Caça-Frases: Aventura Sintática

Desenvolvida por: Sabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Estrutura frasal e sintaxe

A atividade 'Caça-Frases: Aventura Sintática' foi desenvolvida para alunos do 3º ano do Ensino Médio com o intuito de promover um aprendizado dinâmico e colaborativo sobre a estrutura frasal e a sintaxe da Língua Portuguesa. Os alunos serão divididos em grupos e receberão conjuntos de cartões com palavras embaralhadas. O objetivo principal é que os grupos formem frases gramaticalmente corretas e identifiquem elementos sintáticos fundamentais como sujeito, predicado, objetos e adjuntos. A cada frase correta, o grupo acumula pontos e, ao final da atividade, o time com maior pontuação será recompensado, estimulando assim a competição amigável e a colaboração. Durante toda a atividade, os alunos irão aplicar conceitos teóricos em situações práticas, desenvolver habilidades críticas de análise sintática e melhorar sua capacidade de trabalhar em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo principal aprimorar a habilidade dos alunos em identificar e compreender os componentes básicos da sintaxe, como sujeito e predicado, por meio de exercícios práticos de construção de frases. Além disso, busca-se incrementar a capacidade dos alunos de aplicar em situações práticas o conhecimento teórico adquirido, promovendo assim uma compreensão mais profunda e significativa da estrutura da linguagem.

  • Compreender a estrutura frasal da língua portuguesa.
  • Identificar os principais elementos sintáticos nas frases.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Analisar e interpretar criticamente textos, reconhecendo a função da linguagem para construir sentidos.
  • EM13LP18: Aplicar conhecimentos linguísticos à construção de sentidos na leitura e escrita, em situações cotidianas e de aprendizagem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula foca na prática da identificação e construção dos componentes frasais. Os alunos irão exercitar a montagem de frases corretas, identificando elementos como sujeito e predicado, além de trabalhar com objetos e adjuntos. Este conteúdo, promovendo uma interação constante entre teoria e prática, é essencial para desenvolver a competência comunicativa dos alunos.

  • Construção de frases gramaticalmente corretas.
  • Identificação de sujeito e predicado.
  • Reconhecimento de objetos e adjuntos.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade é pedagógica e participativa, envolvendo a colaboração em grupo e a competição saudável. Os alunos trabalharão coletivamente para solucionar os desafios linguísticos propostos, o que promove a aprendizagem ativa e incentivará a participação. A metodologia aplicada visa consolidar o conhecimento de forma prática e divertida.

  • Divisão de grupos para realização de atividade prática.
  • Uso de cartões com palavras embaralhadas.
  • Recompensa para o grupo vencedor como incentivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está bem estruturado para ser realizado em quatro sessões de 50 minutos cada, totalizando quatro horas. Ele inclui introdução teórica, atividade prática e revisão, proporcionando uma progressão equilibrada e eficaz do ensino. Cada sessão tem um foco específico para otimizar a compreensão dos conceitos apresentados.

  • Aula 1: Introdução à sintaxe e divisão de grupos.
  • Aula 2: Atividade prática de montagem de frases.
  • Aula 3: Correção coletiva e discussão dos resultados.
  • Aula 4: Revisão e premiação dos grupos vencedores.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita por meio da observação contínua durante a atividade e pela análise dos pontos acumulados ao formar frases corretas. Os critérios incluem a precisão na identificação dos elementos sintáticos, a colaboração entre os membros do grupo e a habilidade de formar frases coerentes. Exemplos de boas práticas incluem formar corretamente uma frase com sujeito, verbo e complemento, demonstrando compreensão clara do que são objetos e adjuntos. Além dos pontos, feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos para reforçar conceitos e incentivar o engajamento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto específico de materiais, que facilitarão o desenvolvimento dos exercícios e manterão os alunos engajados. Esses recursos incluem cartões de palavras, cronômetro, quadros brancos e premiações, todos fundamentais para garantir o sucesso da atividade e a interação dos alunos.

  • Cartões com palavras embaralhadas.
  • Cronômetro para controlar o tempo das atividades.
  • Quadros brancos e marcadores para correções coletivas.
  • Prêmios para os grupos vencedores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo