Caça às Figuras: Uma Aventura Linguística

Desenvolvida por: Neuza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem

Neste dinâmico plano de aula proposto para o 3º ano do Ensino Médio, os alunos serão convidados a embarcar em uma jornada de descoberta e análise das figuras de linguagem, participando de uma gincana educativa. Divididos em equipes, terão a missão de identificar e analisar diversas figuras de linguagem presentes em uma seleção de textos de variados gêneros, como músicas, poesias, trechos de livros e anúncios publicitários. Cada equipe receberá uma lista específica de figuras de linguagem para encontrar, transformando a atividade em uma emocionante caça ao tesouro literário. À medida que encontram as figuras, deverão discutir suas escolhas em grupo, justificando-as baseadas no contexto do texto e nos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O objetivo principal é fomentar a análise crítica e aprofundar o entendimento sobre o uso e a importância das figuras de linguagem na construção dos sentidos dos textos. A equipe que identificar corretamente o maior número de figuras de linguagem será a vencedora. Essa abordagem prática visa estimular não apenas a aprendizagem significativa das figuras de linguagem, mas também o trabalho em equipe, a argumentação crítica e a capacidade de interpretação de texto dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo promover uma compreensão aprofundada das figuras de linguagem a partir de uma metodologia ativa e participativa. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise textual crítica, reconhecendo o papel das figuras de linguagem na construção de significados e na expressividade dos textos. Almeja-se igualmente fomentar a capacidade de argumentação e justificação das escolhas feitas, bem como o trabalho colaborativo em grupo. Busca-se, por fim, conectar os conhecimentos literários com o cotidiano dos alunos e suas experiências, estimulando uma percepção mais aguçada das manifestações linguísticas em diferentes contextos.

  • Identificar diversas figuras de linguagem em textos de múltiplos gêneros.
  • Analisar o papel das figuras de linguagem na composição e na expressividade dos textos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e justificação baseadas no conteúdo estudado.
  • Promover o trabalho em equipe e o desenvolvimento de estratégias colaborativas.
  • Estimular a capacidade de relacionar o conteúdo literário com o cotidiano e experiências pessoais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
  • EM13LGG603: Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
  • EM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta proposta de plano de aula engloba uma exploração abrangente das figuras de linguagem, abarcando desde as mais tradicionais, como metáfora, metonímia, hipérbole, até aquelas menos abordadas, como sinestesia e catacrese. A abordagem será feita de maneira interativa e inclusiva, priorizando a análise de textos de gêneros variados para uma compreensão mais rica e diversificada de como as figuras de linguagem atuam para enriquecer a comunicação.

  • Conceitos fundamentais das figuras de linguagem.
  • Análise de figuras de linguagem em músicas e poesias.
  • Estudo de figuras de linguagem em trechos de livros e anúncios publicitários.
  • Discussão em grupo sobre a aplicação e efeito das figuras de linguagem nos textos.

Metodologia

A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, aproveitando a dinâmica de gincana para engajar os alunos de forma ativa na busca e análise das figuras de linguagem. Essa abordagem promove a aprendizagem por meio da descoberta, da interação e do debate, incentivando a participação efetiva de todos os alunos. A preparação de material diversificado para análise e a estruturação das equipes serão fundamentais para o sucesso da atividade.

  • Divisão da classe em equipes.
  • Distribuição de listas de figuras de linguagem para cada equipe.
  • Análise e discussão em grupo sobre os textos e as figuras encontradas.
  • Justificação das escolhas feitas por cada equipe.
  • Avaliação e pontuação baseada na identificação correta e na argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de seis aulas de 50 minutos cada, distribuídas em duas semanas. A divisão do tempo será crucial para o aprofundamento das análises e discussões, permitindo um envolvimento maior e mais significativo dos alunos com o conteúdo.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação das equipes.
  • Aula 2-3: Exploração dos textos e identificação das figuras de linguagem.
  • Aula 4-5: Debate em grupo e preparação das justificativas das escolhas.
  • Aula 6: Apresentação das conclusões das equipes e avaliação.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em equipe, a capacidade de identificação e análise das figuras de linguagem, bem como a qualidade das justificativas apresentadas. Será valorizada a argumentação coerente e a habilidade de trabalhar em conjunto. Pontos extras poderão ser concedidos por insights criativos ou análises particularmente profundas. Em suma, busca-se avaliar tanto o processo de aprendizagem quanto o resultado final, encorajando os estudantes a aplicarem o conhecimento de forma crítica e reflexiva.

Materiais e ferramentas:

Para a concretização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo textos impressos ou digitais contendo os materiais para análise (músicas, poemas, trechos de livros, anúncios publicitários), acesso à internet para pesquisa e complementação de informações, quadro branco para anotações coletivas e registros durante o debate, além de materiais de apoio como marcadores e post-its para a organização das ideias durante as discussões em grupo.

  • Textos para análise (impressos ou digitais).
  • Acesso à internet.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Post-its e outros materiais de apoio para organização das ideias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo