Caça às Subordinadas: A Expedição

Desenvolvida por: Bianca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Orações Subordinadas Substantivas

Nesta atividade, intitulada 'Caça às Subordinadas: A Expedição', alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a mergulhar no universo da sintaxe da língua portuguesa, com foco específico nas orações subordinadas substantivas. Divididos em equipes, enfrentarão o desafio de identificar e classificar diferentes tipos de orações subordinadas encontradas em textos diversificados. A atividade utilizará marcadores coloridos como recurso didático, onde cada cor simbolizará um tipo específico de oração subordinada substantiva (subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva). Após as marcações, será exigido que as equipes apresentem e discutam oralmente suas escolhas em um debate estruturado, momento no qual o professor poderá intervir para esclarecer dúvidas e aprofundar o conteúdo teórico de forma dinâmica e interativa. Este plano de aula visa não apenas o desenvolvimento das habilidades analíticas dos estudantes no que tange à classificação de orações, mas também fomenta o trabalho em equipe, a argumentação crítica e a capacidade de síntese e exposição de ideias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio desenvolvam e aprofundem seus conhecimentos sobre as orações subordinadas substantivas na língua portuguesa. Ao identificar e classificar as diferentes orações em equipe, usando uma metodologia ativa e lúdica, os alunos estimularão competências linguísticas importantes, como a análise sintática detalhada, além de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, liderança e comunicação eficaz. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer com precisão e explicar a função das orações subordinadas substantivas em diferentes contextos textuais, contribuindo assim para sua competência gramatical e textual.

  • Identificar orações subordinadas substantivas em textos diversos.
  • Classificar as orações subordinadas substantivas de acordo com seu tipo.
  • Utilizar a argumentação oral para explicar e defender escolhas analíticas.
  • Promover a interação e o trabalho colaborativo em grupo.
  • Desenvolver habilidades de análise linguística e crítica textual.

Conteúdo Programático

A exploração das orações subordinadas substantivas apresenta-se como um conteúdo fundamental no último ano do Ensino Médio, dado seu papel crucial na compreensão e produção textual avançada. O foco desta atividade será nas seis diferentes tipos de orações subordinadas substantivas: subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa e apositiva. O estudo detalhado de cada tipo encontrará aplicação prática na análise de textos reais, promovendo assim uma aprendizagem significativa e contextualizada.

  • Definição de orações subordinadas substantivas
  • Características e funções das orações subordinadas substantivas subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas
  • Identificação e classificação de orações subordinadas substantivas em textos
  • Debate e argumentação sobre as classificações aplicadas

Metodologia

A atividade 'Caça às Subordinadas: A Expedição' adotará uma abordagem metodológica baseada em atividades práticas ('mão-na-massa') e aprendizagem baseada em jogos, incentivando a interação direta dos alunos com o conteúdo e entre si. Por meio da distribuição de textos variados e marcadores coloridos, os estudantes serão estimulados a engajar-se ativamente na análise sintática, transformando a teoria em prática de maneira dinâmica e divertida. O debate subsequente funcionará como uma oportunidade para reflexão coletiva, mediação do conhecimento e esclarecimento de dúvidas, com o professor atuando como facilitador desse processo de aprendizagem cooperativa.

  • Distribuição de materiais e formação das equipes
  • Análise e marcação dos textos com base nas orientações fornecidas
  • Preparação e apresentação das análises pelas equipes
  • Mediação de um debate pelo professor para discussão das classificações
  • Feedback coletivo e esclarecimento de dúvidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída ao longo de 6 horas, subdivididas em duas sessões de 3 horas cada. Na primeira sessão, ocorrerá a explicação das regras, distribuição dos materiais, formação das equipes e início da análise dos textos. Na segunda sessão, as equipes concluirão suas análises, prepararão e realizarão suas apresentações, seguidas de debate e feedback.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação das orações subordinadas substantivas
  • Aula 2: Continuação do estudo teórico e início da análise de textos
  • Aula 3: Análise detalhada dos textos e marcação das orações
  • Aula 4: Preparação das apresentações das análises
  • Aula 5: Apresentações das equipes e início do debate
  • Aula 6: Conclusão do debate e feedback geral

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada nas competências analíticas, colaborativas e comunicativas demonstradas pelos alunos ao longo do processo. Serão considerados os seguintes critérios: precisão na identificação e classificação das orações subordinadas substantivas, qualidade e clareza da argumentação oral durante as apresentações, contribuição para o trabalho em equipe e participação ativa no debate. Cada um desses aspectos será pontuado, resultando em uma avaliação quantitativa complementada por feedback qualitativo visando ao aprimoramento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento eficaz da atividade, serão necessários textos variados contendo exemplos de orações subordinadas substantivas, marcadores coloridos para a classificação das orações, quadro branco ou flip-chart para anotações durante o debate, acesso à internet para consultas adicionais e material de suporte teórico sobre sintaxe da língua portuguesa.

  • Textos variados para análise
  • Marcadores coloridos
  • Quadro branco ou flip-chart
  • Acesso à internet
  • Material de apoio teórico

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo