Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão convidados a explorar e valorizar a diversidade linguística presente na sociedade. Formando pequenos grupos, os participantes selecionarão trechos de obras literárias, letras de música ou transcrições de fala cotidiana que destacam uma variedade linguística específica. Esta seleção servirá como base para a preparação de uma pequena peça teatral. Cada grupo dará vida aos textos escolhidos, apresentando-os em sala, enquanto incorporam em suas falas a variedade linguística selecionada, alternando entre a norma culta e a coloquial. O objetivo é nutrir uma compreensão crítica acerca das diferentes maneiras de se expressar e da adequação linguística em distintos contextos, promovendo ainda uma discussão sobre a importância da diversidade linguística e a conscientização contra a discriminação de falares.
O intuito desta atividade é promover a compreensão e valorização das diversas formas de expressão linguística entre os alunos, reconhecendo a riqueza e a importância da diversidade linguística. Ao incorporar diversas normas de fala em suas apresentações teatrais, os estudantes deverão ser capazes de identificar e compreender as diferenças entre a norma culta e coloquial, reconhecendo a relevância de cada uma em diferentes contextos sociais e comunicativos. Além disso, a atividade visa incentivar a pesquisa e a análise crítica de textos variados, estimulando a reflexão sobre o uso adequado da língua e a não discriminação linguística.
O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da sociolinguística, enfatizando a diversidade e variação linguística. Exploraremos a norma culta e as variedades coloquiais através de exemplos práticos, analisando como diferentes contextos sociais e comunicativos influenciam o uso da língua. A atividade permitirá que os alunos entendam as implicações sociais, culturais e identitárias das escolhas linguísticas, incentivando a reflexão crítica sobre linguagem e sociedade.
A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos de maneira ativa no aprendizado. Inicialmente, será feita uma introdução teórica sobre a diversidade linguística. Após essa base, grupos serão formados para a seleção e análise de textos que exemplifiquem variedades linguísticas. O ponto culminante será a criação e apresentação de peças teatrais pelos grupos, incorporando as variações linguísticas em suas performances. Discussões em grupo após as apresentações incentivarão a reflexão e a análise crítica das temáticas abordadas.
A atividade será dividida em três sessões de 50 minutos, totalizando 3 horas. A primeira sessão será dedicada à introdução teórica e formação dos grupos. Na segunda, os grupos trabalharão na seleção e análise dos textos, bem como no início das preparações para as apresentações. A terceira sessão será destinada às apresentações teatrais dos grupos e à discussão/reflexão coletiva sobre as experiências.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de pesquisa, preparação e apresentação das peças. Serão avaliados a criatividade, o entendimento e a incorporação das variedades linguísticas, bem como a capacidade de reflexão crítica demonstrada nas discussões. A participação individual e em grupo será considerada, incentivando a colaboração. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações para promover a reflexão sobre a aprendizagem.
Os recursos incluirão materiais didáticos sobre sociolinguística e diversidade linguística, acesso a bibliotecas e acervos digitais para pesquisa de textos, além de espaços adequados para as apresentações teatrais. Materiais de apoio para as apresentações, como figurinos e adereços, poderão ser providenciados pelos próprios alunos ou pela escola, dependendo da disponibilidade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula