A atividade 'Debate Visual-Inclusivo: As Figuras nas Imagens' foi concebida para estimular a análise crítica e a interpretação discursiva de formas visuais de comunicação através da identificação de figuras de linguagem em imagens e vídeos. Cada grupo de alunos deve apresentar uma peça visual, destacando as figuras de linguagem que conseguem localizar, e em seguida, conduzir um debate onde as interpretações e ideologias subjacentes a essas imagens sejam discutidas. Além disso, a atividade promove a inclusão, utilizando ferramentas tecnológicas que permitem a participação de estudantes com deficiência visual, garantindo que todos possam contribuir com suas análises críticas. Com isso, busca-se desenvolver habilidades fundamentais de interpretação e produção discursiva, essenciais para a formação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento das habilidades críticas dos alunos para interpretar e analisar discursos visuais nas diversas formas de mídia. Através da prática de identificar figuras de linguagem, os alunos são encorajados a aplicar o conhecimento teórico adquirido em situações práticas, permitindo uma compreensão mais detalhada do uso das linguagens visuais e seus significados. Adicionalmente, a atividade visa fomentar a capacidade de argumentação e apresentação de ideias de forma estruturada, essencial para o desenvolvimento contínuo das competências comunicativas.
O conteúdo programático da atividade é centralizado na análise de figuras de linguagem como metáfora, metonímia, personificação e ironia em representações visuais. Ao identificar essas figuras, os alunos serão capazes de mapear as diferentes interpretações possíveis que uma imagem ou vídeo pode suscitar. Isso também envolve a discussão de como tais representações são usadas para transmitir ideologias e moldar percepções sociais, estimulando um olhar crítico sobre os conteúdos midiáticos consumidos diariamente.
A metodologia desta atividade está centrada em um processo de aprendizagem colaborativo e inclusivo, onde os alunos, organizados em grupos, escolhem uma peça visual (imagem ou vídeo) para análise. Posteriormente, eles devem identificar e discutir as figuras de linguagem presentes, contextualizando suas interpretações com embasamento teórico. Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como softwares de descrição para deficientes visuais, garante-se que todos os alunos tenham iguais condições de participação, fomentando uma aprendizagem acessível e integrada.
O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em um único encontro, com duração total de 2 horas. Nesse período, os alunos terão tempo adequado para preparar suas apresentações, participar do debate e refletir sobre as análises feitas. A divisão das etapas permite uma condução fluida e dinâmica da aula, potencializando a discussão e a participação ativa de todos.
A avaliação dos alunos será baseada em sua participação ativa durante toda a atividade, a qualidade das análises apresentadas e a capacidade de argumentação no debate. Serão considerados critérios como a clareza na identificação das figuras de linguagem, a coerência nas interpretações dadas e o embasamento teórico ao sustentar suas opiniões. Exemplos de avaliação incluem: verificar se os alunos foram capazes de identificar corretamente as figuras de linguagem, se conseguiram contextualizar suas análises com exemplos teóricos e se participaram de forma colaborativa e respeitosa no debate.
A atividade utiliza uma gama de recursos que envolvem desde a mídia multimodal até ferramentas inclusivas, assegurando que todos os alunos possam participar plenamente das discussões. Isso inclui o uso de softwares de descrição de imagens para alunos com deficiência visual, além de dispositivos audiovisuais que suportem a apresentação das peças visuais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula