Nesta atividade, os alunos irão explorar a área dinâmica e em rápido crescimento da inteligência artificial. Eles irão pesquisar e analisar diferentes tipos de conversação com inteligência artificial, como chatbots e assistentes virtuais. Uma vez que estão familiarizados com o funcionamento básico dessas ferramentas, os alunos irão comparar e contrastar a linguagem utilizada pelos humanos com a linguagem utilizada pelas máquinas. O objetivo final é que os alunos possam identificar as principais diferenças e semelhanças, e refletir sobre o impacto da inteligência artificial na comunicação humana. Para consolidar seu aprendizado, os alunos serão desafiados a criar um diálogo lúdico e informativo entre um humano e um robô.
O objetivo desta aula é permitir que os alunos compreendam melhor como a tecnologia influencia a maneira como nos comunicamos. Eles irão explorar a linguagem utilizada por chatbots e assistentes virtuais, contrastando-a com a linguagem humana. Os alunos aprenderão a identificar variações linguísticas e a entender como elas se aplicam numa conversa com um robô. Além disso, eles desenvolverão habilidades de pesquisa, análise e comunicação, dando-lhes competências essenciais para a sociedade do século 21.
O conteúdo programático inclui estudo de linguagens e variações linguísticas, análise de diálogos humanos e por IAs, e desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise. Os alunos também explorarão o impacto da tecnologia na comunicação e desenvolverão seus próprios diálogos entre humanos e robôs para aplicar seu aprendizado.
Esta atividade será estruturada em torno de três principais metodologias: Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos terão a oportunidade de pesquisar ativamente sobre a linguagem IA, discutir suas descobertas em grupo e aplicar seus conhecimentos em um cenário prático.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos pesquisarão sobre inteligência artificial e linguagem e discutirão suas descobertas. Na segunda aula, eles irão criar e apresentar seu próprio diálogo entre humanos e robôs.
A avaliação será baseada na pesquisa realizada pelos alunos, na participação nas discussões em grupo, e na criação do diálogo entre um humano e um robô. Para avaliar o diálogo, o professor deve considerar a criatividade, a aplicação correta das variações linguísticas, e a reflexão sobre o uso da linguagem por inteligências artificiais. Um exemplo de avaliação pode ser: 20% para a pesquisa, 30% para a participação nas discussões, e 50% para o diálogo criado.
Os recursos necessários para esta atividade incluem computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet para a pesquisa, além de papel e caneta para a anotação dos pontos de discussão e para a criação dos diálogos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula