Construtores de Sentenças: Desafio de Sintaxe

Desenvolvida por: Jonata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sintaxe e construção de sentenças

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão instigados a refletir e aplicar seus conhecimentos sobre a sintaxe da língua portuguesa por meio de uma atividade prática e lúdica. A atividade 'Construtores de Sentenças: Desafio de Sintaxe' consistirá em um jogo em que os alunos, divididos em grupos, receberão cartões com palavras variadas, como substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, entre outras categorias gramaticais. Sob a pressão do tempo, os estudantes deverão compor sentenças que sejam não apenas coerentes e gramaticalmente corretas, mas que também apresentem uma certa complexidade estrutural. Após o período de montagem, previsto para ser rápido, cada grupo apresentará suas sentenças aos colegas, propiciando um momento de análise coletiva e discussão sobre a estrutura sintática. O jogo tem como objetivo afiar a percepção dos estudantes quanto à formação de sentenças em português, bem como estimular a habilidade de criticar construções linguísticas, propondo e aceitando sugestões de melhoria. Este tipo de atividade incentiva a aprendizagem ativa, a colaboração e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em consolidar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura sintática da língua portuguesa, estimulando o reconhecimento e a aplicação de suas regras de formação. Busca-se, com isso, desenvolver habilidades de análise, síntese e correção de sentenças, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e debater de forma construtiva. Adicionalmente, a atividade pretende oferecer aos alunos uma oportunidade de praticar o raciocínio rápido e a criatividade linguística, aspectos fundamentais para a fluidez da escrita e para o aprimoramento da competência comunicativa dos estudantes.

  • Compreender e aplicar as regras da sintaxe na língua portuguesa
  • Desenvolver habilidades analíticas para a correta formação de sentenças
  • Fomentar a criatividade e o raciocínio rápido na construção textual
  • Promover o trabalho colaborativo e o debate crítico entre os alunos
  • Aprimorar a competência comunicativa dos estudantes por meio da prática escrita

Habilidades Específicas BNCC

  • (EM13LGG101) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando seus repertórios e desenvolvendo atitudes e procedimentos necessários para o exercício crítico da cidadania.
  • (EM13LGG102) Compreender e analisar processos de produção e condições de circulação de discursos em diferentes linguagens, mídias e espaços de convivência, reconhecendo posições de sujeito, destinatários, finalidades, pontos de vista e argumentos implícitos e explícitos.
  • (EM13LGG704) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fóruns, debates, campanhas, peças publicitárias e outros gêneros do jornalismo impresso e digital, em diferentes níveis de formalidade e registro.
  • (EM13LP26) Fazer uso consciente e reflexivo de estratégias de planejamento, execução, revisão e edição de texto, considerando a situação comunicativa e o gênero do discurso.
  • (EM13LP46) Utilizar conhecimentos sobre a língua e seus usos para solucionar dúvidas de vocabulário e gramática na compreensão e na produção de textos.

Conteúdo Programático

O plano de aula proposto para 'Construtores de Sentenças: Desafio de Sintaxe' introduz uma abordagem dinâmica para a compreensão e o uso da sintaxe. É uma oportunidade para os alunos aplicarem os conceitos estudados em uma atividade que exige rapidez e precisão linguística. Ao construir sentenças com os cartões fornecidos, os alunos revisitarão estruturas sintáticas, aprenderão a evitar erros comuns e reconhecerão a importância da ordem das palavras na clareza da comunicação.

  • Regras de formação de sentenças na língua portuguesa
  • Classificação e função das palavras nas sentenças
  • Construção e análise de sentenças complexas
  • Revisão de erros sintáticos comuns
  • Importância da ordem das palavras e pontuação

Metodologia

A aplicação prática de uma metodologia ativa é essencial neste plano de aula e será implementada por meio do jogo de montagem de sentenças. Esta estratégia fomenta a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, permitindo que coloquem em prática a teoria estudada de maneira colaborativa e instigante, fortalecendo o aprendizado por meio da experimentação e do diálogo.

  • Divisão da classe em pequenos grupos para promover a interação
  • Utilização de cartões com palavras categorizadas para a montagem de sentenças
  • Restrições de tempo para a montagem das sentenças, incentivando a agilidade
  • Apresentação das sentenças pelos grupos com subsequente análise coletiva
  • Discussão em grupo para sugerir melhorias nas construções sintáticas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 4 horas, distribuídas em aulas de 50 minutos. Esta estrutura permite dedicar tempo suficiente para explicação das regras, formação dos grupos, montagem de sentenças, análise e discussão das construções e feedback final para cada grupo.

  • Aula 1: Explanação dos objetivos e fundamentos da atividade; divisão dos grupos
  • Aula 2: Distribuição dos cartões e início do jogo de montagem de sentenças
  • Aula 3: Continuação da montagem de sentenças e início das apresentações
  • Aula 4: Conclusão das apresentações e discussão coletiva das sentenças criadas
  • Aula 5: Feedback final e reflexão coletiva sobre os aprendizados da atividade

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, baseada na eficiência e criatividade na criação das sentenças, bem como na capacidade do grupo de analisar e discutir as sentenças de maneira construtiva. Em cada etapa, será observada a colaboração entre os membros do grupo, o uso das estruturas sintáticas estudadas e a originalidade das sentenças. A qualidade das argumentações durante a análise das sentenças também será um critério importante para a avaliação, permitindo aos alunos refletirem sobre como eles absorveram e aplicaram os conceitos teóricos em uma prática significativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluirão materiais impressos como cartões com as palavras categorizadas, relógios ou cronômetros para o monitoramento do tempo e quadro negro ou branco para anotações que apoiem as discussões e análises. O uso de recursos visuais e táteis é importante para envolver os alunos e mantê-los engajados ao longo do jogo.

  • Cartões coloridos com palavras de diferentes categorias gramaticais
  • Relógio ou cronômetro para fazer a gestão do tempo
  • Quadro negro ou branco com marcadores para anotações dos grupos
  • Fichas de feedback para que cada aluno possa avaliar as sentenças dos colegas
  • Cópias das regras do jogo e da atividade para cada grupo

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