâmica.
Através desta atividade, os alunos serão capazes de ampliar sua capacidade de análise crítica a respeito dos possíveis futuros em diferentes áreas com base em tendências atuais. Objetiva-se desenvolver a habilidade de construir e estruturar argumentos de forma coesa e coerente em textos dissertativos. Será fomentada a prática de exposição de ideias de forma assertiva e respeitosa em ambientes de debate, estimulando a escuta ativa e a capacidade de argumentação com base em evidências. Os alunos aprenderão também a trabalhar em colaboração, valorizando diferentes perspectivas e usando-as para enriquecer suas próprias visões. Este conjunto de habilidades é crucial para a formação cidadã e profissional no século XXI, preparando-os para participar ativamente de discussões relevantes na sociedade.
Os conteúdos programáticos desta atividade abrangem a estrutura e elaboração de textos dissertativos argumentativos, com enfoque especial na construção de argumentos sólidos e uso de evidências para suportá-los. Será abordada a análise crítica de dados e projeções sobre o futuro em áreas como tecnologia, meio ambiente e sociedade, incentivando os alunos a relacionar tais conteúdos com eventos atuais. A habilidade de debates também será enfatizada, proporcionando aos alunos técnicas para expressarem suas opiniões de maneira eficaz, além de ouvirem e considerarem as visões dos outros.
A metodologia ativa será central nesta atividade, fomentando a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizado. Inicialmente, os alunos realizarão pesquisas individuais sobre tendências atuais e futuras em áreas pré-selecionadas. Posteriormente, serão orientados na estruturação de seus argumentos para elaboração do texto dissertativo. A fase de debates será organizada de forma que todos tenham a oportunidade de apresentar suas ideias e responder às indagações, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa. Esse processo implica não apenas na absorção de informações, mas na capacidade de aplicá-las em situações de argumentação e debate.
Esta atividade está programada para ser realizada em um total de 3.6 aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de três sessões. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados à atividade e iniciarão as pesquisas. Na segunda sessão, focarão na escrita dos textos dissertativos. Na terceira sessão, acontecerão os debates, permitindo a cada aluno defender suas ideias e participar das discussões. Esta estrutura permite um equilíbrio entre pesquisa, elaboração de texto e prática oral.
A avaliação desta atividade compreenderá a análise dos textos dissertativos argumentativos, considerando a clareza, coesão, coerência e profundidade da argumentação, assim como a qualidade da pesquisa realizada. A participação e desempenho nos debates também serão objetos de avaliação, observando-se a capacidade de argumentar, rebater pontos de vista contrários e a postura durante o debate. Será valorizado o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de escuta ativa. Os alunos receberão feedbacks individuais e grupais, contribuindo para o desenvolvimento de suas competências.
Para a realização efetiva desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, materiais de apoio para a elaboração dos textos (como guias e exemplos de dissertações argumentativas), além de espaço adequado para a realização dos debates em sala. Recursos audiovisuais também poderão ser utilizados para apresentações durante os debates, enriquecendo a exposição das ideias.
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