Nesta atividade, intitulada 'Gramática no Mundo Real', os estudantes terão a chance de explorar como a língua portuguesa é utilizada em diferentes contextos do cotidiano, a partir da coleta e análise de materiais como anúncios publicitários, postagens em redes sociais, rótulos de produtos, entre outros. O objetivo é identificar e debater sobre o uso da gramática normativa nestes diferentes formatos, reconhecendo tanto os acertos quanto os possíveis desvios da norma culta. Este exercício permite uma reflexão crítica sobre a presença e a aplicabilidade das regras gramaticais nas diversas esferas sociais, estimulando o pensamento analítico dos alunos acerca do uso da língua, ponderando sobre sua flexibilidade e as nuances de seu emprego em contextos variados. Os alunos serão motivados a apresentar os materiais coletados e compartilhar suas análises, promovendo um ambiente rico em debates e aprendizados mútuos. Estima-se que, por meio desta abordagem prática e participativa, os alunos desenvolvam uma compreensão ampla e aprofundada sobre a relevância das normas gramaticais, ao mesmo tempo em que reconhecem a existência e a importância de suas variantes linguísticas.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de observar e analisar criticamente o uso da língua portuguesa em sua rotina, através de diversos materiais escritos, reconhecendo as orientações da gramática normativa e identificando tanto os acertos quanto os desvios em relação à norma culta. Pretende-se também fomentar o respeito às variantes linguísticas, a compreensão da importância da norma culta em determinados contextos e o desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre a aplicabilidade das regras gramaticais nas diversas esferas sociais, estimulando o pensamento crítico e analítico dos alunos perante o uso do idioma.
O conteúdo programático abrangido nesta atividade engloba a análise lingüística e gramatical de textos variados, com ênfase na identificação e discussão de questões relacionadas à gramática normativa versus o uso cotidiano da língua. Além disso, serão explorados conceitos de variantes linguísticas, norma culta e linguagem informal, para que os alunos possam compreender e analisar de forma crítica o impacto destes aspectos nos diferentes meios de comunicação e contextos sociais.
A metodologia para esta atividade será baseada em abordagens ativas de aprendizagem, na qual os alunos estarão no centro do processo educativo. Serão estimuladas atividades de pesquisa, análise crítica e discussão em grupo sobre os materiais coletados pelos próprios estudantes. Através de dinâmicas de compartilhamento e debate, será possível alcançar uma compreensão profunda sobre as questões pertinentes ao uso da língua portuguesa nas variáveis esferas sociais, fortalecendo assim, habilidades de argumentação, análise e reflexão crítica dos alunos.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dada a introdução ao projeto, discussão inicial e inicio da coleta de dados. A segunda aula será dedicada à apresentação dos dados coletados pelos alunos, análise conjunta, discussões e reflexões finais.
A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos durante as discussões em classe, na qualidade da análise dos materiais coletados, e na habilidade de argumentar e articular o conhecimento adquirido em relação ao uso da língua nas diferentes esferas sociais. Será valorizada a capacidade de reflexão crítica sobre os conteúdos abordados e a habilidade de expressar seus pontos de vista de forma clara e coesa. Além disso, as apresentações dos alunos serão avaliadas levando em consideração a originalidade, profundidade e relevância das análises realizadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa e coleta de dados, espaço apropriado para discussões em grupo, equipamento de projeção para as apresentações dos alunos, e materiais de apoio como artigos e livros sobre o tema. Além disso, ferramentas digitais podem ser utilizadas para facilitar a documentação e compartilhamento das informações coletadas durante o projeto.
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