Jornada da Leitura ao Diário Reflexivo

Desenvolvida por: Lara R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Comunicação e funções da linguagem, Literatura Brasileira e Estrangeira, Produção de Texto

A atividade tem como objetivo incentivar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a explorar obras literárias profundamente, mantendo um diário reflexivo sobre suas experiências de leitura. Parte-se da escolha de uma obra literária à qual os alunos terão acesso ao longo de um determinado período, anotando suas percepções pessoais e reflexões críticas sobre enredo, personagens e contexto histórico. Depois, eles participarão de rodadas de debate, compartilhando insights e relacionando os temas das obras com questões contemporâneas, desenvolvendo, assim, habilidades de comunicação eficaz e crítica. Esses elementos servem de base para a elaboração de redações dissertativas-argumentativas, refinando o pensamento crítico e a clareza argumentativa dos alunos. A atividade busca integrar conteúdos literários com exercícios de interpretação e produção de texto, sejam eles normativos ou literários, promovendo uma experiência de aprendizagem que une teoria à prática discursiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são multidimensionais, contemplando desde a análise crítica de textos literários até o desenvolvimento de habilidades argumentativas para a produção textual. Pretende-se que os alunos cultivem a capacidade de reflexão crítica, tornando-se mais proficientes na interpretação de obras literárias e na identificação de suas conexões com contextos históricos e contemporâneos. Além disso, espera-se que melhorem suas habilidades de escrita, aperfeiçoando a clareza e a precisão argumentativa necessárias para construir redações dissertativas-argumentativas. A atividade também visa fortalecer a comunicação verbal e escrita dos alunos, estimulando o debate construtivo, a argumentação fundamentada e o respeito às diferentes perspectivas.

  • Desenvolver habilidades críticas de leitura e interpretação de textos.
  • Aprimorar a escrita de textos dissertativo-argumentativos.
  • Fomentar o debate construtivo e a argumentação fundamentada.
  • Ampliar a compreensão dos contextos histórico e contemporâneo das obras literárias.
  • Incentivar a relação entre temas literários e questões sociais atuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP31: Analisar e comentar obras literárias do cânone brasileiro, relacionando-as tanto a seu contexto histórico quanto a outras obras do mesmo autor ou período.
  • EM13LP35: Produzir textos argumentativos coerentes, coesos e informativos, relatando experiências culturais ou literárias, posicionando-se criticamente em relação ao tema abordado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é cuidadosamente estruturado para integrar literatura, produção textual e análise crítica. Iniciando pela escolha e leitura aprofundada de uma obra literária, os alunos serão orientados a refletir criticamente sobre os principais elementos textuais, como enredo e personagens, conectando-os a contextos históricos e contemporâneos. Essa reflexão será formalizada por meio de um diário de leitura, que servirá de base para debates e posteriormente para redações dissertativas-argumentativas. O programa também inclui discussões sobre o uso de figuras de linguagem e variações estilísticas, essenciais para o enriquecimento de textos argumentativos. Ao integrar essas diversas componentes, o plano de aula promove uma experiência educacional rica e interativa.

  • Leitura aprofundada de obras literárias.
  • Reflexão e análise crítica de enredos e personagens.
  • Conexão de contextos literários a questões contemporâneas.
  • Produção de diários de leitura reflexivos.
  • Elaboração de redações dissertativas-argumentativas.
  • Discussão de figuras de linguagem e estilos literários.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade enfatiza a participação ativa dos alunos e o uso de metodologias ativas para enriquecer a interpretação e a produção de textos. As aulas começam com leituras dirigidas e reflexões sobre a obra escolhida, que são registradas em um diário de leitura. Esse material se transforma em base para debates em grupo, onde os alunos são incentivados a expressar suas reflexões e relacioná-las a temas atuais. As discussões acontecem em forma de roda de debate, promovendo empatia e respeito por diferentes opiniões. Em seguida, os alunos participam de uma aula expositiva que destaca como suas reflexões podem ser formalizadas em uma redação dissertativa-argumentativa, ampliando suas habilidades escritas e argumentativas.

  • Diário de leitura como ferramenta reflexiva.
  • Debates em grupo focados em temas literários e atuais.
  • Aula expositiva sobre construção de redações dissertativas-argumentativas.
  • Discussão e análise de figuras de linguagem.
  • Apoio a interpretações críticas e revisão textual.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é planejado para proporcionar um fluxo contínuo de atividades que maxime a aprendizagem em um curto espaço de tempo. Em uma única aula de 40 minutos, os alunos irão participar de um ciclo completo de leitura reflexiva, debate e produção textual. A aula inicia-se com uma breve introdução e revisão das leituras realizadas até então, seguida por uma roda de debate de 15 minutos onde os alunos compartilham suas reflexões. A roda de debate é seguida por uma aula expositiva de 20 minutos, destinada a fornecer orientação sobre como transformar reflexões em redações coesas. Os últimos 5 minutos são reservados para questões e revisão final.

  • Aula 1: Revisão de leitura e reflexões, roda de debate e aula expositiva sobre redação.
  • Momento 1: Revisão de Leitura e Reflexões (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo para que os alunos revisem as anotações do diário de leitura. Permita que cada aluno relembre suas percepções sobre a obra lida. Oriente-os a destacarem um ponto central que acharam mais marcante ou que gerou mais dúvida. Enquanto supervisiona, estimule-os a refletirem sobre o porquê de suas escolhas. Observe se estão conseguindo perceber relações entre o texto e suas reflexões pessoais. Prepare-se para intervir caso algum aluno se sinta perdido, utilizando perguntas-chaves.

    Momento 2: Roda de Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um círculo e escolha um tema central para iniciar a roda de debate. Incentive a participação de todos, salientando a importância de ouvir e respeitar as diferentes opiniões. Atue como mediador, direcionando a discussão para a análise crítica dos temas abordados na obra em interface com questões atuais. Sugira questões e polemize temas para estimular pensamentos críticos e argumentação. Avalie a qualidade das intervenções dos alunos, observando se conseguem sustentar suas opiniões com argumentos baseados no texto.

    Momento 3: Aula Expositiva sobre Redação (Estimativa: 15 minutos)
    Organize uma apresentação breve sobre como estruturar uma redação dissertativa-argumentativa. Dê destaque ao planejamento e à importância de um bom levantamento argumentativo. Utilize exemplos de redações bem-sucedidas para ilustrar os pontos principais como introdução, desenvolvimento e conclusão. Durante a exposição, faça pausas para garantir que os alunos estejam acompanhando e compreendendo. Após cada explicação, incentive os alunos a fazerem perguntas e esclarecerem dúvidas. Finalize permitindo que cada aluno pense em um tópico para escrever uma redação, no futuro, baseado na obra estudada.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não existam alunos com condições específicas nesta turma, certifique-se de usar uma linguagem clara e pausada durante a aula expositiva. Use recursos visuais para facilitar a compreensão, especialmente durante a explicação sobre redações. Se possível, forneça materiais de apoio impressos ou em formatos acessíveis digitalmente como audiobooks ou PDFs com leitura facilitada. Mantenha um ambiente acolhedor durante o debate, assegurando-se de que todos tenham oportunidade igual de participar, e encoraje expressões respeitosas de diferentes opiniões. Considere adaptar o espaço para facilitar a circulação se houver tarefas práticas sobre leitura, permitindo a acomodação adequada de todos os alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade visa garantir que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem de forma completa e eficaz. O processo avaliativo será realizado através de métodos diversificados que incluem feedback formativo baseado nas reflexões do diário de leitura, avaliação qualitativa das contribuições durante os debates e um componente somativo ao avaliar uma redação final. O feedback contínuo será fornecido aos alunos para refinar suas habilidades críticas e argumentativas. A metodologia formativa envolve a análise do diário de leitura para entender a profundidade de compreensão do aluno. Durante os debates, será avaliada a capacidade de articulação oral e a habilidade de relacionar temas literários a contextos contemporâneos. Finalmente, a redação será avaliada por critérios como clareza, coesão, coerência e capacidade argumentativa.

  • Feedback formativo baseado em diários de leitura.
  • Avaliação qualitativa das contribuições e participação nos debates.
  • Avaliação escrita das redações finais com base em critérios específicos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados na atividade são diversificados, tendo como foco principal enriquecer a experiência de aprendizagem e apoiar o desenvolvimento de competências na interpretação e produção de texto. Para fortalecer a leitura e análise crítica, os alunos poderão utilizar obras literárias tanto em formato físico quanto digital, propiciando acessibilidade a todos. Recursos audiovisuais também podem ser incorporados, como vídeos e documentários relacionados às temáticas dos livros escolhidos, ampliando a perspectiva e permitindo melhor compreensão dos contextos abordados. O uso de um projetor e quadro branco facilitará a apresentação de conceitos durante a aula expositiva. Ademais, softwares de processadores de texto são recomendados para a produção e revisão das redações.

  • Obras literárias em formatos diversos (físico e digital).
  • Recursos audiovisuais complementares.
  • Projetor e quadro branco para apresentações.
  • Softwares de edição de texto para produção de redações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho do professor é muitas vezes sobrecarregado e cercado de exigências complexas. No entanto, a inclusão e acessibilidade são fundamentais para garantir o sucesso de todos os alunos, e podem ser promovidas com estratégias práticas e de baixo custo. Na atividade planejada, não há alunos com condições específicas, mas ainda assim, é primordial garantir que todos tenham acesso igualitário aos materiais educacionais e que o espaço acolha a diversidade de aprendizados. Recomenda-se o uso de materiais em diversos formatos, como versões digitais e impressas de textos, para atender estilos variados de aprendizagem. A aplicação de tecnologia assistiva simples, como leitores de tela ou legendas em vídeos, pode ampliar ainda mais a acessibilidade. Além disso, incentivar um ambiente de debate respeitoso e inclusivo promoverá a participação de todos e fortalecerá a empatia e respeito às diferenças entre os alunos.

  • Uso de materiais didáticos em formatos diversos.
  • Tecnologia assistiva para complementar a experiência de aprendizado.
  • Promoção de um ambiente de debate inclusivo e respeitoso.

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