Documentário das Vanguardas Europeias

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Vanguardas Europeias e sua influência na literatura brasileira

A atividade proposta visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio um mergulho profundo nas Vanguardas Europeias, compreendendo seus impactos e influências na literatura e cultura brasileira moderna. Por meio da pesquisa e produção de mini-documentários, os estudantes explorarão os diversos movimentos artísticos e literários que marcaram a Europa no início do século XX, como o Futurismo, Surrealismo, Expressionismo, entre outros. Cada grupo de alunos escolherá uma vanguarda para investigar suas principais características, autores de destaque e como esses movimentos chegaram e se manifestaram no Brasil. Utilizando recursos multimídia, como vídeos, áudios e fotografias, os grupos produzirão documentários que não somente relatam os fatos, mas também capturam a essência e o espírito revolucionário destas vanguardas. Posteriormente, esses documentários serão apresentados à turma, incentivando um debate sobre a relevância desses movimentos na formação da cultura e literatura brasileira contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover uma compreensão aprofundada das Vanguardas Europeias e sua indelével influência na literatura e cultura brasileira moderna. Pretende-se desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo que investiguem e relacionem contextos históricos e culturais diversos. O exercício busca também fomentar a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo, fundamental para a pesquisa colaborativa e produção dos documentários. Além disso, visa-se aprimorar competências em tecnologias da informação e comunicação, essenciais para a montagem de recursos multimídia.

  • Compreender as características principais das Vanguardas Europeias
  • Analisar a influência desses movimentos na literatura brasileira
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Estimular a criatividade na produção de conteúdos multimídia
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Utilizar as tecnologias da informação e comunicação de modo a enriquecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa e autoria, considerando seus benefícios e riscos.
  • EM13LGG703 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

Os alunos explorarão as diversas vanguardas que emergiram na Europa no início do século XX e como elas marcaram a inovação e a ruptura com as tradições artísticas e literárias. Eles estudarão os contextos históricos de cada movimento, suas características definidoras, principais figuras e a transposição dessas influências para o cenário brasileiro. Este módulo abordará movimentos como o Futurismo, Surrealismo, Cubismo, entre outros, fornecendo uma visão integral da efervescência cultural da época.

  • Introdução às Vanguardas Europeias
  • Contexto histórico dos movimentos vanguardistas
  • Principais características e autores
  • Influências das vanguardas na cultura e literatura brasileira
  • Análise de obras representativas

Metodologia

A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, visando engajar os alunos em uma investigação aprofundada sobre as Vanguardas Europeias e sua influência no Brasil por meio da produção colaborativa de mini-documentários. Os estudantes serão divididos em grupos, cada um responsável por explorar uma vanguarda específica. Serão fornecidas orientações para a pesquisa e produção dos documentários, incorporando recursos multimídia como fotos, vídeos e áudios. As aulas serão interativas, com momentos destinados a pesquisas, discussões em grupo e tutorias para o desenvolvimento dos projetos.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Orientação para pesquisa e produção do documentário
  • Utilização de recursos multimídia na elaboração do projeto
  • Apresentação e debate dos documentários
  • Avaliação colaborativa dos projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 2.4 aulas de 50 minutos cada, divididas em etapas de pesquisa, produção e apresentação. A primeira aula será dedicada à introdução das Vanguardas Europeias e divisão dos grupos. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à pesquisa e planejamento de seus documentários. A terceira aula focará na produção dos documentários, com suporte tecnológico e orientação contínua. Por fim, na quarta aula, os documentários serão apresentados, seguidos de um debate sobre as influências das vanguardas estudadas.

  • Aula 1: Introdução às Vanguardas Europeias e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa e planejamento do documentário
  • Aula 3: Produção dos documentários
  • Aula 4: Apresentação dos documentários e debate

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, criatividade e originalidade na apresentação do documentário, habilidade de integrar diferentes recursos multimídia, eficácia em comunicar a essência do movimento estudado e contribuição para o debate posterior. Além disso, será considerada a colaboração e o trabalho em equipe durante todo o processo. Exemplos de critérios específicos incluem clareza e precisão das informações, qualidade técnica do vídeo, e habilidade em engajar a audiência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a edição dos vídeos, câmeras digitais ou smartphones com boa resolução para captação de imagens e vídeos. Softwares de edição de vídeo também serão essenciais para a montagem dos documentários. Além disso, pode ser interessante disponibilizar espaços como a biblioteca e laboratório de informática da escola para suporte às etapas de pesquisa e produção.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Computadores ou tablets
  • Câmeras digitais ou smartphones
  • Softwares de edição de vídeo
  • Espaços de apoio para pesquisa e produção

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo