Esta atividade se propõe a explorar a escrita criativa e a revisão textual a partir do uso de softwares de Inteligência Artificial (IA). Inicialmente, os alunos serão incentivados a escrever um breve texto narrativo sobre temas de sua escolha. Após a composição, os textos serão submetidos a softwares de IA para análise de gramática, coesão e coerência. Os feedbacks fornecidos pelas ferramentas de IA serão estudados, e os alunos deverão revisar seus textos levando em consideração as sugestões. Este processo de revisão será realizado algumas vezes para que os estudantes possam perceber como pequenas alterações podem impactar significativamente a qualidade do texto. O objetivo é que os alunos compreendam o potencial das ferramentas de IA como auxiliares na escrita, bem como reconheçam a importância do olhar crítico humano na avaliação das sugestões fornecidas pela tecnologia. A atividade será concluída com uma reflexão coletiva sobre a experiência, discutindo os aspectos em que a IA auxilia no processo de aprendizagem e escrita e aqueles em que o discernimento humano se faz necessário.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita criativa e revisão textual nos alunos, utilizando recursos tecnológicos contemporâneos como ferramentas de auxílio. Além disso, busca-se promover o pensamento crítico em relação às sugestões automatizadas por softwares de Inteligência Artificial, estimulando a reflexão sobre a importância da intervenção humana no processo de revisão textual. A atividade visa ainda familiarizar os alunos com as tecnologias de IA aplicadas à escrita, proporcionando uma compreensão prática de como essas ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a qualidade dos textos produzidos.
O conteúdo programático desta atividade abrange o processo de escrita criativa, focando na produção de textos narrativos, bem como na revisão textual com o auxílio de tecnologias de Inteligência Artificial. Pretende-se que os alunos compreendam os aspectos fundamentais da gramática, coesão e coerência textual, e se familiarizem com as ferramentas de IA disponíveis para auxiliar na revisão de textos. A atividade propõe uma abordagem prática para o aprimoramento da escrita, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade promove uma abordagem onde os alunos são estimulados a se envolver ativamente no processo de aprendizado, tanto na fase inicial de escrita quanto na revisão textual com o auxílio de IA. Incentiva-se que os estudantes atuem como agentes principais de seu aprendizado, explorando os recursos tecnológicos disponíveis e aplicando as sugestões de melhoria nos seus textos, em um processo iterativo de aprimoramento continuado.
A atividade será executada em duas aulas, tendo um total de 2 horas. A primeira aula será dedicada à escrita dos textos e à primeira revisão com o auxílio da IA. A segunda aula focará nas etapas subsequentes de revisão e na reflexão coletiva final.
A avaliação será formativa e processual, levando em consideração a participação ativa do aluno durante todo o processo de escrita, revisão e reescrita dos textos. A qualidade da evolução do texto será avaliada, bem como a capacidade de incorporar efetivamente as sugestões fornecidas pela IA. A participação na reflexão coletiva e a capacidade de articular compreensões sobre as potencialidades e limitações da IA na aprendizagem da língua portuguesa também serão critérios importantes. Será dada ênfase ao esforço, ao engajamento e ao desenvolvimento crítico do aluno em relação ao próprio processo de aprendizado.
Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e softwares de IA para análise textual. Recomenda-se a seleção prévia de ferramentas adequadas à revisão de gramática, coesão e coerência, que ofereçam feedbacks claros e construtivos. O acesso a materiais de apoio sobre escrita criativa e análise textual também será útil para orientar os alunos durante o processo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula