Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar e debater temas cruciais de preconceito e representatividade no Brasil, por meio da exibição de um filme ou documentário. Seguido pela exibição, será realizado um debate orientado pelo professor para discutir as principais questões e reflexões suscitadas. Posteriormente, os alunos deverão escrever uma resenha crítica, integrando as discussões do debate com suas próprias reflexões e análises. Este processo estimula a aplicação de habilidades críticas e reflexivas ligadas às realidades sociais, históricas e culturais, promovendo um profundo entendimento dos mecanismos de produção cultural e suas relações com as estruturas de poder e representatividade na sociedade brasileira.
O objetivo primordial desta atividade é fomentar nos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão crítica sobre temas de preconceito e representatividade no Brasil, por meio de metodologias ativas de aprendizagem. Pretende-se incentivar a reflexão sobre como as narrativas de mídia são construídas e o papel que desempenham na formação de opiniões e atitudes. Os alunos aprenderão a relacionar o conteúdo do filme ou documentário exibido com seus contextos sócio-historicos de produção, ampliando suas capacidades de análise crítica e argumentação, bem como a habilidade de expressar suas ideias e pontos de vista de forma coerente e fundamentada.
O conteúdo desta atividade perpassará o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e argumentação, enfatizando a importância de compreender os filmes e documentários não apenas como fontes de entretenimento, mas como veículos de mensagens e representações que refletem e influenciam a sociedade. Os alunos serão incentivados a explorar as dimensões históricas, culturais e sociais presentes nos materiais audiovisuais escolhidos, além de discutir os mecanismos de preconceito e as formas de representatividade no contexto brasileiro.
Esta atividade será guiada pela metodologia ativa, focando na participação direta dos alunos através da visualização crítica de um filme ou documentário, seguida de um debate orientado e finalizando com a produção de uma resenha crítica. O professor atuará como facilitador, provendo o contexto necessário e orientando as discussões para garantir que todos os pontos de vista sejam explorados. Essa abordagem promove o envolvimento dos alunos com o material de forma mais significativa, incentivando a reflexão, análise e expressão de seus pensamentos e conclusões de forma construtiva.
A organização do tempo será distribuída em duas etapas principais ao longo de quatro aulas de 20 minutos, garantindo um engajamento eficaz e aprendizado profundo sobre os temas abordados.
A avaliação desta atividade será fundamentada na participação efetiva dos alunos durante o debate, bem como na qualidade e profundidade de suas resenhas críticas. Serão avaliados critérios como clareza, coerência, capacidade de argumentação, e a habilidade de vincular as discussões do debate com as reflexões pessoais na resenha. Esta metodologia visa não apenas a avaliar conhecimentos técnicos, mas também habilidades analíticas, críticas e de escrita.
Para a realização desta atividade, serão necessários um espaço adequado para a contextualização do filme ou documentário, nesse caso, a sala de aula, com recursos aos materiais: quadro, piloto e apagador , além de materiais de apoio para o debate e escrita do tema proposto.
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