Intertextualidade: Da Poesia à Canção

Desenvolvida por: Ykaro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Intertextualidade entre poesia clássica e música contemporânea

A atividade 'Intertextualidade: Da Poesia à Canção' tem como propósito explorar a relação entre poemas clássicos e músicas populares contemporâneas, através da análise comparativa. Nesta tarefa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão trabalhar em grupos, escolher um poema e encontrar uma música que se conecte a ele em termos de temática, sentimento ou estilo. A apresentação final incluirá uma discussão sobre como cada forma de arte aborda os temas propostos, incentivando a troca de ideias sobre influências e interações entre música e poesia em distintos contextos culturais. O objetivo é ampliar a compreensão dos estudantes sobre os diálogos culturais e históricos que permeiam diferentes formas de expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover o entendimento da intertextualidade ao conectar diferentes formas de expressão artística, como poesia e música, e aprimorar a capacidade analítica dos alunos ao explorar temas culturais. Outra meta é incentivar a habilidade de argumentação e interpretação crítica ao discutir como as linguagens artísticas abordam temas em contextos sociais e históricos distintos, proporcionando um espaço de reflexão sobre diversidade cultural e influência mútua entre arte e sociedade.

  • Compreender a intertextualidade entre diferentes formas de expressão artística.
  • Aprimorar a capacidade analítica ao explorar temas culturais em poemas e músicas.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e interpretação crítica sobre linguagens artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG203: Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a análise de intertextualidade entre poemas clássicos e músicas contemporâneas, permitindo um exercício de comparação e identificação de temas comuns. Além disso, são abordados elementos de análise literária e musical, proporcionando uma visão holística das abordagens artísticas. Os estudantes serão expostos a diferentes contextos históricos e culturais, enriquecendo sua percepção crítica e interpretativa sobre as manifestações artísticas.

  • Análise de intertextualidade em diferentes formas de arte.
  • Elementos de análise literária e musical.
  • Contextos históricos e culturais das obras selecionadas.

Metodologia

Para a realização da atividade, a metodologia empregada se baseia na aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos e incentivados a pesquisar, debater e apresentar suas análises comparativas de forma colaborativa. O uso de tecnologia e recursos digitais será incentivado para a pesquisa e apresentação das obras, facilitando a interação e o engajamento dos alunos. Haverá momentos de discussão e feedback, promovendo a reflexão coletiva e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

  • Divisão em grupos para trabalho colaborativo.
  • Pesquisa e debate sobre as obras selecionadas.
  • Uso de tecnologia para apresentação das análises comparativas.
  • Discussão e feedback em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para se dividir em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de duas horas. Na primeira aula, o foco será a introdução à intertextualidade, divisão de grupos e escolha das obras a serem analisadas. Já na segunda aula, ocorrerá a apresentação dos trabalhos por grupo, seguida de uma discussão coletiva dos temas abordados e das influências culturais identificadas.

  • Aula 1: Introdução à intertextualidade, divisão de grupos e seleção das obras.
  • Aula 2: Apresentação dos trabalhos em grupo e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa, centrada na participação ativa, qualidade da análise comparativa e clareza na apresentação dos grupos. Serão considerados a coerência e coesão das argumentações apresentadas, bem como a capacidade de articular ideias de forma crítica. A criatividade na escolha dos poemas e músicas, e a relevância do diálogo intertextual estabelecido entre eles, também serão critérios de avaliação. Exemplos de avaliação podem incluir: a escolha de obras intrinsecamente relacionadas que demonstrem uma compreensão profunda da temática e a habilidade de conectar os temas culturais e históricos explícitos e implícitos nas obras selecionadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais necessários para a atividade incluem acesso a dispositivos digitais para pesquisa, projetores para apresentação, além de papel e canetas para anotações durante as discussões. Os alunos poderão utilizar plataformas de música e bancos de poesia online como referências para suas seleções. Será também necessário um espaço adequado para projeções e discussões facilitadoras, como uma sala de aula equipada com tecnologia.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetores para apresentações.
  • Plataformas de música e bancos de poesia online.
  • Material de escrita para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo