Fake News: Verdade ou Consequência?

Desenvolvida por: Jeffer… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e funções da linguagem, Variedades linguísticas, Morfologia, Sintaxe básica, Interpretação e produção de texto, Gramática Normativa

Nesta atividade, o objetivo é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o fenômeno da pós-verdade, com ênfase na disseminação de fake news. Utilizando uma abordagem interdisciplinar, os alunos examinarão exemplos reais de notícias falsas e discutirão suas causas e consequências. A atividade visa incutir uma atitude crítica em relação às informações recebidas, promovendo a habilidade de revisar crenças frente a fatos verificados. Os estudantes irão desenvolver competências argumentativas e analíticas essenciais, que se alinham aos desafios do mundo contemporâneo, tais como ética na informação e ciência da comunicação. Ao interpretar textos e produzir conteúdos próprios, os alunos aprenderão a identificar e refutar notícias falsas, capacitá-los para serem cidadãos críticos e engajados.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é estimular a capacidade crítica dos alunos em relação à informação que consomem e produzem, fomentar habilidades argumentativas e analíticas, e desenvolver a habilidade de interpretar e contextualizar informações dentro da realidade contemporânea. Isso implica na necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de buscar fontes confiáveis, questionar informações e assumir uma postura crítica, essencial para o enfrentamento dos desafios atuais no que diz respeito à comunicação e ética. A atividade também busca alinhar-se aos requisitos da BNCC, especialmente no que tange ao desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas críticas e reflexivas.

  • Promover a atitude crítica em relação à informação circulante na mídia.
  • Para promover a atitude crítica em relação à informação circulante na mídia, a atividade será estruturada de forma a estimular o raciocínio investigativo e a análise crítica. Durante as aulas, os alunos serão expostos a uma variedade de textos e exemplos de notícias, tanto verdadeiras quanto falsas, e serão incentivados a questionar as fontes, conteúdo e veracidade das informações apresentadas. A utilização de debates e discussões em grupo permitirá que os estudantes troquem perspectivas e ideias, desenvolvendo uma consciência crítica sobre como a mídia pode manipular ou deturpar informações. Por exemplo, ao analisar diferentes versões de uma mesma notícia, será possível mostrar como as nuances na linguagem e a escolha de imagens podem impactar a percepção do leitor.

    Além disso, a introdução de ferramentas de verificação de fatos durante a atividade servirá como uma prática para que os alunos aprendam a validar informações de maneira independente. Ao acessar plataformas de verificação de fatos para confirmar ou refutar conteúdos encontrados online, os alunos exercitarão o ato de não aceitar informações passivamente. Essa prática visa formar hábitos de dúvida saudável e pesquisa adicional, essenciais em um cenário de informações exageradamente disseminadas.

    A incorporação de atividades práticas, como a produção de textos críticos, reforçará as habilidades de identificação de informações falsas e a importância de uma argumentação bem estruturada. Os alunos serão encorajados a refletir sobre o impacto real de fake news em suas vidas e em questões sociais relevantes, promovendo a habilidade de aplicar uma postura crítica em diversos contextos, desde discussões cotidianas até processos de aprendizagem futuros.

  • Desenvolver habilidades argumentativas e analíticas.
  • Estimular a produção e interpretação consciente de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP40: Analisar o fenômeno da pós-verdade - discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos -, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.
  • EM13LP42: Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante de acontecimentos e questões de relevância social, local e global, comparando diferentes enfoques e perspectivas, por meio do uso de ferramentas de curadoria (como agregadores de conteúdo) e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria de informação, de forma a aprofundar o entendimento sobre um determinado fato ou questão, identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
  • EM13LP52: Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca em diversas áreas dentro da Língua Portuguesa, incluindo comunicação e funções da linguagem, variedades linguísticas, morfologia e sintaxe básica. Os alunos irão trabalhar na interpretação e produção de textos, utilizando métodos que integram conceitos de gramática normativa para fomentar uma compreensão robusta das notícias falsas e suas consequências. Além disso, serão explorados aspectos das literaturas contemporâneas para discutir questões de ética e comunicação na sociedade atual. A ênfase será colocada na habilidade dos alunos de aplicar teoria gramatical e linguística na prática crítica de análise de informações, interpretação de textos e elaboração de conteúdo baseado em princípios éticos e responsáveis.

  • Comunicação e funções da linguagem
  • Variedades linguísticas
  • Morfologia e sintaxe básica
  • Interpretação e produção de texto
  • Gramática Normativa

Metodologia

Para atingir os objetivos educacionais almejados, serão utilizadas metodologias ativas que incentivam o protagonismo e a autonomia dos alunos. As aulas expositivas servirão como base para o aprofundamento teórico dos conceitos apresentados. Além disso, serão promovidas discussões em grupo e debates que possibilitarão aos alunos confrontar diferentes perspectivas. A produção de textos escritos e análises de casos permitirão que os alunos expressem suas opiniões, integrando o conhecimento teórico com a prática argumentativa. Também serão utilizadas ferramentas digitais que facilitam o acesso às fontes de informação e às plataformas de verificação de notícias, capacitando os alunos a navegarem criticamente no mundo digital.

  • Aulas expositivas
  • Discussões em grupo
  • Debates e análise de casos
  • Produção de textos escritos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi dividido em cinco aulas de 50 minutos cada, todas seguindo a metodologia de aula expositiva, que será enriquecida com atividades práticas e debates. Na primeira aula, o foco estará na introdução ao tema das fake news, estabelecendo uma base teórica robusta. As aulas subsequentes (Aula 2 e Aula 3) aprofundarão a teoria e iniciarão exercícios práticos de análise de casos reais. Na Aula 4, os alunos serão envolvidos em atividades de produção textual, discutindo suas descobertas e formulando argumentos. Por fim, a Aula 5 será dedicada à apresentação dos trabalhos produzidos e à discussão dos aprendizados e reflexões resultantes da atividade.

  • Aula 1: Introdução ao tema das fake news e pós-verdade.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduza o tema da aula: fake news e pós-verdade. Explique brevemente o conceito de pós-verdade e como as fake news se inserem neste contexto. Utilize exemplos atuais e próximos da realidade dos alunos para tornar o tema mais acessível. Permita que perguntem para verificar e esclarecer dúvidas iniciais. É importante que esteja atento ao engajamento da turma e promova uma participação inicial.

    Momento 2: Vídeo Curto e Discussão Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Exiba um vídeo curto (de até 5 minutos) sobre fake news e suas implicações. Após o vídeo, peça aos alunos que compartilhem suas impressões e percepções. Incentive que identifiquem elementos do vídeo que chamaram atenção. Utilize este momento para mediar a discussão, conectando as ideias dos alunos ao conteúdo abordado inicialmente. Observe se todos estão participando e interaja com os alunos para promover um debate saudável.

    Momento 3: Atividade em Grupo - Identificando Fake News (Estimativa: 20 minutos)
    Organize a sala em grupos de três a quatro alunos e distribua artigos impressos ou digitais que contenham exemplos de fake news e notícias verdadeiras. Peça que cada grupo analise os textos e discuta quais são verdadeiros e quais são falsos, justificando suas escolhas. É importante que monitore os grupos, ajudando-os a pensar criticamente sobre as características de uma notícia falsa. Finalize pedindo que cada grupo compartilhe suas conclusões.

    Momento 4: Síntese e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma breve discussão para sintetizar os aprendizados da aula. Pergunte aos alunos sobre o que aprenderam, incentivando-os a refletir sobre como poderão utilizar esse conhecimento no dia a dia. Destacar a importância de adotar uma postura crítica frente às informações recebidas. Conclua reiterando que estarão preparados para lidar melhor com os desafios informacionais ao serem cidadãos críticos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TEA (Níveis 1 e 2), ofereça instruções claras e pode antecipar horários de mudança de atividades para que se preparem. Facilite a participação desses alunos permitindo que contribuam nas formas que se sentirem confortáveis, como escrevendo ou desenhando ideias em vez de verbalizar. Para alunos com deficiência intelectual, forneça textos mais simples e explique as atividades de forma visual e auditiva. Considere oferecer mais tempo para que compreendam os materiais e atividades. Crie um ambiente acolhedor e inclua todos os alunos incentivando que se ajudem mutuamente. Lembre-se de que sua disposição e criatividade são chave para o sucesso de uma inclusão efetiva.

  • Aula 2: Análise teórica e identificação de exemplos de fake news.
  • Momento 1: Revisão e Introdução à Análise Teórica (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o que foi discutido na aula anterior sobre fake news e pós-verdade. Utilize uma técnica de sondagem, fazendo perguntas para verificar o entendimento dos alunos e estimulando aqueles que não participaram ativamente na aula anterior. Apresente aos alunos o conceito de análise teórica de notícias falsas, destacando a importância de conhecer os elementos estruturais que compõem uma fake news.

    Momento 2: Apresentação Teórica sobre Fake News (Estimativa: 15 minutos)
    Exponha em detalhes os aspectos teóricos das fake news, como sua formação, disseminação e os efeitos sociais e políticos que causam. Utilize slides ou lousa para estruturar as informações principais, garantindo que os conceitos teóricos sejam associados a casos reais já discutidos. Incentive os alunos a fazer anotações e participar com perguntas. Explique como estas teorias podem ser aplicadas na prática.

    Momento 3: Atividade em Grupo - Identificação de Elementos de Fake News (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo um artigo para análise. Peça que identifiquem os elementos teóricos discutidos anteriormente, facilitando uma reflexão coletiva sobre a presença de características de fake news nos textos. Monitore os grupos, oferecendo suporte e esclarecendo dúvidas. Incentive discussões dentro dos grupos sobre as estratégias utilizadas nas fake news.

    Momento 4: Discussão Aberta e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Realize uma discussão aberta sobre as conclusões dos grupos. Permita que eles compartilhem suas descobertas e como identificaram os elementos teóricos. Conduza uma reflexão final sobre a importância de reconhecer fake news e as etapas teóricas envolvidas, destacando como isso os ajuda a serem cidadãos mais críticos. Feche a aula reforçando a aplicação prática dos conceitos no cotidiano.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TEA (Níveis 1 e 2), explique o conteúdo de forma clara e organizada, utilizando apoios visuais sempre que possível. Durante as atividades em grupo, facilite a inclusão destes alunos em grupos onde eles se sintam confortáveis e possam contribuir conforme suas preferências, sendo escrito ou verbal. Forneça instruções adicionais de apoio visual e sugestão de acompanhamento por um aluno mentor, caso necessário. Para alunos com deficiência intelectual, adapte os materiais escritos, utilizando linguagem simplificada. Incentive toda a turma a apoiar colegas com dificuldades, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo. Estimule interações de apoio mútuo e permita que esses alunos tenham mais tempo para formular e expressar suas ideias, seja verbalmente ou por escrito. Seja paciente e procure sempre validar suas contribuições, proporcionando um espaço seguro para compartilharem suas percepções.

  • Aula 3: Continuação da análise com foco em casos específicos.
  • Momento 1: Revisão das Aulas Anteriores (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando brevemente o conteúdo discutido nas aulas anteriores sobre fake news e pós-verdade. Utilize perguntas para verificar a compreensão dos alunos e incentive-os a compartilhar os aspectos que consideraram mais importantes. Isso irá preparar o terreno para a análise de casos específicos, garantindo que todos estejam no mesmo ponto de partida.

    Momento 2: Apresentação de Casos Específicos (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente dois ou três exemplos de fake news que tiveram impacto significativo em diferentes contextos sociais ou políticos. Utilize slides ou projeções para mostrar evidências e relatos sobre a disseminação destas notícias. É importante que conecte cada caso aos conceitos discutidos, apontando elementos comuns entre eles.

    Momento 3: Discussão em Grupo sobre Casos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e atribua um caso específico para cada grupo analisar. Peça que discutam os efeitos sociais da divulgação das fake news e como poderiam ter sido mitigados ou evitados. Oriente-os a identificar os pontos críticos que destacam um caso como fake news. Monitore os grupos e intervenha com perguntas direcionadoras, ajudando-os a explorar profundamente os casos e refletir sobre suas percepções iniciais.

    Momento 4: Compartilhamento e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada grupo compartilhe suas descobertas e sugestões de como evitar a propagação de fake news semelhantes no futuro. Lidere uma discussão com toda a turma para conectar as conclusões de cada grupo aos objetivos gerais da atividade. Termine a aula revisando as lições aprendidas e destacando a importância de uma postura ativa e crítica diante das informações circulantes.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TEA, ofereça instruções visuais claras e mantenha a previsibilidade nas rotinas da aula. Permita que participem das atividades de grupo em seu próprio ritmo, talvez com um colega de confiança. Para alunos com deficiência intelectual, simplifique a linguagem e forneça contextos visuais adicionais, se necessário. Use recursos visuais e exemplos de fácil compreensão durante a apresentação. Incentive a colaboração, permitindo que todos os alunos se apoiem mutuamente nas atividades. Garanta tempo extra, se necessário, para que todos possam expressar suas ideias, reagindo de modo acolhedor e encorajador às suas participações.

  • Aula 4: Produção textual baseada em discussões e reflexões.
  • Momento 1: Revisão das Discussões Anteriores (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando brevemente as discussões e reflexões realizadas nas aulas anteriores. Utilize perguntas para reforçar os conceitos aprendidos sobre fake news e sua identificação. Permita que os alunos compartilhem algumas das ideias e percepções que eles desenvolveram. É importante que todos tenham a oportunidade de participar e que você anote pontos significativos que possam auxiliar na próxima atividade.

    Momento 2: Planejamento do Texto (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que reflitam sobre um assunto específico relacionado a fake news que gostariam de explorar em seus textos. Oriente-os a selecionar um tema que tenha sido discutido ou que considerem relevante. Ajude-os a planejar a estrutura do texto, sugerindo que identifiquem a tese que pretendem defender, os argumentos principais e possíveis contra-argumentos.

    Momento 3: Produção de Texto em Duplas (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em duplas, incentivando a colaboração na escrita de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema escolhido. Oriente as duplas a se ajudarem mutuamente na revisão e construção de argumentos claros e concisos. Circule pela sala, oferecendo feedback e apoio na organização das ideias e na correção de erros gramaticais. É crucial monitorar o progresso dos grupos e incentivar uma troca rica de argumentos.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula reunindo a turma para um momento de compartilhamento dos textos produzidos. Permita que algumas duplas leiam seus textos ou principais ideias em voz alta. Utilize esse momento para celebrar as aprendizagens e reafirmar a importância da visão crítica em relação às informações recebidas. Incentive os alunos a refletirem sobre o impacto do que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em contextos futuros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TEA (Níveis 1 e 2), ofereça estruturas claras para a escrita, como um esqueleto de texto, para ajudá-los a se organizarem. Durante o planejamento e produção textual, facilite a interação nas duplas com apoio visual e organizacional, incentivando pares que se entendam bem. Para alunos com deficiência intelectual, ofereça temas de escrita simplificados e ajude na simplificação das ideias complexas em etapas menores e mais compreensíveis. Utilize materiais visuais complementares que possam auxiliar na compreensão. Demonstre paciência e incentive toda a turma a ser colaborativa, assegurando um espaço seguro para que todos expressem suas ideias, respeitando os ritmos individuais.

  • Aula 5: Apresentações dos textos e discussões finais.
  • Momento 1: Preparação para Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula repassando os objetivos do dia e explicando a importância das apresentações dos textos. Instrua os alunos a organizarem seus materiais e prepararem-se para apresentar suas produções textuais desenvolvidas na aula anterior. É importante que você resuma as principais diretrizes para a apresentação, como tempo limite e pontos a serem abordados.

    Momento 2: Apresentações e Feedback (Estimativa: 30 minutos)
    Peça aos alunos que se organizem em grupos para as apresentações. Oriente que cada dupla ou grupo tenha aproximadamente 5 minutos para apresentar sua produção textual. Durante as apresentações, anote pontos importantes e sugira melhorias quando necessário. Encoraje a turma a elaborar perguntas e comentários construtivos. Foque em avaliar a clareza da argumentação e a capacidade de defesa dos pontos apresentados.

    Momento 3: Discussão Final e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão final sobre os principais aprendizados das apresentações e reflexões advindas delas. Proponha questões abertas para que os alunos relacionem as apresentações à importância de serem críticos diante das informações que consomem. Estimule que compartilhem como as habilidades desenvolvidas na atividade podem ser aproveitadas em contextos futuros. Finalize destacando a importância de uma postura investigativa e criteriosa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TEA (Níveis 1 e 2), disponibilize um cronograma visual claro das apresentações, permitindo que se preparem para o momento da participação. Ofereça suporte visual para ajudar na compreensão das orientações de apresentação e regras. Para os alunos que preferirem, permita que individualizem suas apresentações, caso necessário. Para alunos com deficiência intelectual, peça a um colega de apoio que os ajude a estruturar suas ideias e incentivem a apresentação em formato simplificado. Ofereça feedbacks de forma acolhedora e clara, focando em fortalecer suas contribuições.

Avaliação

A avaliação do aprendizado envolverá a utilização de métodos diversificados, garantindo um feedback construtivo e adequação às necessidades da turma. Será realizado um acompanhamento contínuo por meio de avaliações formativas durante as discussões e análises nas aulas. A produção de um texto dissertativo-argumentativo servirá como avaliação somativa principal, destacando a aplicação do conhecimento adquirido. Os critérios de avaliação incluirão a habilidade de elaboração de argumentos coerentes, a aplicação de conceitos teóricos de forma crítica e a clareza e organização textual. Para alunos com necessidades específicas, os critérios serão adaptados para garantir equidade e inclusão. O uso de feedback orientativo permitirá que os alunos reflitam sobre seus processos de aprendizagem e ajustem suas abordagens conforme necessário, promovendo autonomia e autocrítica.

  • Avaliação formativa durante as atividades práticas e discussões.
  • Produção de texto dissertativo-argumentativo como avaliação somativa.
  • Adaptação dos critérios avaliativos considerando as necessidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário o uso de recursos didáticos e tecnológicos que possibilitem a exploração prática dos conteúdos. O acesso a dispositivos com internet é essencial para que os alunos possam pesquisar e verificar informações em tempo real. Além disso, plataformas de verificação de fatos serão utilizadas como referência para prática de curadoria de conteúdo. Também será importante o uso de materiais impressos ou digitais com artigos sobre o tema, que servirão como ponto de partida para as discussões. Livros de gramática e guias de estilos argumentativos serão fornecidos para auxiliar na produção textual.

  • Dispositivos com acesso à internet para pesquisa e verificação de informações.
  • Plataformas de verificação de fatos.
  • Materiais impressos ou digitais contendo artigos sobre fake news.
  • Livros de gramática e guias de estilos argumentativos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão e a acessibilidade são componentes cruciais para o sucesso de todos os alunos, e que os professores enfrentam muitos desafios no seu dia a dia. No entanto, é importante que possamos implementar estratégias práticas e econômicas para garantir a participação de todos os alunos. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), recomenda-se um ambiente organizado e previsível, com apoio visual para guiar suas atividades. Para alunos no Nível 2, devem-se estabelecer comunicações claras, estruturadas e freqüentes repetições de instruções. Para estudantes com deficiência intelectual, adapte o conteúdo com explicações passo a passo e utilize recursos visuais para reforçar a aprendizagem. Recursos de tecnologia assistiva, como aplicativos de texto para fala, também podem ser benéficos. As diretrizes apresentam sinais para que o professor observe, como a sobrecarga sensorial em alunos autistas, e métodos de interação construtiva com a família, através de comunicações regulares sobre o progresso dos alunos.

  • Ambiente organizado com apoio visual para alunos com autismo (Nível 1).
  • Instruções claras e repetitivas para alunos com autismo (Nível 2).
  • Conteúdo adaptado e uso de recursos visuais para alunos com deficiência intelectual.
  • Tecnologia assistiva, como aplicativos de texto para fala.
  • Comunicação regular com a família sobre o progresso do aluno.

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