Cria e Recria: Transformando Textos com IA

Desenvolvida por: Anders… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita criativa e revisão textual com auxílio da Inteligência Artificial

Esta atividade se propõe a explorar a escrita criativa e a revisão textual a partir do uso de softwares de Inteligência Artificial (IA). Inicialmente, os alunos serão incentivados a escrever um breve texto narrativo sobre temas de sua escolha. Após a composição, os textos serão submetidos a softwares de IA para análise de gramática, coesão e coerência. Os feedbacks fornecidos pelas ferramentas de IA serão estudados, e os alunos deverão revisar seus textos levando em consideração as sugestões. Este processo de revisão será realizado algumas vezes para que os estudantes possam perceber como pequenas alterações podem impactar significativamente a qualidade do texto. O objetivo é que os alunos compreendam o potencial das ferramentas de IA como auxiliares na escrita, bem como reconheçam a importância do olhar crítico humano na avaliação das sugestões fornecidas pela tecnologia. A atividade será concluída com uma reflexão coletiva sobre a experiência, discutindo os aspectos em que a IA auxilia no processo de aprendizagem e escrita e aqueles em que o discernimento humano se faz necessário.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita criativa e revisão textual nos alunos, utilizando recursos tecnológicos contemporâneos como ferramentas de auxílio. Além disso, busca-se promover o pensamento crítico em relação às sugestões automatizadas por softwares de Inteligência Artificial, estimulando a reflexão sobre a importância da intervenção humana no processo de revisão textual. A atividade visa ainda familiarizar os alunos com as tecnologias de IA aplicadas à escrita, proporcionando uma compreensão prática de como essas ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a qualidade dos textos produzidos.

  • Desenvolver a escrita criativa através da composição de textos narrativos.
  • Utilizar softwares de Inteligência Artificial para auxiliar na revisão gramatical, coesão e coerência dos textos.
  • Implementar feedbacks de IA na reescrita de textos para melhorar a qualidade textual.
  • Estimular a capacidade crítica dos alunos frente às sugestões automatizadas por ferramentas de IA.
  • Refletir coletivamente sobre as potencialidades e limitações da tecnologia de IA na aprendizagem da língua portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP08: Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o processo de escrita criativa, focando na produção de textos narrativos, bem como na revisão textual com o auxílio de tecnologias de Inteligência Artificial. Pretende-se que os alunos compreendam os aspectos fundamentais da gramática, coesão e coerência textual, e se familiarizem com as ferramentas de IA disponíveis para auxiliar na revisão de textos. A atividade propõe uma abordagem prática para o aprimoramento da escrita, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Escrita criativa e composição de textos narrativos.
  • Revisão textual com ênfase em gramática, coesão e coerência.
  • Uso de softwares de IA como ferramentas de apoio à escrita.
  • Análise crítica das sugestões fornecidas por IA na revisão de textos.
  • Reflexão coletiva sobre a utilização de IA na aprendizagem da língua portuguesa.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade promove uma abordagem onde os alunos são estimulados a se envolver ativamente no processo de aprendizado, tanto na fase inicial de escrita quanto na revisão textual com o auxílio de IA. Incentiva-se que os estudantes atuem como agentes principais de seu aprendizado, explorando os recursos tecnológicos disponíveis e aplicando as sugestões de melhoria nos seus textos, em um processo iterativo de aprimoramento continuado.

  • Escrita individual de textos narrativos.
  • Análise e revisão dos textos com auxílio de softwares de IA.
  • Reescrita dos textos baseada nos feedbacks recebidos.
  • Discussão e reflexão coletiva sobre o processo de revisão e as contribuições da IA.
  • Avaliação crítica da experiência e das ferramentas utilizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas, tendo um total de 2 horas. A primeira aula será dedicada à escrita dos textos e à primeira revisão com o auxílio da IA. A segunda aula focará nas etapas subsequentes de revisão e na reflexão coletiva final.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e escrita dos textos narrativos. Introdução ao software de IA para revisão textual.
  • Aula 2: Continuação da revisão dos textos, reescrita e reflexão coletiva sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, levando em consideração a participação ativa do aluno durante todo o processo de escrita, revisão e reescrita dos textos. A qualidade da evolução do texto será avaliada, bem como a capacidade de incorporar efetivamente as sugestões fornecidas pela IA. A participação na reflexão coletiva e a capacidade de articular compreensões sobre as potencialidades e limitações da IA na aprendizagem da língua portuguesa também serão critérios importantes. Será dada ênfase ao esforço, ao engajamento e ao desenvolvimento crítico do aluno em relação ao próprio processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e softwares de IA para análise textual. Recomenda-se a seleção prévia de ferramentas adequadas à revisão de gramática, coesão e coerência, que ofereçam feedbacks claros e construtivos. O acesso a materiais de apoio sobre escrita criativa e análise textual também será útil para orientar os alunos durante o processo.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de IA para análise textual.
  • Materiais de apoio sobre escrita criativa e revisão textual.
  • Registro para anotações e reflexões individuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo