Diálogos Interativos com a História

Desenvolvida por: Marlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Intersecção entre Literatura e História

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio explorarão a complexa relação entre literatura e contexto histórico. A atividade se inicia com a escolha de uma obra literária brasileira significativa de um período estudado previamente. Os alunos irão imergir na leitura crítica dessa obra, com foco especial em como o contexto histórico da época influencia a construção da narrativa e o desenvolvimento dos personagens. Para enriquecer suas análises, realizarão uma pesquisa aprofundada sobre o contexto histórico, político e social do período da obra escolhida. Posteriormente, divididos em grupos, eles compartilharão suas descobertas e análises, contribuindo para a formação de um painel interativo que incorporará citações da obra, comentários críticos e referências históricas. Este painel, resultado de um esforço colaborativo, será apresentado à classe, promovendo um debate rico sobre a intersecção entre literatura e história. A adoção da metodologia ativa Sala de Aula Invertida permite que os alunos assumam um papel central na construção do conhecimento, com a pesquisa e análise acontecendo previamente às discussões em sala, potencializando a interatividade, a análise crítica e a capacidade de relacionar texto com contexto.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Diálogos Interativos com a História' visa proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre como contextos históricos influenciam narrativas literárias brasileiras e a construção de seus personagens. Almeja-se estimular a habilidade crítica dos alunos em examinar e inter-relacionar literatura e história, promovendo um pensamento analítico e reflexivo. Por meio da execução desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam não apenas um entendimento mais aprofundado das obras literárias em seu contexto histórico, mas também habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e apresentação eficaz de suas ideias.

  • Compreender a influência do contexto histórico nas narrativas e personagens de obras literárias brasileiras.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica relacionando texto e contexto histórico.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e síntese ao criar painéis interativos que demonstrem as análises realizadas.
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e comunicação eficaz durante a realização e apresentação do projeto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático se estrutura sobre a análise da interação entre literatura e contexto histórico. Abrange estudos sobre diferentes períodos significativos da história brasileira e como estes se refletem na literatura do país, explorando diversos gêneros literários e autores. Serão estudadas as técnicas de análise literária, leitura crítica e pesquisa histórica, com enfoque na interpretação das obras em seu contexto. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração é outro componente importante, preparando os alunos para apresentarem suas análises e participarem de debates enriquecedores.

  • Análise de obras literárias brasileiras em seu contexto histórico.
  • Técnicas de leitura crítica e análise literária.
  • Pesquisa e interpretação de contextos históricos.
  • Desenvolvimento de painéis interativos.
  • Práticas de apresentação e debate.

Metodologia

A metodologia Sala de Aula Invertida será central nesta atividade, propiciando que os alunos realizem pesquisas e leituras prévias como trabalho de casa. Em sala, o tempo será otimizado para discussões em grupo, trocas de informações e consolidação das análises em painéis interativos. O uso de ferramentas digitais para pesquisa, criação dos painéis e apresentações incentiva a colaboração e a inovação nas formas de expressão. A atividade culmina com a apresentação dos painéis à classe, momento em que cada grupo compartilhará suas análises e receberá feedback de colegas e professor.

  • Leitura Crítica e Pesquisa como Tarefa de Casa
  • Discussões em Grupo e Trocas de Informações em Sala
  • Uso de Ferramentas Digitais para Pesquisa e Criação dos Painéis
  • Apresentações Interativas dos Painéis e Sessão de Feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos discutirão suas pesquisas e análises, iniciando a criação dos painéis interativos. A segunda aula será dedicada à finalização dos painéis e sua apresentação à classe, seguida de um momento de feedback e discussão.

  • Aula 1: Discussão em Grupos e Início da Criação do Painel Interativo
  • Aula 2: Finalização e Apresentação dos Painéis, Feedback e Discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade da análise literária e histórica apresentada, na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e informatividade do painel interativo e na eficácia da apresentação à classe. Além disso, será considerada a capacidade de trabalho em equipe e interação durante a atividade. A avaliação será quantitativa, atribuindo-se notas aos itens mencionados, e qualitativa, com feedbacks construtivos para cada grupo. Exemplo de sistema de pontuação: Análise Literária e Histórica (30%); Qualidade da Pesquisa (20%); Painel Interativo (20%); Apresentação (20%); Trabalho em Equipe e Participação (10%).

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisas, softwares de edição de texto e imagem para a criação dos painéis interativos, além de acesso a bibliotecas ou repositórios digitais para consulta de obras literárias e fontes históricas. Materiais para a montagem física dos painéis, como papel, canetas, post-its e outros, também serão necessários, incentivando a expressão criativa dos alunos.

  • Acesso à Internet para Pesquisa
  • Softwares de Edição de Texto e Imagem
  • Acesso a Bibliotecas ou Repositórios Digitais
  • Materiais para Montagem dos Painéis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo