Gírias pelo Brasil: Uma Viagem Linguística

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Diversidade Linguística no Brasil

Nesta atividade, propomos uma abordagem ativa e participativa para explorar a diversidade linguística brasileira através do estudo de gírias regionais. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas preliminares em casa sobre gírias específicas de diferentes regiões do Brasil. Em sala, serão formados grupos que terão o desafio de apresentar as gírias pesquisadas por meio de dramatizações, retratando situações cotidianas onde estas gírias seriam naturalmente empregadas. Após as dramatizações, uma Roda de Debate será organizada para discutir a importância da variação linguística e abordar o fenômeno do preconceito linguístico, estimulando a reflexão crítica dos alunos sobre essas questões. Este plano visa promover um ambiente de aprendizado que valorize a riqueza e a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil, além de fomentar o respeito à pluralidade linguística como manifestação cultural e social.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento amplo e respeitoso da diversidade linguística brasileira, reconhecendo as gírias regionais como parte integral da identidade cultural de cada região. Pretende-se desenvolver habilidades críticas de análise textual e verbal, sensibilizando os alunos para as questões do preconceito linguístico e da importância da variação linguística. Com isso, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de empregar estilos de linguagem adequados a diferentes contextos comunicativos, respeitando as variedades linguísticas e combatendo o preconceito.

  • Compreender a diversidade da língua portuguesa no Brasil e suas variações regionais.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre o uso da língua e o fenômeno do preconceito linguístico.
  • Estimular o uso consciente de variedades linguísticas em contextos apropriados, promovendo o respeito e a valorização da pluralidade cultural e linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP10: Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

A atividade enfoca a importância da diversidade linguística e cultural brasileira, promovendo o estudo da variação linguística e do preconceito linguístico. Os alunos serão incentivados a explorar e refletir sobre como as gírias regionais refletem as identidades culturais, históricas e sociais de diferentes partes do Brasil, abordando conceitos como variação linguística, preconceito linguístico e a dinâmica da língua portuguesa.

  • Diversidade linguística no Brasil
  • Conceito e exemplos de gírias regionais
  • Variação linguística e seus níveis
  • Fenômeno do preconceito linguístico
  • Importância do respeito às variedades linguísticas

Metodologia

Esta atividade será realizada mediante a metodologia da Sala de Aula Invertida e a técnica da Roda de Debate. Os alunos primeiramente realizarão pesquisas sobre gírias regionais como tarefa de casa. Em sala, formarão grupos para dramatizações que ilustrem o uso dessas gírias, seguido de uma Roda de Debate para aprofundar a discussão sobre variação linguística e combate ao preconceito linguístico, incentivando a participação ativa e crítica de todos.

  • Pesquisa individual fora da sala de aula sobre gírias regionais
  • Formação de grupos e preparação de dramatizações
  • Apresentação das dramatizações para a turma
  • Organização de uma Roda de Debate sobre os temas abordados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação das dramatizações pelos grupos. Na segunda aula, será organizada a Roda de Debate para discutir as temáticas apresentadas e realizar uma reflexão conjunta sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Apresentação das dramatizações pelos grupos
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, incluindo a qualidade da pesquisa prévia, a criatividade e clareza na apresentação das dramatizações, e a contribuição para a Roda de Debate. Além disso, será considerada a capacidade de reflexão crítica sobre as questões de variação linguística e preconceito linguístico. Exemplos de manifestações do entendimento dos conceitos estudados e a habilidade de argumentação serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de gírias regionais, materiais para a preparação das dramatizações (como fantasias e adereços, se desejado pelos grupos), e um espaço adequado para as apresentações e para a realização da Roda de Debate. Seria ideal também o uso de um gravador ou smartphone para a gravação das dramatizações, permitindo uma análise posterior das apresentações.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para as dramatizações (fantasias, adereços)
  • Espaço para apresentações e debates
  • Gravador ou smartphone para gravação das apresentações

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