Na atividade 'Argumente Seu Ponto!', utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Sala de Aula Invertida e Roda de Debate, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a desenvolver e aprimorar habilidades essenciais de pesquisa, escrita e argumentação. Divididos em grupos, eles deverão escolher um tema contemporâneo relevante para explorar por meio de um blog coletivo. Cada grupo será responsável pela publicação semanal de textos dissertativo-argumentativos, abordando diferentes perspectivas do tema escolhido, utilizando variadas estratégias argumentativas. A atividade culminará com uma apresentação, onde cada grupo defenderá o seu ponto de vista diante da classe, destacando a importância de uma argumentação bem-estruturada e fundamentada em dados e fatos reais. Esse projeto incentiva não apenas o desenvolvimento intelectual e crítico dos estudantes, mas também habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e respeito por visões divergentes.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos do 3º ano do Ensino Médio competências relacionadas à argumentação, pesquisa e escrita, essenciais tanto para o desempenho acadêmico quanto para a atuação consciente e crítica na sociedade. Busca-se estimular a capacidade de análise crítica sobre temas contemporâneos relevantes, o domínio da escrita argumentativa e a habilidade de defender pontos de vista de forma coerente e fundamentada. Espera-se também promover o trabalho em equipe, a capacidade de ouvir e considerar diferentes perspectivas, e o desenvolvimento de uma postura ética e responsável no manejo da informação.
Durante a realização do projeto 'Argumente Seu Ponto!', os alunos mergulharão em uma jornada de exploração de temas contemporâneos, o que requer um entendimento aprofundado sobre textos argumentativos e estratégias de argumentação. Os participantes aprenderão a considerar diversos ângulos de uma questão, a importância da pesquisa e seleção de fontes confiáveis, bem como técnicas para construção de argumentos sólidos e persuasivos. Este conteúdo programático visa proporcionar uma base sólida para que os alunos possam, por conta própria, identificar, analisar e discutir questões de relevância social, política e cultural.
A metodologia ativa escolhida, que inclui a Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Rodas de Debate, propicia um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Os estudantes, ao assumirem um papel ativo em seu processo educativo, são estimulados a uma imersão profunda nos conteúdos e temáticas abordadas. A Sala de Aula Invertida permite que o tempo em sala seja otimizado para debates, esclarecimento de dúvidas e orientação nos projetos dos blogs, enquanto a exploração do conteúdo teórico ocorre predominantemente fora da sala. Já as Rodas de Debate e a Aprendizagem Baseada em Projetos incentivam a aplicação prática do conhecimento, a interação e o desenvolvimento de habilidades sociais.
A carga horária total da atividade 'Argumente Seu Ponto!' compreende 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos. A primeira aula será destinada à introdução do projeto, formação dos grupos e escolha dos temas. Nas aulas subsequentes, será alternada a exploração de conteúdo, via Sala de Aula Invertida, com momentos dedicados ao desenvolvimento dos blogs e à preparação das apresentações finais. A última aula será reservada para as apresentações dos grupos e feedbacks.
A avaliação da atividade 'Argumente Seu Ponto!' será baseada em critérios claros e objetivos, visando avaliar tanto o processo quanto o produto final. Será considerada a qualidade e a consistência das publicações no blog, a capacidade de argumentação e utilização de fontes confiáveis, a coesão e coerência do texto, além da performance na apresentação final. Também será valorizado o trabalho em equipe, observando-se a participação e a colaboração de todos os membros do grupo. Exemplos de critérios podem incluir: originalidade e relevância do tema escolhido, profundidade da pesquisa realizada, habilidade de apresentar múltiplas perspectivas, qualidade da argumentação e das estratégias retóricas utilizadas.
Para a realização dessa atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa e desenvolvimento dos blogs. Plataformas gratuitas de criação de blogs, como WordPress ou Blogger, podem ser utilizadas. Serão também importantes materiais de referência e acesso a bibliotecas online para enriquecer as pesquisas dos alunos. Softwares de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, serão necessários para as apresentações finais. Ferramentas de colaboração online, como Google Drive, podem ser úteis para o trabalho em equipe e organização do projeto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula