Construindo Notícias: Da Pesquisa ao Jornal

Desenvolvida por: Elizan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção e Análise de Mídia

Nesta atividade prática, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão encarregados de criar um jornal escolar. O projeto envolverá várias etapas, começando pela formação de grupos, cada um responsável por uma editoria específica: local, nacional, internacional, cultura, esportes. Os alunos realizarão pesquisas para coletar informações relevantes e atuais, entrevistarão membros da comunidade escolar para obter perspectivas diversas, redigirão artigos informativos e opinativos, e projetarão os layouts das páginas de suas editorias. Para concluir, os grupos apresentarão suas páginas do jornal e defenderão suas escolhas editoriais e de design em uma roda de debate. Esta atividade propõe um aprendizado dinâmico e interativo, permitindo aos alunos aplicar na prática conceitos de jornalismo, design gráfico, pesquisa, redação e oratória. Além disso, estimula o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidades argumentativas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento de habilidades críticas de mídia entre os alunos, aprimorando sua capacidade de pesquisar, analisar e produzir conteúdo jornalístico. Visa também promover a colaboração e a comunicação eficiente dentro dos grupos, estimulando a organização e a síntese de informações, além de incentivar a expressão de pontos de vista de forma articulada, coesa e respeitosa. Essa experiência prática possibilita aos alunos compreenderem os processos de criação midiática, promovendo não só um entendimento mais aprofundado sobre as diversas áreas abrangidas pelas editorias, mas também sobre o impacto da mídia na sociedade.

  • Desenvolver habilidades críticas de análise e produção de mídia.
  • Aprimorar a capacidade de pesquisa, organização e síntese de informações.
  • Estimular a colaboração e comunicação eficaz dentro de uma equipe.
  • Promover a expressão de opiniões de forma respeitosa e coerente.
  • Compreender o impacto da mídia na sociedade.

Conteúdo Programático

A atividade cobre diversos aspectos relacionados à mídia e comunicação, desde o jornalismo até o design gráfico. Os alunos explorarão técnicas de pesquisa e entrevista para coletar informações, aprenderão sobre redação jornalística e opinativa, além de se envolverem no processo criativo de design e layout de suas páginas. A cada passo, refletirão sobre a ética jornalística e o papel da mídia na sociedade, discutindo temas como veracidade das informações, viés, e a influência da mídia no público.

  • Técnicas de pesquisa e coleta de informação.
  • Redação jornalística e opinativa.
  • Design gráfico e layout para mídias impressas.
  • Ética jornalística e viés de mídia.
  • Reflexão sobre o papel da mídia na sociedade.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate', esta atividade promove um aprendizado prático e reflexivo. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo se torna responsável por uma editoria, realizando todas as etapas da elaboração de um jornal. As discussões em grupo para selecionar matérias e o design incentiva a construção coletiva de conhecimento, enquanto a roda de debate final oferece um espaço para articulação de argumentos, negociação de ideias e críticas construtivas entre os participantes.

  • Divisão em grupos com diferentes editorias.
  • Pesquisa e entrevistas como base para os artigos.
  • Redação e revisão colaborativa dos textos.
  • Criação de layout utilizando ferramentas de design.
  • Roda de debate para apresentação e defesa das escolhas editoriais.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser concluída em 3 horas, distribuídas em 6 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com uma introdução sobre o projeto e formação dos grupos. As próximas aulas focarão na pesquisa, coleta de informações e entrevistas. A redação e o design do jornal serão realizados nas subsequente, culminando na última aula com a apresentação das páginas e a roda de debate.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Pesquisa e coleta de dados. Início das entrevistas.
  • Aula 4: Continuação das entrevistas e início da redação dos artigos.
  • Aula 5: Finalização dos artigos e início do design das páginas.
  • Aula 6: Conclusão do design e preparação para a roda de debate.
  • Aula 7: Apresentação dos trabalhos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: qualidade jornalística e criatividade dos artigos, clareza e apelo visual do layout das páginas, habilidade de trabalhar em equipe, profundidade e validade das pesquisas realizadas, e a eficiência na defesa das escolhas editoriais e de design durante a roda de debate. Cada critério será pontuado, resultando em uma nota final que refletirá o desempenho do grupo em todas as fases do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, os alunos necessitarão de acesso a computadores com software de processamento de texto e design gráfico, acesso à internet para pesquisa, gravadores para as entrevistas (ou dispositivos móveis com essa capacidade), papel, canetas e materiais de artes para prototipagem manual dos layouts, além de espaços adequados para a realização das entrevistas e debates.

  • Computadores com software de processamento de texto e design gráfico.
  • Acesso à Internet.
  • Gravadores ou dispositivos móveis.
  • Papel, canetas e materiais de artes.
  • Espaço para entrevistas e debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo