Entre Versos e Controvérsias: A Literatura em Debate

Desenvolvida por: Catian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura e Sociedade

A atividade 'Entre Versos e Controvérsias: A Literatura em Debate' propõe uma imersão crítica e reflexiva dos alunos do 3º ano do Ensino Médio no universo das obras literárias que se encontram no centro de controvérsias históricas e contemporâneas. A escolha dessas obras será realizada pelos alunos, incentivando o engajamento e a pesquisa independente. Posteriormente, os estudantes se dividirão em grupos para aprofundar a leitura e análise das obras escolhidas, observando como aspectos como estilo, figuras de linguagem e recursos gramaticais são empregados pelos autores para enfatizar suas mensagens. A culminância da atividade será um debate estruturado, onde cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo uma rica troca de interpretações e entendimentos sobre as obras. Este processo não somente evidenciará o poder da literatura em expressar complexidades do pensamento humano e refletir o contexto sociocultural, mas também desenvolverá habilidades críticas, argumentativas e de articulação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os alunos serão conduzidos a uma compreensão mais profunda do papel da literatura como ferramenta de crítica social, política e ideológica. Serão incentivados a desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação e argumentação, ao analisar como diferentes elementos literários contribuem para a construção de significados. Além disso, a atividade promoverá o desenvolvimento da expressão oral e escrita, pela preparação e participação no debate. Esta abordagem pretende não apenas ampliar o repertório cultural dos alunos, mas também fomentar uma postura ativa e questionadora sobre as diversas realidades apresentadas pela literatura.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos literários.
  • Analisar a influência de contextos sociais, políticos e culturais na literatura.
  • Compreender e aplicar conceitos literários na análise de obras.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral e escrita.
  • Promover a capacidade de trabalhar em equipe e respeitar diferentes pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi cuidadosamente estruturado para abordar a literatura não apenas como arte, mas como um meio de expressão e reflexão sobre a realidade. Serão abordados conceitos fundamentais da análise literária, a relação entre literatura e sociedade, e o papel do leitor enquanto intérprete ativo. Destacaremos a importância das escolhas estilísticas dos autores e dos recursos linguísticos na construção de narrativas que provocam reflexão e debate.

  • Conceitos fundamentais da análise literária
  • Relação entre literatura, sociedade e indivíduo
  • Role do leitor na interpretação de textos
  • Análise de figuras de linguagem e recursos estilísticos
  • Dinâmica de debates literários

Metodologia

A metodologia ativa da Roda de Debate será o cerne desta atividade, promovendo um dinamismo peculiar na abordagem dos conteúdos. Esta escolha metodológica visa acentuar a participação ativa dos alunos, permitindo que explorem livremente as obras literárias e desenvolvam suas habilidades de argumentação. O processo será dividido em fases: seleção de obras, leitura e análise crítica em grupos, preparação para o debate e, finalmente, o debate propriamente dito. Esta estrutura metodológica espera estimular não apenas o conhecimento acadêmico, mas também habilidades sócio-emocionais, como empatia e respeito por opiniões divergentes.

  • Dinâmica de seleção colaborativa das obras literárias
  • Leitura orientada e análise crítica em grupos
  • Preparação estratégica para o debate
  • Execução da Roda de Debate
  • Reflexão conjunta pós-debate

Aulas e Sequências Didáticas

A distribuição das aulas se dá de forma a otimizar o envolvimento e a preparação dos alunos, totalizando seis horas de atividade. Isso permitirá uma profundidade adequada na análise das obras literárias e na preparação para o debate.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão dos grupos
  • Aulas 2 e 3: Seleção das obras e início da leitura
  • Aulas 4 e 5: Continuação da leitura e início das análises críticas
  • Aula 6: Preparação para o debate
  • Aulas 7 e 8: Realização do debate e reflexão final

Avaliação

A avaliação da atividade 'Entre Versos e Controvérsias: A Literatura em Debate' será formativa e contínua, levando em conta diversos critérios como: qualidade da análise literária realizada pelo grupo, contribuição individual e coletiva no debate, habilidade de argumentação e defesa das ideias, demonstração de respeito e compreensão pelas opiniões alheias e reflexões pós-debate. Será dada ênfase na capacidade dos alunos de articular seus pensamentos de forma coesa e fundamentada, bem como na sua habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos de ações avaliadas incluem a preparação para o debate, envolvimento durante a leitura, participação no debate e contribuições nas discussões pós-debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram pensados para maximizar o engajamento dos alunos e facilitar sua imersão no processo de análise e debate. Estes incluem acesso a bibliotecas físicas e digitais para a seleção e estudo das obras, plataformas digitais para a colaboração e preparação dos debates, além de materiais de apoio para a compreensão dos conceitos literários e argumentativos.

  • Acesso a bibliotecas e acervos digitais
  • Plataformas de comunicação e colaboração online
  • Guias de análise literária
  • Recursos multimídia para apresentações
  • Espaço físico adequado para a realização do debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo