Construtores de Sentidos

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Semântica e Interpretação de Texto

Esta atividade, intitulada 'Construtores de Sentidos', tem como objetivo empregar a semântica e a interpretação textual de maneira coletiva e colaborativa entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A dinâmica inicia com o professor inserindo uma frase no quadro que servirá como base para uma história a ser construída coletivamente. Cada aluno, por vez, será incitado a adicionar uma nova frase, ponderando sobre os elementos de coesão e coerência textual, para que a história se desenvolva de forma lógica e intrigante. O exercício não somente fomenta a criatividade dos estudantes, como também enfatiza a relevância das escolhas lexicais e das estruturas sintáticas na articulação de ideias e significados. Concluída esta fase, a turma debaterá as distintas interpretações que a história coletiva pode assumir, fundamentando-se nas decisões lexicais e estruturais tomadas, proporcionando um aprofundamento na compreensão da construção de texto e significado. Esta metodologia ativa permite que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem, estimulando a reflexão e a análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular a habilidade dos alunos do 3º ano do Ensino Médio na interpretação textual e na compreensão semântica, usando a construção colaborativa de histórias como ferramenta. Através desta dinâmica, os estudantes serão incentivados a pensar criticamente sobre o uso de palavras e estruturas na formulação de idéias e na coerência textual, reconhecendo a importância de cada escolha na comunicação eficaz. Além disso, a atividade visa desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe, considerando a diversidade de interpretações e significados que um texto pode apresentar.

  • Desenvolver a compreensão semântica e a habilidade de interpretação textual.
  • Estimular a criatividade na construção de narrativas coletivas.
  • Refletir sobre a importância das escolhas lexicais na comunicação.
  • Promover a coesão e a coerência em textos construídos coletivamente.
  • Aplicar o conhecimento em análise linguística na prática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar, discutir, produzir e socializar, com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), textos de diferentes gêneros e domínios (artístico, científico, jornalístico, publicitário, entre outros), que circulam em mídias impressas ou digitais, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e o efeito de sentido desejado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange temas essenciais para compreensão e produção textual, como a semântica, coesão e coerência, além da análise e produção de narrativas. Durante a atividade, os alunos praticarão a articulação de ideias de forma coesa, promovendo uma reflexão profunda sobre a escolha das palavras e a estrutura das frases no contexto de uma narrativa coletiva. Este conteúdo visa equipar os estudantes com ferramentas analíticas e criativas para entender e aplicar conceitos linguísticos na prática.

  • Semântica e escolha lexical
  • Elementos de coesão e coerência textual
  • Construção de narrativas
  • Análise linguística e interpretação de texto
  • Metodologias ativas para aprendizagem colaborativa

Metodologia

A metodologia desta atividade enfatiza uma abordagem prática e interativa para a aprendizagem, adotando princípios de metodologias ativas. Através da construção coletiva de narrativas, os alunos serão incentivados a contribuir ativamente para o desenvolvimento da história, aplicando conceitos de semântica, coesão e coerência em tempo real. A discussão em classe sobre as diferentes interpretações da história final permitirá uma troca rica de perspectivas, reforçando a compreensão dos conceitos aplicados. Essa abordagem prática visa não somente ensinar, mas também engajar os estudantes na aplicação do conhecimento teórico em contextos reais.

  • Construção colaborativa de narrativas
  • Análise e discussão em grupo das narrativas criadas
  • Aplicação de conceitos linguísticos na construção textual
  • Uso do quadro e de recursos digitais para facilitar a visualização e edição da história

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será introduzida a dinâmica e iniciada a construção da história. A segunda aula será dedicada à continuação da construção da narrativa e à posterior discussão sobre as escolhas lexicais e estruturas sintáticas empregadas.

  • Aula 1: Introdução e início da construção da história.
  • Aula 2: Continuação da narrativa e discussão sobre as escolhas linguísticas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a construção e discussão da narrativa. Será considerado o empenho em aplicar conceitos de semântica, coesão e coerência de forma criativa e pertinente. Além disso, a capacidade de análise crítica nas discussões sobre as diferentes interpretações da história construída coletivamente também será avaliada. Exemplos de contribuições significativas e reflexões pertinentes sobre o processo de construção da narrativa serão valorizados, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será utilizado o quadro para a escrita inicial da história e registro subsequente das contribuições dos alunos. Recursos digitais, como um documento compartilhado online, podem ser empregados para facilitar a visualização e edição coletiva da história, permitindo uma interação dinâmica e inclusiva entre os alunos. Outros materiais didáticos, como livros de gramática e dicionários, estarão disponíveis para consultas sobre semântica, coesão, e coerência textual.

  • Quadro tradicional ou digital
  • Documento compartilhado online para edição coletiva da história
  • Livros de gramática e dicionários
  • Computadores ou tablets (se disponível)
  • Projetor multimídia (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo