Resenha Royale

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Crítica Literária e Cinematográfica

A atividade 'Resenha Royale' é projetada para envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma profunda análise crítica de obras literárias e cinematográficas populares. Através da divisão da classe em pequenos grupos, cada um recebe a tarefa de explorar um livro, filme ou série, elaborando uma resenha crítica sobre o mesmo. Essa análise deve cobrir aspectos como o tema central da obra, desenvolvimento dos personagens, e seu impacto cultural. Após a produção, as resenhas são trocadas entre os grupos para leitura e avaliação, culminando em discussões construtivas e debates acalorados. Esta metodologia não somente promove a interpretação e capacidade argumentativa dos alunos, mas também introduz conceitos fundamentais de crítica literária e cinematográfica, alinhando-se à metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma oportunidade de desenvolver habilidades de interpretação textual e argumentação crítica através da análise de obras literárias e cinematográficas relevantes. Espera-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de identificar temas centrais, analisar o desenvolvimento de personagens e compreender o impacto cultural das obras analisadas. Adicionalmente, busca-se promover a habilidade de expressar opiniões e argumentos de forma clara e coerente, tanto na escrita quanto em discussões orais, preparando-os para futuras atividades acadêmicas e profissionais que requeiram essas competências.

  • Desenvolver habilidades de interpretação textual e análise crítica.
  • Promover a capacidade de argumentação e expressão de opiniões.
  • Introduzir conceitos de crítica literária e cinematográfica.
  • Estimular a colaboração e o debate construtivo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Produzir resenhas críticas considerando o contexto, as finalidades e o público-alvo, manifestando uma postura crítica diante de diferentes perspectivas e posicionamentos.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, vamos explorar a elaboração de resenhas críticas de obras literárias e cinematográficas, focando no tema, desenvolvimento de personagens e impacto cultural. A atividade propõe uma análise profunda das obras sob tais aspectos, incentivando os alunos a articularem seus pensamentos e opiniões de forma argumentativa e crítica. A dinâmica de troca de resenhas e debates em classe visa fomentar a capacidade de avaliação crítica e argumentação fundamentada, habilidades essenciais no âmbito acadêmico e profissional.

  • Análise de tema
  • Desenvolvimento de personagens
  • Impacto cultural das obras
  • Elaboração de resenha crítica
  • Argumentação e debate

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, integrando a análise e crítica de obras literárias e cinematográficas ao ambiente interativo e colaborativo. Os grupos serão formados aleatoriamente, garantindo a diversidade de pensamento. Após a seleção das obras, cada grupo focará na elaboração de uma resenha crítica, orientados por critérios específicos. As resenhas serão posteriormente trocadas entre os grupos, facilitando o surgimento de um ambiente de debate e construção coletiva do conhecimento.

  • Formação dos grupos
  • Seleção das obras
  • Elaboração das resenhas críticas
  • Troca de resenhas entre os grupos
  • Debate e discussão em classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Resenha Royale' será dividida em três aulas de 50 minutos, totalizando 3 horas de duração. Na primeira aula, os grupos serão formados e as obras serão distribuídas. A segunda aula será dedicada à elaboração das resenhas. Na última aula, as resenhas serão trocadas e debatidas entre os grupos, fomentando a discussão e o pensamento crítico.

  • Aula 1: Formação dos grupos e distribuição das obras.
  • Aula 2: Elaboração das resenhas críticas pelos grupos.
  • Aula 3: Troca e debate das resenhas, discussões em grupo.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade das resenhas críticas produzidas, considerando a profundidade da análise, a capacidade de argumentação e a clareza na expressão das ideias. Além disso, a participação ativa nas discussões e debates também será considerada, valorizando a capacidade de escuta, argumentação e respeito pelas diferentes opiniões. Serão fornecidos rubricas específicas para guiar tanto a produção das resenhas quanto a participação nos debates, assegurando critérios claros e iguais para todos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a biblioteca física ou digital para a pesquisa das obras, materiais para anotações e elaboração das resenhas (computadores ou cadernos) e um espaço adequado para a realização dos debates e discussões em classe. Além disso, o uso de um quadro ou projeção para compartilhamento das principais ideias durante os debates pode enriquecer a discussão.

  • Acesso a bibliotecas ou plataformas digitais de livros e filmes.
  • Materiais para anotação e escrita (computadores, cadernos, canetas).
  • Espaço físico adequado para debates em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo