Desvendando os Discursos por Trás das Mídias

Desenvolvida por: Mario … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise crítica de discursos midiáticos

Esta atividade tem como propósito fomentar a análise crítica dos discursos veiculados pelas mídias, trazendo à tona preconceitos, visões de mundo e ideologias presentes em tais discursos. Os alunos realizarão uma investigação pré-aula sobre diferentes tipos de conteúdo midiático, identificando elementos que refletem e reforçam preconceitos sociais e ideológicos. Durante a aula, cada aluno terá a oportunidade de apresentar suas análises e participar de discussões em grupo, permitindo o intercâmbio de perspectivas e a ampliação do entendimento crítico sobre o papel das mídias na sociedade contemporânea. A atividade culmina com uma intervenção prática, onde os alunos irão produzir campanhas ou textos que visam desconstruir os preconceitos identificados, utilizando suas habilidades linguísticas para promover uma comunicação mais inclusiva e democrática.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade visa desenvolver uma compreensão crítica das narrativas midiáticas, enfatizando a importância de analisar discursos para identificar ideologias subtis e preconceitos implícitos. Através do processo de estudo e apresentação de análises, os alunos terão a oportunidade de exercitar suas habilidades argumentativas, artísticas e linguísticas, ganhando confiança no uso de diferentes linguagens para expressar ideias e estimular mudanças de percepção.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de discursos midiáticos.
  • Estimular a identificação de preconceitos em conteúdos de mídia.
  • Fomentar a capacidade de criar campanhas que promovam uma visão de mundo mais inclusiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma gama de tópicos que fornecem a base para a análise crítica dos discursos midiáticos. Os alunos explorarão os conceitos e ferramentas necessários para identificar preconceitos sociais e ideológicos, aprendendo a desconstruí-los através de práticas discursivas inovadoras. Além disso, essa abordagem permitirá o desenvolvimento de uma compreensão holística do papel das mídias na construção e perpetuação de visões de mundo.

  • Definição e tipos de discursos midiáticos.
  • Identificação de preconceitos e ideologias em discursos.
  • Técnicas de análise crítica de mídia.
  • Metodologias de desconstrução discursiva.

Metodologia

A metodologia adotada privilegia uma abordagem participativa, onde os alunos atuam como pesquisadores e críticos dos materiais midiáticos. Os debates em grupos são facilitados para promover o diálogo e a troca de ideias, enquanto a criação de campanhas e textos críticos oferece uma prática prática de aplicação do conhecimento adquirido. Recursos visuais e audiovisuais suportam o processo de ensino-aprendizagem ao longo de toda a atividade.

  • Análise pré-aula de conteúdos midiáticos.
  • Apresentações orais em grupo.
  • Discussão em grupos sobre influência midiática.
  • Criação de campanhas antidiscriminatórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para proporcionar um equilíbrio adequado entre as atividades de análise, discussão e criação prática dos alunos. No primeiro encontro, a ênfase está em apresentar e discutir as análises individuais. No segundo encontro, o foco se desloca para a criação de campanhas, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos discutidos e desenvolver recursos expressivos para influenciar positivamente seu ambiente social.

  • Aula 1: Apresentação e discussão das análises de discursos midiáticos.
  • Aula 2: Criação e apresentação de campanhas ou textos críticos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e processual, considerando a participação, a qualidade das análises e a criatividade das intervenções realizadas. Os critérios de avaliação incluirão a clareza e a coerência na apresentação dos preconceitos e ideologias identificados, a relevância das discussões em grupo e a originalidade e impacto das campanhas desenvolvidas. Exemplos de atividades avaliativas são as apresentações orais, que serão observadas em termos de argumentação e domínio do tema, e as campanhas criadas, que deverão ser analisadas quanto à capacidade de descontruir discursos preconceituosos de forma eficaz.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, uma variedade de recursos será utilizada para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. Os materiais digitais e impressos servirão como base para a análise pré-aula, enquanto projetores e computadores facilitarão a exibição de trabalhos e o desenvolvimento de campanhas interativas. Ferramentas de edição digital também poderão ser empregadas para auxiliar na criação de materiais.

  • Artigos, vídeos e reportagens para análise pré-aula.
  • Computadores e projetores.
  • Software de edição de imagens e vídeos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo