Batalha Estilística: Concurso de Poesias e Prosa Poética

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e Funções da Linguagem, Variedades Linguísticas, Morfologia, Sintaxe Básica, Semântica, Interpretação e Produção de Texto, Literatura Brasileira, Sintaxe Avançada, Figuras de Linguagem, Estilística, Versificação, Gramática Normativa

A atividade Batalha Estilística: Concurso de Poesias e Prosa Poética propõe que os alunos do 3º ano do Ensino Médio se aventurem na expressão poética através da criação e apresentação de poesias e textos de prosa poética. Os estudantes são incentivados a explorar as figuras de linguagem, morfologia, sintaxe e estilística. Durante o concurso, os alunos terão a oportunidade de expressar ideias e emoções, fortalecendo suas habilidades linguísticas e criativas, e promovendo um entendimento mais profundo da literatura brasileira. O momento do sarau final permitirá aos alunos aprimorar suas competências de comunicação oral e crítica, participando ativamente do feedback com os colegas, o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para suas futuras jornadas acadêmicas ou profissionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar a expressão criativa e a habilidade crítica dos alunos através da criação literária em poesia e prosa poética, incentivando-os a usá-las como veículos de reflexão sobre temas contemporâneos e pessoais. A atividade visa ampliar o domínio das estruturas avançadas de linguagem e das figuras de linguagem enquanto os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda das regras normativas do português. Além disso, pretende-se que os alunos fortaleçam suas competências de comunicação oral e escrita, apresentando seus trabalhos de forma clara e impactante durante o sarau, ao mesmo tempo em que recebem e oferecem feedbacks construtivos aos colegas.

  • Fomentar a expressão criativa e crítica por meio da criação de poesia e prosa poética.
  • Ampliar o domínio sobre figuras de linguagem e estruturas sintáticas na língua portuguesa.
  • Fortalecer as competências de comunicação oral através de apresentações.
  • Desenvolver habilidades de oferecer e receber feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é planejado para oferecer aos alunos uma visão abrangente da linguagem poética e prosa contemporânea, abordando aspectos de estilística, versificação e inovação literária. Os alunos irão revisar e aplicar figuras de linguagem, explorar a riqueza semântica e a morfologia da língua, e entender a sintaxe em um nível avançado. Tais conhecimento são fundamentais para a prática literária eficiente e para a construção de argumentos textuais coerentes e criativos. A inclusão de elementos da literatura brasileira visa conectar os alunos às raízes culturais e históricas do país, reforçando assim seu papel em discutir e analisar criticamente temas complexos e atuais.

  • Exploração de figuras de linguagem e estilística.
  • Revisão de princípios de versificação.
  • Análise e criação de texto poético e prosa poética.
  • Interpretação e produção de texto em linguagem poética.
  • Revisão e aplicação da gramática normativa e morfologia.

Metodologia

A metodologia da atividade utiliza a aprendizagem baseada em jogos para engajar os alunos de maneira dinâmica e participativa. Este tipo de abordagem promove o envolvimento ativo dos alunos com o conteúdo abordado, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades previstas pela BNCC de forma lúdica e interativa. A atividade também se estrutura par facilitar o aprendizado colaborativo por meio de sessões de troca de ideias sobre a produção poética, o feedback entre pares, e a apresentação oral que compõe o sarau, todos visando à incorporação eficaz e crítica das habilidades linguísticas ensinadas.

  • Aprendizagem baseada em jogos.
  • Colaboração em grupos para discussão crítica e feedback.
  • Exposição oral e crítica em forma de sarau.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a realização da atividade contempla uma aula de 60 minutos focada em imersão plena através da aprendizagem baseada em jogos. Este formato facilita a introdução e prática das técnicas literárias em um ambiente colaborativo e instigante. Durante essa aula, momentos de instrução teórica são intercalados com práticas dinâmicas e atividades de criação, com o objetivo de preparar os alunos para o sarau e posterior feedback. O formato permite que os alunos desenvolvam autonomia na expressão de suas ideias, enquanto o professor facilita e orienta as atividades em uma abordagem que respeita os tempos individuais de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à linguagem poética e prática de figuras de linguagem através de um jogo interativo.
  • Momento 1: Abertura e Exploração das Figuras de Linguagem (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de figuras de linguagem e sua importância na linguagem poética. Utilize exemplos de poemas conhecidos para ilustrar. É importante que você demonstre entusiasmo para captar o interesse dos alunos. Peça que os alunos leiam em voz alta e discutam suas interpretações. Observe se os alunos estão engajados. Realize perguntas direcionadoras para estimular a reflexão. Avalie o envolvimento inicial dos alunos pela participação e interesse demonstrado.

    Momento 2: Introdução ao Jogo Interativo (Estimativa: 20 minutos)
    Explique as regras do jogo interativo sobre figuras de linguagem. Divida a turma em grupos e distribua as cartas do jogo, que contém exemplos e definições de figuras de linguagem. Permita que os alunos discutam entre si para encontrar correspondências. Oriente o respeito ao tempo de resposta para cada turno do jogo. Assegure-se de que todos entendam as regras antes de começar. Avalie o trabalho em equipe e o uso correto dos conceitos durante o jogo.

    Momento 3: Discussão e Síntese (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos em uma roda de discussão para refletir sobre as atividades do jogo. Pergunte quais figuras de linguagem acharam mais difíceis e como podem utilizá-las em seus próprios textos. Incentive a troca de feedbacks dentro dos grupos. É importante que você medie a discussão, incentivando a participação de todos os estudantes. Avalie a capacidade dos alunos em sintetizar o que aprenderam e aplicá-lo na prática.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula com uma breve reflexão sobre a importância da estilística na produção poética. Peça aos alunos que anotem em seus cadernos uma figura de linguagem que planejam explorar em suas criações poéticas futuras e expliquem o porquê. Ofereça feedback individual à medida que caminham para fora da sala. Facilite esta reflexão fornecendo exemplos concretos e sugerindo leituras adicionais. Avalie a tarefa por meio da profundidade e criatividade das escolhas feitas pelos alunos.

Avaliação

A avaliação será realizada através de métodos diversificados, abrangendo o desenvolvimento de competências criativas, expressivas e críticos. Primeiramente, os alunos serão avaliados pela originalidade e complexidade de suas produções poéticas, sendo este um momento para exercitar normas morfo-sintáticas com criatividade. Em segundo lugar, serão realizados feedbacks construtivos em pares, visando avaliar não apenas o produto final, mas o processo colaborativo de aprendizado com os colegas. A apresentação no sarau servirá como uma oportunidade de avaliação do domínio da comunicação oral, onde ajustes de dicção, entonação e clareza serão pontuados, todo processo acompanhado de um feedback qualitativo do professor.

  • Avaliar a originalidade e complexidade das produções poéticas.
  • Realizar feedbacks construtivos entre pares sobre cada produção.
  • Avaliar o domínio de apresentação oral durante o sarau.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a execução dessa atividade incluem materiais acessíveis, que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e respeitam a diversidade encontrada em sala de aula. São utilizados instrumentos simples, como papéis, materiais para escrita e acesso a exemplos de obras literárias contemporâneas que servirão de referência. Além disso, ferramentas digitais como plataformas de escrita colaborativa podem complementar a prática das habilidades linguísticas e servir de espaço para críticas literárias e feedbacks. O uso desses recursos visa garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo, contribuindo para um ambiente de aprendizagem rico e inclusivo.

  • Papéis e materiais de escrita.
  • Exemplos de obras literárias contemporâneas.
  • Uma plataforma digital para escrita colaborativa e feedback.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos o quanto os professores enfrentam uma carga real de trabalho exaustiva diariamente, e por isso, gostaríamos de ressaltar a importância de estratégias viáveis e integradoras de inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Para estudantes com TDAH, sugerimos atividades quebradas em etapas menores, com instruções claras e pausas programadas, bem como a utilização de mapas mentais para organização das ideias. Já para alunos com deficiência intelectual, recomenda-se a inclusão de materiais visuais adicionais e feedback progressivo para apoiar a compreensão. Encorajamos o uso de tecnologia assistiva quando pertinente. O respeito à individualidade e adaptação contínua da abordagem pedagógica são os fundamentos para monitorar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário.

  • Uso de instruções claras e pausas planejadas para alunos com TDAH.
  • Materiais visuais e feedback progressivo para alunos com deficiência intelectual.
  • Utilização de tecnologia assistiva conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo