A atividade proposta visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio um mergulho profundo nas Vanguardas Europeias, compreendendo seus impactos e influências na literatura e cultura brasileira moderna. Por meio da pesquisa e produção de mini-documentários, os estudantes explorarão os diversos movimentos artísticos e literários que marcaram a Europa no início do século XX, como o Futurismo, Surrealismo, Expressionismo, entre outros. Cada grupo de alunos escolherá uma vanguarda para investigar suas principais características, autores de destaque e como esses movimentos chegaram e se manifestaram no Brasil. Utilizando recursos multimídia, como vídeos, áudios e fotografias, os grupos produzirão documentários que não somente relatam os fatos, mas também capturam a essência e o espírito revolucionário destas vanguardas. Posteriormente, esses documentários serão apresentados à turma, incentivando um debate sobre a relevância desses movimentos na formação da cultura e literatura brasileira contemporânea.
Esta atividade tem como objetivo promover uma compreensão aprofundada das Vanguardas Europeias e sua indelével influência na literatura e cultura brasileira moderna. Pretende-se desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo que investiguem e relacionem contextos históricos e culturais diversos. O exercício busca também fomentar a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo, fundamental para a pesquisa colaborativa e produção dos documentários. Além disso, visa-se aprimorar competências em tecnologias da informação e comunicação, essenciais para a montagem de recursos multimídia.
Os alunos explorarão as diversas vanguardas que emergiram na Europa no início do século XX e como elas marcaram a inovação e a ruptura com as tradições artísticas e literárias. Eles estudarão os contextos históricos de cada movimento, suas características definidoras, principais figuras e a transposição dessas influências para o cenário brasileiro. Este módulo abordará movimentos como o Futurismo, Surrealismo, Cubismo, entre outros, fornecendo uma visão integral da efervescência cultural da época.
A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, visando engajar os alunos em uma investigação aprofundada sobre as Vanguardas Europeias e sua influência no Brasil por meio da produção colaborativa de mini-documentários. Os estudantes serão divididos em grupos, cada um responsável por explorar uma vanguarda específica. Serão fornecidas orientações para a pesquisa e produção dos documentários, incorporando recursos multimídia como fotos, vídeos e áudios. As aulas serão interativas, com momentos destinados a pesquisas, discussões em grupo e tutorias para o desenvolvimento dos projetos.
A atividade será desenvolvida em um total de 2.4 aulas de 50 minutos cada, divididas em etapas de pesquisa, produção e apresentação. A primeira aula será dedicada à introdução das Vanguardas Europeias e divisão dos grupos. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à pesquisa e planejamento de seus documentários. A terceira aula focará na produção dos documentários, com suporte tecnológico e orientação contínua. Por fim, na quarta aula, os documentários serão apresentados, seguidos de um debate sobre as influências das vanguardas estudadas.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, criatividade e originalidade na apresentação do documentário, habilidade de integrar diferentes recursos multimídia, eficácia em comunicar a essência do movimento estudado e contribuição para o debate posterior. Além disso, será considerada a colaboração e o trabalho em equipe durante todo o processo. Exemplos de critérios específicos incluem clareza e precisão das informações, qualidade técnica do vídeo, e habilidade em engajar a audiência.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a edição dos vídeos, câmeras digitais ou smartphones com boa resolução para captação de imagens e vídeos. Softwares de edição de vídeo também serão essenciais para a montagem dos documentários. Além disso, pode ser interessante disponibilizar espaços como a biblioteca e laboratório de informática da escola para suporte às etapas de pesquisa e produção.
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